Segundo as estimativas dos analistas agrícolas, em maio de 2019, a Federação Russa conseguiu exportar cerca de trezentas e vinte e nove mil toneladas de óleo de sementes de girassol para exportação.
Vale ressaltar que esse indicador excede o volume de remessas do mês anterior (abril de 2019) em 35%. Especialistas observam que o volume de maio é um recorde, quando comparado com todo o histórico de remessas da Federação Russa.
É importante acrescentar que em maio deste ano, o número de remessas de óleo de girassol para um país como o Irã aumentou significativamente. De fato, em abril, metade da produção foi embarcada para o mercado iraniano e, em um mês, o volume de remessas atingiu cerca de cento e seis mil toneladas, o que também pode ser considerado um recorde real entre remessas para um país.
Não será supérfluo notar que o volume de exportação de petróleo da Rússia para o Egito aumentou (mais de setenta por cento), onde foram vendidas cerca de cinquenta e oito mil toneladas de produtos em maio.
As demandas por óleo de girassol russo estão aumentando e, na Turquia, as entregas dobraram e totalizaram 55 mil toneladas de remessas em maio de 2019.
Deve-se enfatizar que, nos últimos nove meses, a Federação Russa enviou mais de um milhão e novecentas mil toneladas de óleo de girassol para o mercado externo. E isso é treze por cento a mais do que no mesmo período da temporada anterior.