Millet é uma planta da família de Cereais ou Bluegrass. Na Rússia, 8 espécies desta planta crescem, das quais as mais comuns são o milho comum (semeadura) e o capitito (com cerdas). Ele tolera o calor e é adequado para cultivo em solo seco. Na agricultura, o milho comum é cultivado, a partir do qual o milho é obtido. Como essa planta é termofílica, a semeia no final da primavera e começa a colhê-la a partir do meio do verão.
Quando o milho é colhido
A colheita de milheto começa quando as panículas estão 3/4 maduras ou os grãos na parte do meio atingem a maturidade cerosa. O teor de umidade do grão varia com o grau de maturidade da cera: no início, seu índice é de 40 a 36%, no meio, 35 a 25%, no final, de 24 a 21%. Quando as panículas começam a amadurecer completamente, o teor de umidade das sementes é de 20 a 18%, e para as plantas maduras e prontas para a colheita, 17%. Se você o mantiver em pé, sob um vento forte, os grãos podem desmoronar, portanto a limpeza deve ser feita em tempo hábil.
Você sabe O milho começou a ser cultivado na China no III milênio aC. Foi a principal colheita de grãos deste país, até que o arroz tomou seu lugar.
O local da semeadura afeta a taxa de maturação dos grãos. O milheto que cresce em uma planície amadurece mais do que o que cresce em uma colina.
A semeadura é realizada em maio, quando o solo está suficientemente quente. Colheita de meados de julho até a segunda quinzena de agosto, dependendo do grau de maturação das variedades de sementes e plantas. Devido ao fato de o grão amadurecer gradualmente, o milheto é removido de várias maneiras.
Métodos de colheita
Ao colher, é muito importante que o menor número possível de grãos caia no chão. Existem dois métodos para a colheita de milho:
- combinação direta;
- separar.
Que como é melhor colher depende do grau de amadurecimento da colheita, das condições climáticas e das condições das culturas. O método principal é a combinação direta, mas um método separado de colheita tem algumas vantagens, pois leva a menores perdas de colheita.
Combinação direta como método principal
Com esse método, a colheita é iniciada quando a semente está 80 a 90% madura e seu teor de umidade é de 14 a 18%. A dificuldade da colheita por combinação direta é que, para isso, é necessário que o grão esteja totalmente maduro. No entanto, o amadurecimento da cultura ocorre com uma grande lacuna devido à semeadura (brotos subdesenvolvidos que se formaram depois do restante como resultado de perfilhamento prolongado ou abundante) e quando as plantas são alojadas. Nesse sentido, é difícil determinar o momento da colheita por esse método.
Além disso, como não é possível remover todos os campos ao mesmo tempo, parte da colheita substitui, o que leva a perdas devido ao derramamento de grãos.
Método separado
A peculiaridade desse método é que a colheita ocorre em duas etapas. Inicialmente, a planta é cortada quando os grãos estão no estágio de maturação da cera, seu teor de umidade não é superior a 28% e eles não se desfazem. O milho é cortado em rolos e deixado para amadurecer por 4-6 dias, dependendo da região e das condições climáticas. O método separado torna possível iniciar a colheita mais cedo, sem esperar que as sementes amadureçam completamente no caule, e pode reduzir as perdas por derramamento de milho maduro demais.
Importante! O método separado é dividido em uma limpeza separada típica (os rolos são debulhados após 3-4 dias) e bifásicos (a debulha ocorre no dia do corte).
Apesar das vantagens deste método em relação à combinação direta, seu uso nem sempre é aconselhável. Tudo depende da qualidade do plantio direto e da semeadura. Se, como resultado do processamento deficiente no campo, houver muitos buracos, sulcos de desmembramento e despejo, um método separado nesse caso poderá levar a perdas significativas na colheita. Isso se deve ao fato de a roda de recolhimento bater nos sulcos e passar sobre os rolos em um estado inclinado, sem capturá-los completamente. Ao abaixar a pick-up, ela agarrará o chão com os rolos.
Além disso, devido ao solo irregular, a qualidade das operações de limpeza na colheitadeira será pior e a incapacidade de instalar o aparelho de corte em um corte baixo levará a um aumento na perda de grãos durante a colheita.
Processo de limpeza
Todo o processo de colheita do milho ocorre em três etapas: cortar, debulhar, secar. Em cada estágio, uma certa quantidade de trabalho é executada. Cortar e debulhar são feitos por colheitadeiras. A última etapa é a secagem, após a qual o grão é enviado para armazenamento. A qualidade do produto acabado depende de quão bem o processo de limpeza é realizado.
Roçada
Quando a planta atinge a maturidade, é cortada por colheitadeiras, escolhendo o método mais adequado para este campo. Se a roçada for realizada por combinação direta, a separação do pedúnculo em grãos e palha (debulha) ocorre imediatamente. Em uma colheita típica típica, a haste é cortada primeiro e debulhada em poucos dias.. Um corte durante o corte é realizado a uma altura de 15 a 17 cm. A espessura do rolo não deve ser superior a 25 cm, para que seja conveniente coletá-lo com uma colheitadeira.
O melhor momento para a colheita é de manhã ou à noite, neste momento o grão se desfaz menos. O corte durante a limpeza em duas fases é realizado por dispositivos equipados com levantadores de haste e ajustados para limpeza em condições difíceis. Quando o caule da planta é reto, é fácil cortar a grama; Milho melhor deve ser cortado transversalmente ou em ângulo com a direção da cama.
Debulha
Se na combinação direta, a debulha for feita simultaneamente com a sega e, em seguida, com um método separado, esta operação será realizada algum tempo após a haste ser cortada. O processo de debulha consiste em separar as sementes da planta do caule. A debulhadora é debulhada com combinações usando um dispositivo especial chamado ceifador. A qualidade da trilha depende do teor de umidade dos grãos e da limpeza do campo: não deve haver ervas daninhas.
Secagem
Esta é a etapa final do processo de colheita. O objetivo da secagem é reduzir a quantidade de umidade nas sementes para um indicador no qual elas possam ser armazenadas por um longo período de tempo. O grau de umidade depende de quanto grão será armazenado: se não mais de 6 meses, sua umidade deve ser de 14% e, se durar um ano, então 13%.
Existem três métodos principais de secagem:
- convectivo;
- condutor;
- recirculação.
Você sabe Uma das atrações da montanha no Nepal é a bebida alcoólica de Tonga, feita a partir de milho cozido fermentado.
O mais comum é o método convectivo., que é usado em quase todas as máquinas estacionárias de secagem de grãos. Sua essência está no aquecimento de grãos com ar quente e baixa umidade. Assim, o milho seco pode ser armazenado por um longo tempo, enquanto seu sabor e apresentação não mudam.
Regras de armazenamento de milho
O milho debulhado e seco é armazenado em celeiros, após a desinsecção preliminar com um método úmido, em aerossol ou gás. Antes de colocar no armazenamento, o grão seco e limpo é resfriado a +12 ... + 15 ° C. Guarde o milho a granel ou em sacos. Nos silos do elevador, a espessura do aterro de grãos não deve ser superior a 15 me nas instalações de armazenamento de grãos do tipo piso - 2,5 m. Os sacos com milheto são empilhados em pilhas de até 15 m de altura.
Durante o armazenamento, o grão é monitorado constantemente, verificando a temperatura no aterro, a umidade, a presença de insetos e carrapatos. Com armazenamento confiável, a temperatura no aterro não deve exceder + 10 ° C. Se a temperatura do milheto aumentar, ele será resfriado por ventilação ativa.
Importante! Os microrganismos se desenvolvem ativamente em grãos com um teor de umidade acima de 12%; portanto, a temperatura no aterro deve ser controlada e seu aumento não permitido.
Assim, como o milheto nas panículas amadurece gradualmente, é mais aconselhável colher a colheita por um método separado. Sua vantagem é que o grão já amadurece nos rolos e se desfaz menos. A combinação direta é melhor usada quando as condições climáticas permitem que você espere até as sementes amadurecerem completamente ou o campo antes da semeadura ser pouco cultivada. Um método selecionado corretamente torna possível a colheita sem perdas desnecessárias, e os grãos bem debulhados e secos são armazenados muito melhor.