De acordo com a Irish Farmers Association (IFA), os agricultores irlandeses estão "furiosos" devido à falta de cevada local usada pelos comerciantes de ração animal.
O presidente do comitê de grãos da associação, Mark Brown, disse que a importação de ingredientes para alimentos para animais leva a menos lojas restantes para os produtores domésticos e acrescentou que se "até uma pequena fração" das importações atuais de milho da UE para a Irlanda fosse reduzida em benefício da cevada irlandesa, isso reduzirá o problema.
Os agricultores irlandeses estão descontentes com o fato de os países fora da UE que não possuem padrões equivalentes aos grãos irlandeses em termos de sustentabilidade, meio ambiente, OGM, etc., terem substituído a cevada local do gado por seus suprimentos.De acordo com o Comitê de Grãos da Irish Farmers Association, é hora de “explorar as características” dos esquemas de desenvolvimento sustentável no setor agrícola irlandês.
Em particular, é necessário verificar se a prática de importar milho produzido com padrões ambientais mais baixos, em vez de irlandês, é consistente com os objetivos do Origin Green, o Programa Irlandês de Resiliência Alimentar.