Este ano, o governo da República do Cazaquistão decidiu aumentar a área de terras agrícolas ocupadas pelo cultivo de linho.
Essas informações foram compartilhadas por representantes do comitê de estatística do Ministério da Economia Nacional do Cazaquistão. Além disso, o departamento foi rápido em acrescentar que o indicador atual da área de campos de linho no país excede um milhão e duzentos mil hectares.
Para maior clareza, note-se que um ano antes, os agrários cazaques semearam dezessete por cento menos campos de linho do que no atual 2019.
Não será supérfluo notar que em 2017 a área total de terras em que os agricultores cazaques cultivavam linho era metade da dos produtores de linho do país atualmente.
Tudo isso indica eloquentemente que a colheita bruta de linhaça na atual temporada pode ultrapassar a marca de um milhão de toneladas. Os especialistas têm certeza de que esse indicador pode ser alcançado, desde que as taxas médias existentes de produtividade e produtividade sejam mantidas.
Analistas do complexo agroindustrial do Cazaquistão acrescentam que hoje a área total de territórios em que o óleo de linho é cultivado no país é igual a um milhão e cem mil hectares.