A manutenção de galinhas no país é uma tarefa responsável, que consiste no arranjo adequado da casa e no quintal, alimentação e cuidados. Vejamos como criar adequadamente galinhas em uma cabana de verão e como cuidar delas.
É possível manter galinhas no país
O arranjo do galinheiro na cabana de verão tem prós e contras.As vantagens incluem os seguintes fatores:
- ovos e carne em casa, cuja qualidade os proprietários controlam independentemente;
- baixos custos financeiros;
- a possibilidade de criar um item de renda adicional com a venda de produtos agrícolas.
- a necessidade de presença constante de cuidados e alimentação;
- despesa de esforços para construir um galinheiro ou custos financeiros para a compra de uma opção finalizada;
- controle veterinário constante.
Qual raça é melhor criada no país
Os dois principais tipos de galinhas criados para a obtenção de produtos são ovo e carne. Há também um tipo universal adjacente, aves de carne e ovo. Para cada um deles conta na lista de diferentes raças. Muitos deles precisam de cuidados especiais na fazenda, mas algumas raças podem ser cultivadas no país.
Você sabe No total, existem cerca de 700 raças diferentes de galinhas no mundo, entre as quais, além das principais espécies "produtivas", são criadas brigas, vocais e decorativos.
Raças de ovos
Ovo ou galinhas poedeiras são criados para a produção produtiva de ovos. Em casa, você pode cultivar as seguintes raças:
Raças de carne
As raças de carne incluem galinhas com um grande peso corporal em adultos. Em particular, eles distinguem:
Criação de galinhas no país
Se você decidir criar galinhas no país, precisará considerar cuidadosamente as condições de manutenção (uma sala com equipamento interno, um pátio para caminhar) e alimentação adequada no verão e no inverno.
Condições de detenção
A manutenção das galinhas consiste em criar condições confortáveis, manter o microclima necessário e equipar as instalações com ninhos, alimentadores e taças.
Importante! Temperaturas abaixo de 0 ° e acima de 38 ° C são consideradas críticas. Sob tais condições, as galinhas podem sofrer ou morrer.
Melhoria da casa
A carcaça adequadamente equipada permite manter ótimos indicadores de umidade, temperatura e iluminação. As tarifas para diferentes estações do ano podem variar.
- Umidade. O indicador normal de umidade no galinheiro é de 60 a 70%. A umidade adequada pode ser alcançada por ventilação. É feito artificialmente, removendo dois tubos nas paredes opostas, instalam ventiladores automáticos ou ventilam de maneira natural, abrindo as janelas.
- Iluminação No verão, as galinhas têm luz natural suficiente, que recebem ao caminhar e devido às janelas da sala. No inverno, com uma diminuição do horário de verão, as taxas de produção de ovos podem mudar para pior. Esse fator é especialmente importante para os proprietários de galinhas. Para manter a produtividade anterior, os proprietários devem recorrer à iluminação artificial, com a qual você precisa "estender" o dia para 11 a 12 horas. Os sistemas modernos permitem automatizar a luz liga e desliga ao mesmo tempo.
- Temperatura No verão, a temperatura média deve ser +22 ... + 23 ° C. Em clima quente, um sistema de ventilação devidamente equipado ajudará a reduzir o aquecimento do ar. No inverno, as galinhas podem sofrer de condições insuficientemente quentes. A temperatura ambiente mínima deve ser de + 15 ° C. Para aquecer o galinheiro no gelo, é necessário aquecer as paredes com lã mineral e espuma de poliestireno, além de colocar a maca na forma de serragem, feno ou palha no chão. Também é necessário instalar um sistema de aquecimento. Para esses fins, você pode usar uma caldeira, fogão elétrico, aquecimento elétrico ou dispositivos de infravermelho. Você também pode pré-instalar um "piso quente".
Vídeo: organizando um galinheiro
Lugar para passear pássaros
Galinhas precisam de um passeio natural. Nas raças de ovos, afeta a qualidade e a quantidade de ovos, e os pássaros de carne ganham peso melhor. Esse processo pode ser deixado ao acaso, mas é melhor equipar um pátio para caminhadas. Ao organizar o território, deve-se aderir às regras básicas:
- o pátio deve ser cercado pelo menos com uma malha de arame com cerca de 2 m de altura, que protegerá os pássaros de ataques de animais e evitará que eles escapem do galinheiro;
- é aconselhável localizar o território imediatamente perto da casa e longe da horta, jardim e jardim da frente;
- deve ser um local seco e não coberto por árvores altas, mas é melhor cobri-lo parcialmente com um dossel para protegê-lo do sol escaldante no verão;
- se arbustos ou árvores crescem no pátio, é melhor cercá-los com uma rede.
Você sabe No mercado de dispositivos agrícolas, você pode encontrar alimentadores de carros e tigelas de diferentes categorias de preços. Os mais simples e mais baratos não permitirão que você saia por um longo tempo e custarão ao comprador $2-3; dispositivos grandes e confiáveis terão que pagar $100–150.
Instalação e seleção de alimentadores e taças
Detalhes importantes do galinheiro, que requerem galinhas de qualquer raça, são alimentadores e taças. Como taças, você pode usar recipientes de plástico. Para alimentar grãos, é melhor escolher alimentadores longos de madeira.
Para alimentos úmidos, é preferível usar recipientes de plástico ou metal. Uma opção comum entre as pessoas é a alteração de objetos antigos, como pneus, que são cortados ao meio.Se o residente de verão não puder ficar perto dos pássaros constantemente ou quiser automatizar o processo, alimentadores automáticos e taças de bebida vêm ao resgate. Você pode construí-los você mesmo ou comprar uma versão de fábrica pronta.
Coloque pratos com água e alimentos para galinhas em locais onde eles terão acesso gratuito. Não deve ser o canto mais distante do galinheiro, mas é melhor não colocar os alimentadores com tigelas no corredor.
Design de soquete
Ao contrário dos vasos de alimentação, os ninhos devem estar localizados nos cantos distantes e escuros da sala. Isso permitirá que os pássaros botem ovos em um ambiente calmo e confortável. No entanto, eles não devem ser presos à parede, pois isso afetará a força.
Em 10 galinhas geralmente colocam 2-3 ninhos. Isso será suficiente para que todas as camadas tenham espaço suficiente. As dimensões devem ser de aproximadamente 0,3 m * 0,3 m * 0,3 m, enquanto a profundidade pode ser aumentada para 0,4 m.
Existem vários tipos de ninhos adequados para a criação de galinhas no país. Entre eles estão:
- sob a forma de caixas;
- cabines;
- com um coletor de ovos;
- com fundo duplo;
- estantes.
Características da alimentação de galinhas adultas
Um fator importante que afeta os meios de subsistência e a produtividade das aves domésticas é a alimentação. A dieta do frango deve incluir:
- ração seca (grãos, sementes);
- verduras;
- legumes (nabos, cenouras, abóbora);
- alimento composto;
- produtos de origem animal (soro de leite, farinhas de carne e peixe, casca de ovo e outros);
- suplementos vitamínicos e minerais (cinzas, calcário, giz, concha, sal).
Importante! As batatas só podem ser dadas na forma fervida. Evite vegetais frescos e crus, frutas verdes e cascas na ração.
Não é recomendado alimentar as aves com produtos da lista a seguir:
- peixe salgado;
- pão;
- bolinho;
- beterraba não forrageira;
- verduras de tomates;
- alimentos ricos em sal e açúcar;
- celandine;
- frutas cítricas e suas cascas;
- ambrósia.
No verão
No verão, as galinhas no verão, se houver um território para caminhadas, são capazes de ingerir alimentos e alimentos naturais na forma de vermes e insetos. No entanto, esse alimento não é suficiente para eles - os pássaros precisam ser alimentados 2 vezes ao dia. O feed deve incluir:
- grãos (cevada, aveia, milho);
- aditivos minerais;
- aditivos de origem animal;
- vegetais
- na ausência de andar ou além da dieta principal - grama, trevo, urtiga.
A água em clima quente não requer aquecimento, mas é melhor não deixá-la sob luz solar direta. Nem deveria estar muito frio. Água ideal para galinhas à temperatura ambiente. Não deixe a água em tigelas por muito tempo para evitar sua poluição, é melhor trocá-la periodicamente.
No inverno
Com o início do tempo frio, os pássaros não têm mais a oportunidade de pastar por conta própria. A partir deste momento, eles precisam ser alimentados 3 vezes ao dia. É aconselhável adicionar feed ao mesmo tempo.
A base da dieta do frango no inverno deve ser:
- alimentos secos (milho, trigo, trigo sarraceno, sementes de linho, sementes de girassol);
- batatas cozidas;
- aditivos de origem animal (soro de leite e casca de ovo são especialmente importantes);
- aditivos minerais;
- farinha de ervas;
- alimento composto;
- bolo;
- alimento úmido.
Como criar galinhas
Além dos principais produtos de carne ou ovo, o agricultor pode criar galinhas. Depois que o frango chocar os ovos, é necessário tomar as medidas corretas em relação à alimentação e cuidados.
Alimentação adequada
Para alimentar galinhas, use um alimentador especial com vários compartimentos. A dieta dos pintos consiste em:
- alimento fortificado;
- produtos lácteos;
- ovos cozidos;
- verduras picadas;
- legumes ralados;
- garupa;
- vitaminas.
Importante! O pão branco é estritamente proibido para consumo por galinhas.
Os alimentos devem ser inicialmente frequentes, cerca de 8 vezes por batida. À medida que as galinhas crescem, seus alimentos mudam.
Idade | Nutrição |
1-3 dias | Ovos cozidos e ralados em um ralador fino. |
3-5 dias | Milho cozido ou milho picado é adicionado aos ovos. |
5-10 dias | Verduras finamente picadas podem ser adicionadas à dieta. |
10-30 dias | O número de refeições é reduzido para 4 por dia. Aos produtos anteriores, é adicionada uma mistura úmida de alimentos mistos, cenoura ralada, batata cozida, casca de ovo picada, peixe tratado termicamente e detalhadamente, além de produtos de carne e osso. |
1 a 4 meses | A dieta é enriquecida pela adição de alimentos a granel. Os filhotes começam a ser transferidos para a alimentação "adulta" e depois comem um alimento comum. |
É proibido alimentar os pintos com produtos da lista geral de produtos não autorizados, carne e peixe crus e verduras velhas. A água deve estar limpa, de preferência fervida. Não esqueça de trocá-lo a cada poucas horas, pois resíduos de ração e sujeira entram nele.
Cuidado
As galinhas podem ser mantidas em uma caixa ou caixa com uma folha de papel em branco. É melhor usar um jornal para esses fins e alterá-lo periodicamente. A localização da casa deve ser quente e garantir uma existência confortável para os filhotes. Após o décimo dia, um curral portátil especial é construído para eles a partir da rede, no qual a tigela e o alimentador se agarram. Desta forma, as galinhas podem caminhar com segurança na natureza.Se os filhotes são criados sem frango, é necessário fornecer a temperatura adequada. Nos primeiros dias deve ser +35 ... + 36 ° C. Dentro de 3 meses, a temperatura deve ser reduzida para +18 ... + 20 ° C, confortável para frangos comuns. Para o aquecimento de galinhas, utilizo dispositivos especiais que garantem a segurança de toda a ninhada.
Vacinação
Para evitar a infecção por doenças perigosas, as galinhas são vacinadas desde os primeiros dias, de acordo com o cronograma. A vacinação também pode ser necessária apenas em áreas de risco ou onde houve recentemente um surto.
Idade | A doença |
Primeiro dia | Doença de Marek, bronquite infecciosa. |
7 dias | Doença de Gamboro (ao administrar uma casa em local epidemiologicamente desfavorecido). |
14 dias | Bronquite infecciosa (revacinação). |
21º dia | Doença de Gamboro (planejada ou revacinação, dependendo do local de residência), doença de Newcastle. |
25º dia | Laringotraqueíte infecciosa (ao administrar uma casa em um local epidemiologicamente desfavorecido). |
1 mês | Bronquite infecciosa (revacinação). |
40º dia | Doença de Gumboro (revacinação). |
70 dias | Encefalomielite infecciosa |
3 meses | Laringotraqueíte infecciosa (revacinação durante a limpeza em um local epidemiologicamente desfavorecido). |
4 meses | Síndrome da postura de ovos, bronquite infecciosa (revacinação), infecção por reovírus, doença de Gumboro (revacinação), doença de Newcastle (revacinação). |
Doenças frequentes de galinhas e sua prevenção
Mesmo nas condições de isolamento das cabanas de verão, as galinhas podem ser suscetíveis a certas doenças. A seguir, estão incluídos na lista de doenças frequentes e perigosas:
- pulgas
- Doença de Gumboro;
- Doença de Marek;
- Doença de Newcastle;
- helmintos;
- bronquite infecciosa;
- coccidiose;
- colibacilose;
- catapora;
- laringotraqueíte;
- micoplasmose;
- pasteurelose;
- carrapato de penas;
- peróides;
- gripe aviária
- poohooters;
- pullorose;
- salmonelose.
Para prevenção, você deve seguir as seguintes regras.
- A vacinação oportuna ajuda a prevenir a infecção por certas doenças.
- É importante manter o galinheiro limpo, desinfetar periodicamente, verificar a ninhada e lavar a louça.
- Os alimentos devem ser frescos e de alta qualidade. Não é aconselhável comprar produtos de fabricantes não verificados ou não confiáveis.
- A água precisa ser trocada com frequência suficiente para evitar a entrada de partículas e sujeira nocivas.
- É necessário manter o microclima correto, monitorar a umidade e a temperatura.
- Frango doente deve ser isolado do gado e iniciar a terapia em uma sala separada. O galinheiro com o restante dos pássaros é desinfetado.