Na região de Poltava, a polícia cibernética ucraniana capturou uma quadrilha criminosa que conduzia vendas fictícias de equipamentos agrícolas, recebendo mensalmente até um milhão de hryvnias de agricultores crédulos, informou o serviço de imprensa da polícia cibernética.
Os fraudadores criaram muitas empresas de fachada e, através delas, realizaram "vendas" de equipamentos agrícolas na Internet.
O departamento de Kiev do Departamento de Polícia Cibernética e detetives de polícia da região de Poltava, sob a liderança processual do Ministério Público da região de Poltava, apreendeu uma quadrilha de criminosos composta por sete pessoas entre 28 e 44 anos. Os criminosos realizaram suas atividades ilegais por vários anos. Colocaram na rede anúncios de venda de máquinas agrícolas caras a preços muito baixos. Na maioria das vezes, suas vítimas eram agricultores que queriam economizar, mas acabaram perdendo todo o dinheiro.Para encobrir seus rastros, os golpistas usavam servidores proxy e anonimizadores localizados em diferentes países do mundo. Eles usaram serviços online para calcular lucros.Durante a busca, muitos equipamentos de informática, um número impressionante de meios de informação adicionais e rascunhos dos membros do grupo foram apreendidos dos criminosos. Todo o equipamento encontrado foi enviado para exame. Atualmente, está em andamento uma investigação pré-julgamento, tendo sido instaurado um processo criminal nos termos do artigo 190, parte 3 (fraude) do Código Penal da Ucrânia. A polícia está ocupada procurando pessoas afetadas pelas ações criminosas dos golpistas de Poltava.