Giroscópio azul - um fungo de contusão exclusivo, conhecido por sua propriedade de ficar azul com influência mecânica sobre ele. É considerada uma espécie rara, quase ameaçada, mas isso não impede que os catadores continuem a coletá-lo e cozinhá-lo.
Descrição do cogumelo
O giroporus possui várias características que o distinguem de outros representantes da família giropora.
Isso se aplica principalmente a características morfológicas:
- quando pressionado na superfície, é capaz de ficar azul e ficar coberto de manchas grandes;
- dentro das pernas elásticas e densas, os poros aparecem com o tempo;
- as partes inferior e superior têm o mesmo tom;
- os esporos são extremamente pequenos e amarelos;
- estrutura frágil.
Importante! A escavação do fungo junto com o sistema radicular leva à morte de uma grande parte do micélio. A coleta incorreta de uma contusão levou ao fato de ela já ter sido registrada no Livro Vermelho.
Como é isso?
A cor do gyropoorus é esbranquiçada ou marrom-amarela. Ao comparar sua foto sem manchas azuis com as fotos do cogumelo porcini, as diferenças podem não ser perceptíveis à primeira vista. O tamanho do chapéu atinge 15 cm de diâmetro, é seco, áspero, fosco e coberto com uma fina bola de pêlos.
A planta é do tipo tubular de himenóforo. Em 1 cm², a superfície contém 10-30 poros redondos. A perna pode atingir 12 cm de comprimento e 3 cm de espessura, no meio apresenta um espessamento.
Onde está crescendo
Os hematomas não crescem em grupos, mas individualmente. Você pode encontrá-los principalmente nos solos úmidos e quentes das florestas de coníferas e florestas de carvalhos. O período de maturação começa em julho e termina em outubro. Um hematoma raramente cresce nas latitudes do sul.
Comestível ou não
Este representante de cogumelos é comestível.: é seco, salgado, em conserva e enlatado. O produto fresco também é usado para fazer sopas e ensopados.
Você sabe Nos fungos da família giropora, existe o antibiótico boletol, que provoca intenso azulamento. A substância também está presente na composição dos carvalhos..
Variedades e duplas
É bastante difícil confundir um hematoma com representantes venenosos, já que é característico dele mudar a cor durante cortes ou inchaços. Externamente, assemelha-se a um giroscópio de castanha, mas o último não fica azul com ação mecânica.
Crescendo
O cultivo de uma contusão não é muito diferente do cultivo de outros fungos micorrízicos. Principais condições: calor, sombra e umidade. Escolha uma área isolada, pois os esporos de cogumelos se espalham muito rapidamente e ocupam um espaço grande.
Você sabe O substrato para cultivo pode ser retirado próximo ao local onde o hematoma cresce no ambiente natural ou você pode comprar uma mistura estéril de serragem e aparas de madeira.
Entre as regras de desembarque, destacam-se:
- Misture o pó com o micélio com as folhas e galhos de carvalho ou castanha.
- Escolha um lugar sob um carvalho ou castanheiro e solte o solo. Faça alguns furos com 10 a 15 cm de profundidade.
- Nos recuos, coloque o micélio e cubra-o com solo húmido.
- Regue a planta com uma intensidade de 10 l / m².
- Polvilhe uma pequena quantidade de terra na trama.
- Irrigue as culturas de cogumelos regularmente no período seco todos os dias.
Benefícios do cogumelo
Cogumelos são muito úteis como pratos diários e magros.. Eles contêm proteínas vegetais, envolvidas na estrutura e no desenvolvimento das células do corpo. Devido à má digestão de uma proteína, recomenda-se moer o produto com cogumelos até um estado de purê, o que aumenta a digestibilidade em até 88%.
Além disso, essas plantas são ricas em vitaminas valiosas (grupos B e C) e minerais (fósforo, ferro, potássio, sódio, cálcio).
Aplicação de Culinária
Para a preparação adequada dos produtos de cogumelos, você precisa cozinhá-los por pelo menos 1 hora. Depois a água é trocada e o giroscópio é fervido por mais 15 minutos. Os hematomas são usados como base para muitos pratos: além disso, você pode cozinhar uma sopa ou guisado rico. Com frango giropiro, cebola, alho, creme de leite e creme azedo combinam bem.
Uso médico
A medicina tradicional e tradicional usa este produto no tratamento de doenças fúngicas e bacterianas, distúrbios dos sistemas linfático e endócrino, pleurisia, tuberculose e asma brônquica.
Importante! Você pode armazenar cogumelos frescos por dois dias. Para prolongar sua vida útil, eles podem ser secos ou congelados.
Perigo de cogumelo
Se uma pessoa violar o funcionamento do trato gastrointestinal, fígado ou pâncreas, não use produtos com cogumelos.
O hematoma é amplamente utilizado na culinária e na medicina. É difícil confundi-lo com representantes venenosos devido à capacidade de ficar azul sob estresse mecânico. Uma descoberta rara na floresta será uma decoração apimentada da sua mesa, complementando os pratos acabados com um agradável aroma de cogumelos.