Os moradores de Kropyvnytsky estão sufocados há vários dias pelo fedor que fica nas ruas e até nas casas. Pensa-se que o odor tenha surgido devido aos agricultores introduzirem excrementos de frango nos campos.
Atualmente, especialistas do laboratório estão investigando como é seguro respirar o ar de Kropyvnytskyi atualmente.
A cidade parecia ter morrido: os playgrounds estão vazios, as pessoas saem de casa apenas como último recurso. Os asmáticos são especialmente afetados, tossem e sufocam de mau cheiro. Segundo uma moradora local, Maria Baranova, todos os dias a saúde está piorando.
As autoridades da cidade passaram vários dias procurando uma fonte de mau cheiro. Agora eles assumem que há quatro dias as pessoas da cidade estão sufocando devido à introdução de fezes de frango pelos agricultores nos campos.
Os próprios agricultores não vêem nada de criminoso em suas ações. Eles dizem que recebem fezes de fazendas de aves a um preço de 50 UAH. por tonelada e coloque-os no chão em vez de produtos químicos perigosos. Segundo os agricultores, essas ações protegem os chernozems ucranianos e preservam sua fertilidade.
A inspeção ambiental confirma que esses fertilizantes não prejudicam a natureza, mas a ajudam. Mas a segurança desse ar só pode ser discutida após os resultados de testes de laboratório.
No momento em que os moradores da cidade aguardam os resultados dos estudos de amostragem de ar, as autoridades locais estão aconselhando os agricultores a escolher dias para a introdução de excrementos de frango quando a direção do vento muda e isso não traz “incenso” para a cidade.