Há muito que a hortênsia é valorizada pelos jardineiros russos como uma cultura de floração altamente decorativa para um jardim e uma propriedade, o principal é escolher a variedade de flores mais adequada para si. Este artigo discutirá uma das espécies mais populares desta planta - hortênsia de jardim (Hydrangea macrophylla), que combina muitas variações varietais interessantes. Obviamente, a fim de obter o máximo efeito decorativo a partir deles, vale a pena aderir a algumas regras de plantio e cuidados adicionais, que serão descritas abaixo.
Tipos e variedades populares
A hortênsia de jardim (também de folhas grandes) é um arbusto perene ornamental que atinge uma média de dois metros de altura. As hastes são predominantemente eretas, as flores das inflorescências em forma de cúpula são rosa, lilás, azul ou branco, o que depende do nível de acidez do solo em um local específico de seu crescimento. As placas das folhas são simples, de cor verde rica e seu formato depende das características de uma variedade particular de hortênsias de jardim.
Os mais populares incluem o seguinte:
- Expressão - planta resistente ao inverno com flores nos ramos e ramos do ano passado. As flores são felpudas e parecem mais com nenúfares. Crescendo em solos ácidos, sua cor é azul-violeta, enquanto após o transplante para mais solos alcalinos, fica rosa. A floração começa em julho e dura até o final do outono.
- Sensação de vermelho - Uma variedade híbrida obtida durante a mutação da hortênsia Sensation. A altura e largura do arbusto é de cerca de 80 cm, e as hastes bordô são uma característica. As flores são pequenas e vermelhas, com um meio amarelado. As inflorescências são esféricas, decoram o mato desde o início do verão até o meio do outono.
- Ever peppermint - um arbusto que atinge uma altura de apenas 60 cm. Como muitas outras variedades de hortênsias de jardim, a cor das flores depende da acidez do solo, para que possam ser azuis ou rosa, mas sempre com uma borda branca na borda das pétalas. Os rebentos centrais são eretos e os rebentos laterais são mais razlogi. As placas das folhas são de cor verde brilhante, com uma ligeira nitidez no final.
- Verão sem fim - variedade caracterizada pelo aparecimento de flores em qualquer broto, tanto em galhos jovens quanto em espécimes dos anos anteriores. As flores são grandes, duplas, principalmente azuis, mas podem ser brancas.
Às vezes, o termo "hortênsia de jardim" significa todos os tipos de plantas do gênero Hydrangia, que podem ser cultivadas com sucesso em campo aberto. Se considerarmos a cultura desse ponto de vista, poderemos distinguir delas espécies mais parecidas com árvores, paniculadas, pecioladas e com folhas de carvalho, e cada uma delas tem muitas de suas variedades.
Você sabe As primeiras hortênsias foram importadas do Japão para a Europa e isso aconteceu em 1820. A seleção em massa começou somente após 80 anos, com o uso das espécies de folhas grandes (jardins), já amplamente conhecidas na época.
A maioria das variedades de hortênsias de jardim é caracterizada pelo aumento da resistência ao gelo (pode suportar invernos de até -30 ° C), portanto, na maior parte da Rússia Central e nas regiões sul, até as plantas jovens não se abrigam durante o inverno. Infelizmente, isso não pode ser dito das regiões do norte; portanto, para proteger as mudas frágeis, é melhor cobri-las com qualquer material adequado.
Hortênsia crescente no jardim
Em geral, o cultivo de hortênsias de jardim não é muito diferente do cultivo de outras espécies dessas flores, o que significa que, para o sucesso de todo o negócio, vale a pena saber como, quando e onde é melhor colocar uma colheita de flores. O papel principal no crescimento e desenvolvimento normal da hortênsia é desempenhado pela composição do solo, pelo nível de iluminação e temperatura no local do plantio.
Escolhendo um lugar para cultivar hortênsia
O plantio de hortênsias jovens no país pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono, É verdade que a última opção é mais característica das regiões do sul com invernos amenos e com neve. Para que as mudas de flores se enraízem rapidamente no local e tolerem quedas de temperatura sazonais, vale a pena organizar buracos em solo ácido e bem umedecido.
O local em si deve ser espaçoso, ligeiramente sombreado, com a ausência obrigatória de estagnação de umidade após o derretimento da neve ou como resultado de rega abundante. O excesso de água do rizoma ameaça a deterioração e a morte de toda a planta.
Preparação do solo para hortênsia
Um substrato ideal para a hortênsia do jardim florido deve ser suficientemente nutritivo, leve, permeável e com um nível de acidez dentro de pH 5,5. Se o solo no local selecionado for muito alcalino, será acidificado com uma solução aquosa preparada a partir do cálculo: 1 colher de chá de ácido cítrico por 10 litros de água. O sulfato de amônio, o sulfato de potássio e o sulfato de ferro são fertilizantes adequados para aumentar a acidez, dos quais 20 a 30 g são diluídos em um balde de água e, em seguida, o local do plantio é regado.
A preparação do solo para o plantio de primavera é melhor começar no outono, desenterrar o solo, remover resíduos vegetais de culturas previamente cultivadas e introduzir uma quantidade suficiente de nutrientes minerais e orgânicos. A partir de orgânicos, a turfa será a melhor solução e o superfosfato a partir de compostos minerais.
Importante! Qualquer que seja o fertilizante aplicado sob hortênsia, qualquer composição deve ser pré-misturada com o substrato, limitando assim o contato com as raízes da cultura. Caso contrário, a flor pode queimar rizoma e morrer rapidamente.
Uma mistura de turfa, chernozem, relva, húmus e areia do rio, interligadas em proporções iguais, pode ser preenchida no fundo do poço de aterrissagem. Na primavera, antes do plantio direto de plantas jovens, o solo é adicionalmente enriquecido com fertilizantes "Kemira", "Acid plus" e algumas outras misturas que podem ser usadas para aumentar a acidez do solo.
Plantio de mudas de hortênsias
As características do processo de plantio dependem do tipo de mudas adquiridas. Se ele tem um sistema radicular fechado (no contêiner), ele é simplesmente movido para o buraco preparado junto com um pedaço de solo, adormecendo com a quantidade que falta de solo.
Com o rizoma aberto da hortênsia jovem, há um pouco mais de ações, e elas são executadas na seguinte sequência:
- Depois de derramar uma pequena colina da terra previamente preparada no poço, coloque as mudas no topo, no centro do poço de aterrissagem.
- Espalhe as raízes para que elas "rastejam" uniformemente por toda a superfície do solo.
- Encha suavemente o rizoma com o solo restante, espalhando-o em camadas, doseado, agitando suavemente a planta para distribuir uniformemente o substrato entre as raízes (não deve haver vazios de ar).
- Compacte levemente a superfície do solo, regue abundantemente a planta plantada e, se necessário, aplique uma camada de uma camada de cinco centímetros de serragem ou turfa de madeira, o que ajudará a manter a umidade no solo por um longo tempo.
Nos primeiros dias após o plantio de uma muda, não são necessárias etapas adicionais para cuidar dela, mas mais tarde você terá que decidir sobre as ações a serem tomadas.
Como cuidar de hortênsia no jardim
Cuidar da hortênsia do jardim prevê a implementação de ações padrão: regar, adubar, podar arbustos floridos e protegê-los para o inverno, se necessário. Para satisfazer totalmente as necessidades de umidade e nutrientes da flor, enquanto maximiza o efeito decorativo da colheita encurtando seus brotos, é importante conhecer as especificidades de cada uma dessas ações.
Hortênsias fertilizantes
Com o plantio da primavera da hortênsia no jardim neste ano, você não precisa mais pensar em alimentá-la, uma vez que a planta terá nutrientes introduzidos suficientes durante o plantio. No futuro, podem ser realizados até três fertilizantes por estação a cada ano, o que garante o esplendor da floração e a formação de grandes inflorescências nos arbustos.
Pela primeira vez, a hortênsia do jardim é alimentada no início da primavera, antes do início dos processos vegetativos ativos. Nesse caso, 20 a 25 g de uréia, 30 a 40 g de superfosfato e 30 a 35 g de potássio sulfúrico são consumidos por 1 m² de plantações. Na segunda vez, é possível fertilizar arbustos durante o período de brotação, usando 60 a 80 g de superfosfato, 40 a 45 g de sulfato de potássio na mesma área de plantio. Na terceira, as hortênsias fertilizam mais perto do final do verão, cobrindo 15 a 20 kg de estrume ou composto apodrecido (no mesmo 1 m² de território) no solo da zona do tronco próximo.
Importante! O último adubo da estação deve ser realizado após o florescimento dos arbustos, ou seja, no final do outono. Depois de fertilizar a planta, a seção do tronco é coberta com húmus e turfa.
Se possível, vale a pena adubar as plantações logo após a próxima rega ou combiná-la com ela.Para aumentar a força dos brotos, os arbustos são frequentemente derramados com uma solução fraca de permanganato de potássio, mesmo que a hortênsia do jardim tenha boa imunidade contra doenças e pragas típicas.
Com que frequência a hortênsia deve ser regada
Não é segredo que a hortênsia pertence a flores higrófilas, portanto, para garantir uma exuberante floração no verão, vale a pena organizar a abundante rega dos arbustos. Em média, a regularidade desses procedimentos é de 2 a 3 vezes por semana, com um consumo por arbusto adulto de pelo menos 30 a 50 litros de sol limpo, bem conservado e aquecido.
No entanto, é importante levar em consideração as condições climáticas e as temperaturas externas, o que pode levar a uma redução na rega para 1-2 por semana. Isso também se aplica aos casos em que a zona do tronco das hortênsias do jardim é regularmente coberta com turfa.
Poda de vários tipos de hortênsias
Para todas as hortênsias, os métodos de poda mais característicos serão: modelagem, sanitários e antienvelhecimento. Ao mesmo tempo, se a remoção de galhos secos e quebrados já for permitida no primeiro ano de cultivo, com o corte decorativo dos brotos, é melhor esperar até o próximo ano para que as mudas plantadas recentemente possam se adaptar bem às novas condições de cultivo.
Você sabe O nome latino para hortênsia é "Hydrangea", que literalmente significa "um vaso com água". Segundo algumas fontes, essa definição apareceu devido ao aumento da natureza amorosa por umidade da planta e, segundo outras, é uma consequência da presença de caixas de sementes na forma de um jarro.
No início da primavera do segundo ano de cultivo da hortênsia, você pode planejar a primeira poda dos galhos, encurtando drasticamente os crescimentos do ano passado (não devem permanecer mais de 2-3 brotos bem desenvolvidos em cada um deles acima da parte antiga do caule). No processo deste procedimento, é criada uma fundação a partir dos ramos mais fortes, que posteriormente formarão uma coroa uniforme direcionada para o exterior.
A partir do terceiro ano de cultivo da hortênsia do jardim, as seguintes medidas podem ser adicionadas à poda sanitária usual:
- um corte de cabelo para estimular o crescimento de galhos floridos (as amostras do ano passado encurtam para 2 a 4 botões, para que novos galhos floridos fortes apareçam mais tarde);
- remoção das pontas congeladas dos galhos;
- afinamento e formação da copa do mato com seu espessamento e crescimento ativo dos galhos para dentro (é desejável que os galhos fracos dos rizomas sejam cortados completamente, não permitindo que a copa da planta seja densamente comprimida);
- corte de cabelo antienvelhecimento, quando, após quatro a cinco anos de cultivo de um arbusto em uma planta a cada ano, restam apenas 6 a 10 das brotações mais fortes, e 2-5 delas são o crescimento do ano passado. Removendo os espécimes mais antigos (3-4 anos), eles precisam ser cortados até o fundo, e os locais dos cortes devem ser tratados com verniz do jardim para evitar a infecção da planta restante.
As características da poda de formação dependem em grande parte do tipo de hortênsia cultivada no jardim. Por exemplo:
- Para plantas semelhantes a árvores, cujas inflorescências são formadas em brotos de dois anos ou mais galhos adultos, deve ser usada a poda antienvelhecimento com a remoção de galhos de três ou quatro anos. Além disso, todos os rebentos que engrossam a coroa, zero rebentos que crescem no rizoma estão sujeitos a cortes. A poda para a floração é realizada nos galhos do ano passado, com pontas de corte para 2-3 pares de brotos desenvolvidos.
- Hortênsias em panículas, que também são caracterizadas por uma alta taxa de formação de galhos extras, precisam de uma formação anual de copas não menos que formas de árvores. Se o seu cultivo é planejado na forma de arbustos, ao plantar uma muda, o colo da raiz é levemente aprofundado no solo, estimulando assim o desenvolvimento ativo dos brotos basais. No futuro, você precisa deixar apenas os espécimes germinados mais fortes e o restante imediatamente cortado. A cada ano, galhos grandes encurtam de 1 a 3 pares de brotos e os brotos em excesso são cortados imediatamente. No caso em que a hortênsia em panículas é formada como uma árvore padrão, a poda correspondente começa a partir do segundo ano de crescimento das plantas, deixando apenas o broto central mais forte (na primavera, é encurtado para o broto mais desenvolvido). No futuro, o caule cultivado a partir dele é direcionado verticalmente para cima, amarrado com cordas macias. Os brotos que aparecem no verão são cortados regularmente e, assim, contribuem para o crescimento do caule da cultura.
Preparação e abrigo de hortênsias para o inverno
As variedades adultas de hortênsias resistentes ao gelo nas regiões sul geralmente não cobrem, mas para a floração precoce, realizada em brotos de botões de flores do ano passado, esse procedimento é melhor realizado, além disso, imediatamente após a principal preparação do outono para o frio do inverno.
Importante! Se o inverno estiver sem neve, em cima de um abrigo organizado, você pode colocar os galhos e galhos de abeto, se possível adicionando neve coletada nas proximidades do arbusto.
Você pode fazer isso seguindo o seguinte plano de ação:
- Depois de remover todas as inflorescências e folhas do mato, é necessário coletar os brotos em um cacho e dobrar-se suavemente no chão, na superfície da qual já existem tábuas (elas impedirão que os brotos entrem em contato com o solo congelado).
- Depois de fixar o arbusto colocado nas tábuas, é completamente coberto com folhagem seca e serragem misturada com terra. Você também pode fixar em cima dos brotos um escudo de madeira ou uma camada de material não tecido e só depois derramar o solo. Essa opção é ainda mais preferível que a primeira, pois a hortênsia não se suja, não se molha e não entra em contato com patógenos que poderiam ser armazenados no solo derramado para isolamento.
- No topo do arbusto escondido sob a folhagem, você pode esticar a tampa do filme, fixando o material pelas bordas. Para circular o ar em sua superfície, vários orifícios de ventilação são organizados, fechando-os firmemente apenas durante geadas severas.
Se, por algum motivo, a versão anterior da preparação da hortênsia de jardim para o inverno não for adequada, você poderá usar o método alternativo seguindo estas etapas:
- Cubra a planta com material de cobertura sem se inclinar no chão. O material pode simplesmente ser enrolado nos brotos, criando assim um tipo de cilindro. Puxe firmemente o material de cobertura não vale a pena. É desejável que entre suas paredes e galhos do arbusto fique pelo menos 10 cm de espaço livre.
- As folhas secas adormecem dentro do cilindro e, assim que as geadas atingem, elas apertam a parte superior aberta com material não tecido.
- Recuando da estrutura organizada de 15 a 20 cm, é possível estabelecer colunas fortes e mais uma vez envolver a planta “oculta” com material de cobertura, preenchendo o espaço livre interno com as mesmas folhas.
- No final do procedimento, resta apenas cobrir toda a estrutura com lapnik, silenciar os arbustos.
Esse abrigo é mais relevante para as regiões do norte da Rússia, enquanto ao cultivar variedades resistentes ao inverno de hortênsias de jardim na parte sul do país, basta que os adultos acabem com as plantas com solo seco misturado com folhagem caída e serragem. Em geral, o cultivo de hortênsias de jardim não é difícil, isso não significa que a planta não precise se preocupar. Para obter arbustos altamente decorativos de uma cultura de flores, o jardineiro deverá levar em consideração todos os seus requisitos, os principais dos quais são descritos acima.