Os thuja ocidentais chegaram aos países europeus da parte oriental do continente norte-americano. Uma de suas variedades mais interessantes é considerada Filiformis - original e não semelhante a seus parentes. No artigo, você pode se familiarizar com a descrição desse tipo de arborvitae e aprender como cultivá-lo em casa.
Descrição botânica
Thuja Filiformis (em latim: Thuja occidentalis Filiformis), ou Thread-like, recebeu esse nome por sua aparência incomum. Com brotos longos e caídos, a árvore se assemelha a um salgueiro-chorão. E a cor verde brilhante das agulhas o torna muito decorativo.
Phylliformis é uma árvore atrofiada e de crescimento lento. Ao longo de um ano, ganha 2 a 7 cm de crescimento e atinge seu ponto máximo de crescimento (150 cm) em 20 anos. Nesse caso, a planta é um fígado comprido e pode viver 200 anos. Assim, justifica o segundo nome do gênero Tuya - a Árvore da Vida.
Você sabe As espécies mais altas de thuja ocidental são dobradas (Thuja plicata), ou gigante. Sob condições naturais, isto é, na costa do Pacífico, cresce até 60 m de altura e seu diâmetro do tronco atinge 4 m.
Descrição:
- altura - 1,5 m (máximo de 2,5 m), diâmetro - 1,8 m;
- uma coroa piramidal larga, grossa, mas com o passar dos anos se torna irregular e transparente;
- os galhos são fracamente ramificados, longos, pendurados, semelhantes a fios;
- as agulhas são escamosas, a cor é primeiro verde brilhante, depois verde escuro, e fica marrom no inverno, tem um aroma de coníferas;
- a casca é marrom, esfolia com a idade;
- frutas - pequenos cones de formato elíptico.
Aplicação de desenho paisagístico
Devido à sua excelente aparência, o Filiformis se destaca de outras plantas de jardins e parques. Tal thuja é bom tanto em composições de jardim individuais quanto em grupos. Esta é uma cultura universal que pode ser usada na criação de projetos paisagísticos de diferentes estilos. O tamanho pequeno e o crescimento lento tornam esse degelo peludo um elemento ideal de jardim ornamental nos estilos japonês e inglês.
Também parece espetacular na forma de uma tênia em um fundo claro de uma parede da casa. Além disso, esse arbusto eternamente verde é indispensável nos parques da cidade, pois não tem medo de fumaça e fumaça. Um thuja rosqueado plantado em um recipiente pode decorar o terraço, a varanda e até o telhado da casa.
Aterragem
Thuja resistente ao gelo e à seca podem crescer em quase todos os lugares. No entanto, ao plantar, ela precisa prestar atenção suficiente e escolher um local adequado onde ela cresça por muitos anos.
Tanto a primavera quanto o outono são adequados para o plantio. As mudas compradas em contêineres podem ser plantadas no solo, mesmo no verão, porque ficam juntas com um pedaço de terra. Ao plantar, eles não sofrem estresse, adaptam-se facilmente a um novo local e criam raízes rapidamente.
Seleção e preparação do local
Sua saúde e aparência dependem de quão bem o local para plantar o thuja-roscado foi selecionado.
Requisitos do site:
- sombra aberta e ensolarada ou parcial (na sombra absoluta, a planta perde cor);
- fechado por ventos fortes, por exemplo, pela parede de uma casa ou outras plantas;
- o solo é solto, fértil e úmido (barro);
- a acidez do solo é fraca ou neutra.
O terreno selecionado deve primeiro ser limpo de ervas daninhas. Também será necessário desenterrar ou afrouxar profundamente para que o solo fique saturado com oxigênio.
Desembarque faseado
A tecnologia de pouso do Filiformis é bastante simples.
Importante! As mudas com sistema radicular fechado são plantadas usando a mesma tecnologia. A diferença é que você não precisa fertilizar o solo, pois a planta já está alimentada e não há necessidade de encher uma colina de terra no fundo do buraco.
Instruções passo a passo:
- Cavar um buraco com aproximadamente 70 cm de profundidade e seu tamanho depende do tamanho do sistema radicular ou do coma de terra (se estiver no recipiente).
- No fundo do recesso, despeje a drenagem (argila expandida ou pedra britada). A espessura da camada de drenagem é de 10 a 20 cm.
- Misture o solo escavado com turfa e areia na proporção de 2: 1: 1, bem como com fertilizante (nitroammofos - 500 g).
- Despeje uma camada de mistura de solo na drenagem e coloque um monte nela.
- Abaixe as mudas no poço, espalhando suas raízes na colina.
- Polvilhe por cima da terra restante, tampe-a e despeje um balde de água assentada. O pescoço da raiz deve estar acima do nível do solo.
- Cubra o círculo do tronco com uma espessa camada de cobertura morta (turfa ou serragem). A cobertura morta não deve cobrir o tronco e os brotos mais baixos para que eles não cantem.
Cuidados adicionais
A vantagem do thuya Filiformis é a sua despretensão, por isso não é difícil cuidar dele. O principal é monitorar as condições meteorológicas para fornecer umidade à árvore a tempo e protegê-la do sol escaldante e do vento frio penetrante. Especialmente a planta jovem precisa de tanta atenção.
Rega e hidratação
Embora o thuja rosqueado se torne resistente à seca com a idade, as mudas recém plantadas precisam de hidratação constante. Durante os primeiros 1-2 meses após o plantio no solo, a irrigação deve ser semanal. Em clima quente, a frequência de rega deve ser aumentada para 2 vezes por semana.A quantidade de água de irrigação é um balde por planta.
Não se esqueça de aspersão: deve ser tão regular quanto a rega sob a raiz. Se chover, não é mais necessário umedecer. A melhor hora para regar e regar é de manhã e à noite. O uso de cobertura morta ajudará a manter a umidade no solo; portanto, será possível reduzir a frequência da rega.
Importante! Com a falta de umidade, a coroa de thuja afina e perde suas qualidades decorativas.
Fertilizantes
Um dos benefícios de cuidar de uma arborvita fofa é que ela não precisa ser alimentada com frequência. Se o fertilizante foi aplicado durante o plantio no buraco, o próximo curativo será necessário somente após 2 anos. Uma planta adulta é alimentada anualmente no início da primavera. Para este propósito, fertilizantes minerais para culturas de coníferas ou uma composição especial para thuja são perfeitos.
Poda
Thuja geralmente tolera bem a poda e responde positivamente a ela: a coroa se torna mais magnífica e mais grossa. Mas o Filiformis praticamente não precisa de poda formativa - já depende do desejo do jardineiro. Obrigatório é poda sanitária. No início da primavera, antes que o suco comece a se mover, todos os galhos secos e danificados devem ser removidos. A saúde e a beleza de todo o arbusto dependem deste procedimento.
A poda, mais precisamente, o corte, também é necessária se o arborvitae rosqueado formar uma cobertura. Nesse caso, os rebentos filamentosos da árvore podem ser encurtados em não mais de um terço de todo o comprimento. A formação de coroas pode ser necessária no caso da composição do grupo, para que o Filiformis pareça limpo e combine com outras culturas de coníferas.
Abrigo do vento e do sol
Uma vantagem especial do thuja Filiformis adulto é sua resistência a condições adversas. Mas enquanto a planta jovem fica mais forte, ela precisa de abrigo contra o sol quente, ventos fortes que podem quebrar galhos finos e geadas fortes. Assim, no verão do primeiro ano após o plantio, as mudas devem ser sombreadas para evitar queimaduras solares.
Com o início do tempo frio, é desejável amarrar os galhos de uma planta jovem e envolvê-la com estopa. Isso protegerá contra danos causados por ventos fortes ou neve pesada. O aquecimento da árvore com galhos de pinheiro e a cobertura com uma espessa camada de turfa ajudarão a árvore a esperar fortes geadas sem dor.
Doenças e Pragas
Como outras arborvitas ocidentais, o Filiformis pode sofrer de pragas e doenças características desta espécie. Brotos e agulhas em plantas danificadas ficam amarelas, secam e caem.
Você sabe Thuja ocidental não é muito alto, mas pertence a árvores de vida longa. Algumas de suas variedades sobrevivem a mil anos.
Pragas:
- thuja pulgão;
- escudo falso.
Nesse caso, o tratamento com Karbofos, Fitoverm e outros inseticidas será a prevenção e o tratamento.
Doenças fúngicas às quais Thuya Filiformis é suscetível:
- shute marrom;
- citosporose;
- Fusarium
Prevenção e tratamento: pulverização com líquido de Bordeaux, Kartatsidom e outros medicamentos contendo cobre.
O thuja filiforme Filiformis é bastante fácil de cuidar. Aplicando as regras elementares de plantio e cuidado, cada jardineiro poderá cultivar esse thuja incomum, que se tornará o destaque de qualquer paisagem de propriedade rural.