A trading estatal indiana MMTC, pela sétima vez, adiou o prazo para a apresentação de pedidos de concurso internacional para importação de milho amarelo, desta vez até 27 de junho, disseram traders europeus na quarta-feira, 26 de junho.
O prazo para a licitação do milho sem organismos geneticamente modificados (OGM) foi estabelecido pela primeira vez em 8 de maio e, desde então, muitas vezes foi adiado.
O MMTC determinará o volume de compras, dependendo do nível de preços oferecidos. As ofertas devem permanecer válidas até 11 de julho. A MMTC está solicitando ofertas de milho para remessa em julho e agosto.
"Parece que os importadores asiáticos, incluindo a Índia, esperam que os preços do milho continuem revertendo em relação às altas observadas em junho", disse um trader europeu.
Desde o anúncio de uma oferta pela MMTC em abril, o mercado futuro de milho na Bolsa Mercantil de Chicago subiu acentuadamente, atingindo uma alta de cinco anos em 17 de junho, em meio a temores de que as chuvas danificariam a safra americana.
Mas, depois das previsões de clima seco em partes do Centro-Oeste dos Estados Unidos que inspiram esperança para uma colheita melhor, o milho caiu de preço na quarta-feira, 26 de junho.
Anteriormente, a Índia era um dos principais exportadores de milho para os países do Sudeste Asiático. Mas tornou-se importador devido à redução da produção e ao aumento da demanda dos produtores de aves e amido de milho.