A maior oferta de damascos nos mercados ucranianos é tradicionalmente observada em julho.
Este ano, o clima da primavera e do verão foi desfavorável para os damascos, mas os operadores do maior mercado atacadista do oeste da Ucrânia, Shuvar ORSP, durante três semanas de julho conseguiram realizar 80% do seu volume anual. Os especialistas do centro Info-Shuvar conversam sobre isso, referindo-se ao monitoramento.
Segundo especialistas da Info-Shuvar, desde os primeiros dias do verão deste ano, mais de 1,97 mil toneladas de damascos foram vendidos no mercado ORSP de Shuvar, que já é mais do que em toda a temporada do ano passado.
Assim, durante as três semanas do segundo mês do verão de 2019, os comerciantes do mercado conseguiram vender cerca de 1,5 mil toneladas de damascos. Em julho de 2018, 1,2 mil toneladas dessas frutas foram vendidas no mesmo mercado. Durante toda a temporada do ano passado, foram vendidos 1,90 mil toneladas de damascos.
“O site Shuvara está crescendo a cada ano, sua principal vantagem para os vendedores é a maior concentração de clientes em potencial na região oeste. Essa oportunidade é usada não apenas pelos produtores ucranianos; hoje, frutas da Moldávia e Sérvia também são oferecidas no site da уuvara.
Durante todo o ano, você pode encontrar damascos no terminal "Legumes e frutas" dos países da UE e de cantos mais distantes do mundo ", diz Tatyana Getman, chefe do departamento de análise do Shuvar ORSPP.
Segundo a Info-Shuvar, quase 8 mil vendedores e cerca de 120 mil compradores visitam o site da ORSP “Shuvar” todos os meses. Desde o início de 2019, foram vendidas quase 270 mil toneladas de produtos agrícolas através de instalações de infraestrutura do mercado, a participação de legumes e frutas frescas nesse volume ocupa 65%.