Um estudo da empresa de pesquisa da indústria IBISWorld mostrou que as vendas de alimentos veganos na Nova Zelândia aumentaram acentuadamente nos últimos cinco anos, e os grandes fabricantes de alimentos estão cada vez mais introduzindo várias inovações para apresentar seus produtos, a fim de acompanhar a demanda.
No entanto, segundo os pesquisadores, à medida que o custo da carne e as exportações internacionais de carne continuam aumentando, a crescente demanda por produtos veganos representa uma ameaça crescente para as indústrias de carne e laticínios da Nova Zelândia.
"A qualidade dos alimentos também está crescendo rapidamente, e alternativas veganas de alta qualidade para carnes e laticínios estão sendo constantemente produzidas", disse James Caldwell, analista sênior do IBISWorld. "Por exemplo, no mês passado, a Unilever lançou uma alternativa vegana aos seus sorvetes Magnum, que já receberam muita atenção local", continuou o analista.Segundo ele, o aumento do custo da carne na Nova Zelândia aumenta a demanda por produtos vegetais. “Na última década, os preços de carnes e laticínios na Nova Zelândia aumentaram dramaticamente, o que limitou a demanda do consumidor local por esses produtos. A falta de demanda doméstica também forçou muitos fabricantes a se mudarem para mercados estrangeiros para vender seus produtos. ”
James Caldwell disse que o aumento do custo da carne na Nova Zelândia contribuiu para um aumento na demanda por produtos à base de plantas, que estão se tornando cada vez mais competitivos em preços com carne e laticínios.