Existem muitas variedades de peras, no entanto, ao escolhê-las para plantar em sua parcela, o jardineiro está interessado principalmente na combinação ideal de características como sabor, produtividade e despretensiosidade da árvore. Em outras palavras, a pêra ideal pode ser chamada de que não requer muita atenção e, ao mesmo tempo, produz regularmente um grande número de deliciosas frutas. Nesta revisão, falaremos sobre uma cultivar bastante nova da Silva, que é bastante difícil de encontrar por todos os critérios mencionados acima.
Descrição da classe botânica
Silva foi criado na República da Adygea. Para criadores da estação experimental Maikop do Instituto de Pesquisa da Rússia para Produção Vegetal, em homenagem a N.I. Vavilov conseguiu um híbrido interessante cruzando entre si duas variedades de peras:
Até o momento, Silva não está incluído no Registro Estadual de realizações de seleção permitidas para uso e continua a ser testado, portanto, não há informações oficiais sobre as regiões de seu zoneamento.
No entanto, guiado pelas avaliações de jardineiros com experiência prática na exploração do novo produto, deve-se notar que a dureza do inverno de Silva não é alta o suficiente para o cultivo nas regiões ao norte de Adygea, incluindo a parte intermediária da parte européia da Rússia, mas a variedade é ótima para Kuban e outras regiões. Distrito Federal do Sul da Federação Russa, Cáucaso, Crimeia e todo o território da Ucrânia.
Morfologia do sistema de árvores e raízes
Uma característica distintiva de Silva é o tamanho pequeno da árvore: não excede 3 m de altura e menos ainda em um estoque de anões. A taxa de crescimento da variedade também é baixa.
A forma da coroa é oval, compacta (sem se espalhar), o espessamento e a folhagem são bastante altos. Folhas estreitas, em longos caules. Os rins são em forma de cone, fortemente desviados da parte aérea.
Descrição da fruta
A principal vantagem de Silva são seus frutos. Antes de tudo, é necessário observar seu tamanho: essas peras não são apenas grandes, mas literalmente gigantescas.
Você sabe A maior pera do Guinness Book of Records pesava 1.405 gramas e foi cultivada há 40 anos em Gales do Sul (Reino Unido). Uma fruta que amadureceu no jardim de um agricultor de Ingushetia Abas Matiev em 2013 pode ser considerada um recorde russo.O peso deste gigante era de 1007 gramas.
Com um peso mínimo de 200 g e um peso médio de 350-400 g, as amostras individuais podem atingir 800 g, o que é significativamente superior a outras variedades consideradas frutadas de grande porte.Quanto às demais características dos frutos de Silva, elas podem ser descritas da seguinte forma:
Formulário | Largo, "garrafa", com tuberosidade pronunciada |
Cor | Amarelo-esverdeado no estágio de maturação técnica, bronze com ferrugem fraca - após maturidade completa. Às vezes, há um blush rosa borrado no lado de frente para o sol |
Celulose | Ausência de branco ou rosa claro, denso, muito suculento, com oleosidade média, granulação e fragmentos sólidos |
Gosto | Doce, com a presença de uma nota almiscarada, quando arrancada, a carne não estala, mas derrete na boca |
Perfume | Frutado pronunciado |
Classificação de degustação | 5 (pontuação mais alta) |
Prós e contras da variedade
- Entre as vantagens pelas quais Silva se apaixonou por agricultores profissionais e residentes comuns de verão, vale ressaltar:
- características de sabor incrivelmente altas;
- frutado grande;
- compacidade e fraqueza de uma árvore;
- alto rendimento estável e estágios iniciais de frutificação;
- boa transportabilidade de frutas;
- despretensão;
- resistência ao inverno (ajustada para a região de crescimento);
- boa resistência a várias infecções fúngicas, em particular a crostas.
Importante! Os jardineiros observam que apenas Delbarya Rx-12/47, também conhecido como Snezka, pode competir com Silva nas características de sabor, no entanto, a dureza do inverno e a resistência a doenças dessa variedade ainda não foram estudadas. Quanto à despretensão e maturidade precoce, nessas qualidades, Silva perde apenas para a variedade Striyskaya.
- As desvantagens de Silva são:
- aparência não muito atraente do fruto, em particular sua tuberosidade pronunciada;
- resistência do inverno insuficiente para cultivo na faixa do meio e nas regiões mais frias da Federação Russa;
- prazo de validade curto;
- pouca resistência à mancha marrom, que Silva herdou da forma parental - Triumph de Vienne;
- raridade - pode ser bastante difícil encontrar uma muda.
Imunidade à variedade de doenças
A resistência de Silva às principais doenças das peras não é absoluta, mas é caracterizada como muito boa, acima da média. A árvore raramente afeta a crosta, mas a variedade é muito mais suscetível a manchas marrons.
Polinizadores
Silva é uma variedade caracterizada por polinização cruzada. Isso significa que, para dar frutos, é necessário que não muito longe da árvore (num raio de não mais de 50 m) cresçam outras peras que florescem e dão frutos ao mesmo tempo - as chamadas variedades polinizadoras.
Para Silva, esse papel pode desempenhar variedades como:
- Sonata
- Em memória de Yakovlev;
- Yakovleva de outono;
- Bere Bosk.
Importante! A capacidade das árvores de polinizar uma à outra nem sempre é mútua, ou seja, se uma variedade é um bom polinizador para outra, isso não significa que essa regra funcione na direção oposta.
Silva é um excelente polinizador para peras como a favorita de Klappa, Williams e Sonata; portanto, apenas a última variedade pode ser considerada interpolinada com Silva.
A floração de Silva é geralmente observada no início de maio. Os frutos amadurecem na segunda quinzena de setembro, o que nos permite classificar a variedade como meados do outono.Na fase de frutificação, a muda entra muito rapidamente, no entanto, o momento específico depende do estoque. Assim, Silva, enxertado em marmelo, dá a primeira colheita já 2 anos após o plantio, mas mesmo quando usa outra árvore como estoque, Silva começa a dar frutos o mais tardar no terceiro ano de vida.
Regras de desembarque
Apesar de a pera ser uma árvore frutífera muito popular no Hemisfério Norte, seu cultivo tem algumas características, cuja ignorância pode custar ao jardineiro inexperiente a perda de rendimento e, às vezes, a própria árvore. Essa ciência começa, é claro, com o plantio.
Como escolher e preparar uma muda para o plantio
Os jardineiros afirmam que as mudas de Silva têm sinais tão pronunciados de afiliação varietal que podem ser distinguidas mesmo pela aparência: na primavera, o ângulo de desvio dos brotos em relação ao galho (deve ser significativo, quase reto) pode servir como uma dica, no outono - o formato característico das folhas, estreitado , em um pecíolo muito longo.
No entanto, na realidade, não se deve guiar por critérios como a única prova de que a muda é Silva; no entanto, talvez, não valha a pena.
Importante! Para comprar mudas é necessário apenas em viveiros especializados, e você precisa procurar o produto certo com antecedência e concordar imediatamente com uma compra futura, pois a quantidade de material de plantio de qualidade ainda é muito limitada.
Como se trata de uma pera com características de sabor muito altas, embora ainda não seja muito comum, é muito fácil cometer um erro ou tornar-se vítima de golpistas.Outra regra importante em relação à compra é que você deve evitar comprar árvores em locais geograficamente distantes do local de plantio futuro.
A mudança das condições climáticas, mesmo que ambas as zonas estejam na mesma latitude, reduz bastante a taxa de sobrevivência de uma muda, e uma pera sobrevive muito pior do que muitas outras árvores frutíferas.
Silva precisa ser plantado com 1-2 anos de idade. Essa árvore tem uma altura de 100 a 120 cm, a espessura na área de enxerto é de aproximadamente 12 mm. Uma muda anual não tem galhos laterais; uma muda de dois anos de idade não deve ter mais que 2, com um comprimento médio de 30 cm.
Ao escolher uma árvore, é importante garantir que ela não sofra danos, a casca deve ser absolutamente monofônica, os galhos permanecem elásticos e as raízes brilhantes e frescas.O número de processos radiculares principais é de pelo menos três, sua direção é versátil, a estrutura é uniforme (espessamentos são um sinal de doença).Outro ponto associado à seleção de uma muda de qualidade são as folhas.
Sua própria presença, e ainda mais em grandes quantidades, é indesejável, uma vez que uma placa de folhas evapora a maior parte da umidade que enfraquece a viabilidade de uma árvore extraída do solo, para que produtores conscientes removam as folhas de suas mudas antes de vender, deixando apenas 1-2 peças que podem ser identificadas espécies de árvores.
Você sabe Os curandeiros e fitoterapeutas de Plovdiv (a mais antiga cidade européia localizada no território da Bulgária moderna) acreditavam que uma pêra podia assustar uma cobra; portanto, quando iam buscar plantas medicinais, sempre levavam um ramo de pêra ou esfregavam suco de folhas de pêra na pele.
Como as peras são difíceis de perceber o transplante, é necessário plantar as mudas adquiridas o mais rápido possível. A preparação pré-plantio inclui a imersão das raízes em um orador preparado a partir de uma mistura de 1 parte de esterco e 2 partes de argila, isso melhorará a sobrevivência das raízes.Além disso, logo antes do pouso, os furos principais e os galhos laterais devem ser encurtados em 1/3.
Alguns jardineiros podam raízes de pera antes de plantar, acreditando que dessa maneira estimulam o rápido desenvolvimento do sistema radicular. Isso é realmente um erro. Uma muda percebe um procedimento semelhante ao estresse adicional que impede sua adaptação.
Escolhendo o melhor local para pousar e preparar furos
A pêra faz vários requisitos fundamentais para o local de plantio:
- Iluminação. Você precisa encontrar um local no local em que a árvore fique sob luz solar direta por pelo menos 6 horas por dia.
- Proteção contra o vento. Para uma árvore adulta, isso não é tão importante, mas até que as mudas sejam fortalecidas, os ventos, principalmente os do norte, podem danificá-la.
- Águas subterrâneas baixas (profundidade mínima - 2–2,5 m) e ausência de alagamento do solo. O sistema radicular da pêra fica bem próximo da superfície da terra e, se houver muita água no solo, as raízes da árvore começam a apodrecer.
Importante! As peras cultivadas à sombra proporcionam uma colheita mais ácida, além disso, o tamanho e o número total de frutas também são reduzidos.
Quanto ao solo, aqui a exatidão da árvore não é tão alta. As peras crescem melhor em arenito e chernozem; o barro é uma boa opção.
O arenito é permitido, mas a alumina Silva não é adequada; portanto, se o solo for pesado e argiloso, a situação precisará ser corrigida cavando um poço mais volumoso com uma substituição completa de toda a terra extraída.A acidez ideal está na faixa de 5,6 a 6,0 (uma reação neutra é preferida, uma reação levemente ácida é permitida, uma pera alcalina não é adequada).
A fase preparatória do desembarque de Silva, cavando um buraco termina. Suas dimensões padrão são 70 cm de profundidade e 70-80 cm de diâmetro. A única condição é que você precise fazer isso com antecedência, com pelo menos 2 semanas de antecedência, para que a microflora do solo possa se acumular na parte inferior.
Padrão de aterrissagem
Antes de prosseguir diretamente para o plantio, é necessário fazer uma mistura nutritiva do solo para a árvore. Como base para isso, você pode pegar a terra que foi escavada cavando um buraco, mas não todos, mas apenas sua camada superior, pois apenas ela é fértil.
Para enriquecê-lo e elevar o volume total do substrato à quantidade necessária, é necessário adicionar ao solo:
- estrume, composto ou húmus (idealmente cavalo) - 20-30 litros;
- húmus - 1 l;
- nitrato de amônio - 80 g;
- farinha de fosforito ou superfosfato - 1 kg ou 1,5 kg, respectivamente;
- cinzas de madeira ou sulfato de potássio - 800 g ou 150 g, respectivamente.
Importante! Uma pêra não pode ser enterrada no chão. As mudas devem ser instaladas de forma que, após cavar na cova, seu colo da raiz (não confunda com o local da enxertia) se eleva acima do solo em nada menos que 5 cm e não mais que 7 cm.
Tendo calculado a quantidade necessária de terra preparada que precisa ser colocada no fundo do poço, você pode começar a pousar.Primeiro, você deve construir uma colina de baixo para baixo e instalar uma muda sobre ela, espalhando cuidadosamente as raízes. É aconselhável garantir que o local da vacinação "olhe" para o sul.
O buraco deve ser enterrado gradualmente, puxando periodicamente a árvore para cima e ao mesmo tempo socando o chão para impedir a formação de câmaras de ar no solo.
Depois que o poço estiver cheio, as mudas devem ser regadas com água morna em abundância e depois cobrir a superfície com turfa ou serragem.
Para que a árvore tenha raízes melhores, no próximo ano é necessário remover a maior parte das flores. (você pode deixar no máximo 20%, mas mesmo com eles, em caso de frutificação, eles devem ser imediatamente cortados).
No segundo ano, a árvore pode florescer e dar frutos, mas metade delas é removida quando se tornam do tamanho de uma cereja.
Esse racionamento não apenas aumenta o tamanho e o teor de açúcar dos frutos restantes, mas também possibilita que as mudas sobrevivam ao inverno, porque a frutificação retira a maior parte da energia e dos nutrientes da árvore, cerca de 15 vezes mais do que o crescimento de brotos e folhas. Guiado por essa consideração, é necessário remover parte das peras da árvore nos anos subsequentes, até que fique mais forte.
Características dos cuidados sazonais
Os cuidados sazonais com peras incluem rega, cobertura, poda e tratamento preventivo. Cada um desses tipos de trabalho tem seus próprios prazos e regras.
Rega
A principal regra para regar as árvores frutíferas é que esses procedimentos devem ser raros, mas abundantes.Uma periodicidade clara não pode ser estabelecida aqui, tudo depende das condições climáticas e meteorológicas.
No entanto, deve-se lembrar que:
- a pêra não tolera excesso de umidade no solo;
- com a rega insuficiente, você pode perder uma parte significativa da safra, e não apenas na atual, mas também no próximo ano.
Importante! Uma necessidade crítica de umidade para Silva ocorre em julho e agosto, quando a formação intensiva de frutos e a brotação dos brotos ocorrem na próxima primavera. Mas a partir da segunda quinzena de agosto e até a colheita ser colhida, a rega deve ser interrompida, caso contrário, as peras ficam menos doces e são mais mal armazenadas.
Para regar, você sempre precisa usar água levemente aquecida ao sol, e o procedimento em si deve ser realizado à noite ou pela manhã.
Regras para aparar e formar coroas
A poda é uma técnica agrícola muito importante na jardinagem. Permite não apenas prolongar a vida útil da árvore, mas também aumentar significativamente sua produção e até melhorar o sabor dos frutos, sua quantidade e tamanho. Uma árvore devidamente aparada está menos doente e, além disso, é muito mais fácil de processar.
Após a primeira poda, realizada no momento do plantio, uma coroa deve ser formada ao longo de vários anos. Para isso, o método de camada rarefeita é geralmente usado, assumindo a presença no tronco de “cintos” de 2 a 3 galhos direcionados em direções opostas, com uma distância entre os níveis de 50 a 70 cm.Paralelamente, é realizada a poda sanitária, que consiste na remoção de galhos duplicados, cruzados, danificados e secos, bem como em nós direcionados verticalmente.
As peras não toleram a poda de outono, por isso é melhor realizar o procedimento na primavera, até que os botões se abram, escolhendo um dia seco e ensolarado.
Ao cortar peras, você deve ser guiado pelas seguintes regras:
- A radicalidade das peras de poda, em comparação com a macieira, deve ser maior.
- A remoção de galhos deve ser feita “sob a raiz” sem deixar tocos.
- Os galhos frutíferos de uma árvore adulta, incapazes de suportar o peso de frutos grandes e, por causa disso, cair no chão durante o frutificação, é melhor removê-lo, estimulando um pouco mais a formação de brotos jovens.
- A pêra é muito sensível ao sombreamento da coroa; portanto, com o tempo, ela precisa ser afinada. Isso não apenas aumentará a produtividade, mas também a resistência da árvore a doenças e pragas.
- Mesmo com a poda antienvelhecimento intensiva, o peso total dos galhos não pode ser reduzido em mais de 25%; caso contrário, a pera se recuperará por um período muito longo após esse procedimento.
Fertilizantes e taxas de aplicação
Cobrir a pêra, bem como regá-la, deve ser feita corretamente e dosada. Na primavera, fertilizantes nitrogenados são sempre aplicados, no outono - fosfato e potássio. Produtos orgânicos (adubo, adubo, húmus) são trazidos a qualquer momento do ano, mas é melhor fazer isso na primavera ou no outono, ao mesmo tempo que cavar a terra ao redor da pêra.A frequência de tal cobertura pode ser de 2 a 3 anos, dependendo da condição da árvore e da qualidade inicial do solo (em chernozem, a frequência de fertilização pode ser reduzida, mas em solo arenoso, pelo contrário, aumentado).
A dosagem na aplicação de fertilizantes é calculada a partir da área do sistema radicular e, por sua vez, é determinada não apenas pela idade da pera, mas também pelo material em que é enxertada.
Importante! O sistema radicular de Silva, enxertado em um estoque de anões (geralmente marmelo), mede 12 a 15 m em uma árvore adulta², enquanto um estoque de forte crescimento pode aumentar essa área para 20 a 25 m².
As taxas de consumo de fertilizantes minerais por 1 m² do sistema radicular são apresentadas na tabela:
Tipo de fertilizante | Dosagem, g |
Nitroammofoska | 70–80 |
Ammophos | 70–80 |
Cinzas de madeira | 700 |
Cloreto de potássio | 15–20 |
Sulfato de potássio | 20–25 |
Farinha de fosforito | 30–40 |
Superfosfato | 40–60 |
Uréia (uréia) | 10–20 |
Nitrato de amônio | 15–20 |
Preparações de inverno
A robustez do inverno de Silva permite que a árvore aguente geadas sem problemas de até -30ºC, o que é suficiente para Adygea quente e outras regiões do sul. No entanto, estamos falando de uma pêra adulta. É aconselhável isolar mudas jovens no final do outono.Para isso, o círculo próximo ao caule deve ser coberto com uma espessa camada de turfa, estrume ou serragem, e o próprio caule deve ser envolvido com material leve e “respiratório”. Para isso, você pode usar meias de serapilheira, fibra agrícola e até calças de nylon para mulheres.
Quando a neve cai, você pode formar um monte de neve alto ao redor da árvore, mas antes do início da primavera é melhor removê-la, pois a abundância de água derretida pode prejudicar o delicado sistema radicular das mudas.
Você sabe Para derrotar a "morte negra" (quando a praga irrompeu em diferentes partes da Europa, Ásia e África a cada 10-15 anos) na Idade Média, alguns povos realizavam rituais rituais de exílio, fazendo um sacrifício de praga que estava pendurado na pêra mais antiga.
Parte obrigatória do trabalho de inverno no jardim é também a remoção de todos os detritos de plantas do solo na área em que a árvore frutífera cresce, uma vez que as pragas e fungos especializados nesta cultura preferem o inverno nas proximidades, se escondendo nas folhas caídas, nas ervas daninhas secas e principalmente nos frutos não colhidos restantes.
Doenças e Pragas
Silva mostra boa resistência a crostas e outras infecções fúngicas, mas jardineiros experientes sabem que mesmo árvores muito fortes podem sofrer perdas significativas de doenças ou pragas se o tratamento preventivo oportuno do jardim não for realizado. Em particular, em uma pêra pode parasitar:
Doença | Pragas (insetos e carrapatos) |
podridão de frutas (moniliose) | besouro de pera |
crosta | traça de pêra |
fungo de fuligem | pêra bílis midge |
pentear | zumbido de pêra (pederneira) |
oídio | bicho da seda |
ferrugem | escala manchada de maçã |
secagem infecciosa do córtex (citosporose) | mosca da fruta |
secagem de galhos (tuberculose) | faia de frutas |
câncer preto | ácaro da vesícula |
câncer europeu | mosca de cereja |
manchas marrons (entomosporiose) | carrapato de frutas marrons |
mancha foliar (filosticose) | maçã verde e pulgões cinzentos |
É mais conveniente processar uma árvore na primavera, e isso precisa ser feito muito cedo, enquanto o fluxo ativo de seiva ainda não começou e se estende por várias etapas:
- Durante o primeiro tratamento a ênfase principal está na proteção contra doenças fúngicas, uma vez que os insetos ainda estão dormindo no momento e os esporos já estão se espalhando pelo ar. Como uma preparação adequada nesta fase, sulfato de cobre ou mistura de Bordeaux pode ser considerada.
- Segundo tratamento realizada na fase do "cone verde", t., no momento do início do inchaço renal. É importante não perder o momento, porque insetos, como besouros de maçã ou pera, acordam da hibernação muito cedo e logo começam a botar seus ovos. Quando isso acontece, os tratamentos perdem sua eficácia: a primeira geração de besouros nocivos logo morrerá de qualquer maneira, e os ovos e larvas que aparecem depois de um tempo se escondem em um botão de flor fechado, para que qualquer inseticida seja impotente contra eles. Até a imagem sair, a flor será completamente destruída. A uréia ou o nitrofeno têm um bom efeito inseticida, que também é fertilizante nitrogenado necessário para uma árvore na primavera.
- Terceiro tratamento realizada imediatamente antes da floração para destruir as pragas que acordam mais tarde. Às vezes, outra pulverização é realizada, imediatamente após a floração da árvore.
Colheita e armazenamento
Silva, como já foi dito, pertence às variedades do meio do outono, que caracterizam não apenas o tempo de amadurecimento da fruta, mas também sua qualidade de conservação.
Importante! Para armazenamento a longo prazo, apenas as chamadas variedades de pêra de inverno são adequadas, que amadurecem no meio do outono. Quase nenhuma variedade de verão é armazenada, elas devem ser consumidas ou processadas o mais tardar duas semanas após a colheita.
Autumn Silva está entre as duas variedades indicadas. Amadurecendo no final de setembro, seus frutos podem ser armazenados na geladeira ou na adega por 1-2 meses. A temperatura ideal para armazenamento é de + 2 ... + 5ºC.Além disso, se você coletar um pouco mais cedo, quando as peras ainda não atingiram a maturação biológica total, o período acima será próximo da marca máxima.
No entanto, antes de enviar essas frutas para um local fresco, elas devem ser mantidas por vários dias em temperatura ambiente, período em que atingirão a “prontidão” total e não terão qualidade inferior às que amadureceram na árvore.
Silva é uma variedade jovem e não muito conhecida de pêra, mas, apesar da falta de reconhecimento oficial, ele já conseguiu conquistar um grande número de fãs entre os jardineiros das regiões sul da Rússia e seus vizinhos imediatos.
Hoje, é difícil encontrar o sabor dos frutos da Silva iguais, e indicadores impressionantes de produtividade com tamanhos de árvores muito compactos tornam a variedade um achado real para os proprietários de pequenas casas de veraneio.