Na semana passada, os portos da Ucrânia exportaram 856 mil toneladas das principais culturas. Isso é 31% menor que na semana anterior, quando o volume de grãos embarcados foi de 1240 mil toneladas.
A semana do relatório foi marcada pela retomada das exportações de cevada. Seus embarques totalizaram 18 mil toneladas e, na campanha de 2019/20, a Ucrânia poderá vender 4 milhões de toneladas de cevada no exterior.
Nesta temporada, as exportações de cevada são projetadas em 3,9 milhões de toneladas, de acordo com o presidente da Associação Ucraniana de Grãos (UZA), Mykola Gorbachev.De acordo com suas previsões, a produção de cevada na nova temporada será de 7,5 milhões de toneladas.Em 2018, sua produção atingiu 7,395 milhões de toneladas e, em comparação com a campanha de 2017/18, no próximo ano a safra de cevada deverá ser 1,1 milhão de toneladas menor. As exportações dessa safra diminuirão 0,29 milhão de toneladas, resumiu Nikolay Gorbachev.
Foi relatado anteriormente que em 2018 a Ucrânia quebrou vários recordes históricos para a produção de grãos ao mesmo tempo. Segundo o Serviço Estadual de Estatística do país, a safra obtida no ano passado foi a maior em dez anos. Além disso, foi possível obter os maiores dados históricos sobre a produção bruta de girassol, milho, soja e beterraba sacarina.