A trading estatal indiana MMTC, pela terceira vez, adiou o prazo para apresentação de propostas em um concurso internacional para importação de milho amarelo, desta vez até 6 de junho, disseram traders europeus na terça-feira, 21 de maio.
O prazo para a apresentação de propostas foi inicialmente estabelecido para 8 de maio, adiado para 15 de maio e depois para 22 de maio. A Índia está oferecendo milho sem organismos geneticamente modificados (OGM).
O volume de compras será determinado pela MMTC, dependendo do nível de preços recebidos. Solicita-se aos comerciantes que enviem suas propostas para um fornecimento mínimo de 20.000 toneladas e um máximo de 100.000 toneladas.Atualmente, a MMTC está solicitando ofertas de milho para remessa de 1 a 31 de julho. O período de remessa anterior foi 15 de junho e 15 de julho.
A Índia costumava ser um grande exportador de milho para o Sudeste Asiático. Mas o declínio na produção de milho e a redução na demanda dos produtores de aves e amido de milho aumentaram os preços domésticos e, finalmente, levaram a Índia a deixar de exportador de milho para importador.Recentemente, houve relatos de importação de milho da Ucrânia, considerado o principal fornecedor de milho para a Índia nos últimos três anos.