O larício da Sibéria sempre ajudará os cientistas russos a limpar os rios da poluição pesada e garantir água limpa no futuro.
Pesquisadores da Universidade Siberiana apresentaram ao público um adsorvente inovador para rios. O "agente de limpeza" foi criado a partir de matérias-primas biológicas - larício, que cresce quase no pátio do centro de pesquisa.
"Hoje, nos rios do mundo inteiro, existem muitas substâncias poluentes e venenosas", afirmam os desenvolvedores da nota adsorvente. - Estamos falando de compostos de metais pesados (como manganês, cobre e ferro) e produtos refinados. "Tentamos criar uma ferramenta que ajude a reduzir o nível de sujeira nas águas".
Para começar, os cientistas decidiram limpar os grandes rios da Rússia. E o principal assistente deste evento nobre e útil é a matéria-prima do larício Lárix sibírica, combinada com a quitosana (um aminossacarídeo das conchas de crustáceos). Como resultado da combinação desses componentes, foi possível obter um complexo de limpeza de polieletrólito solúvel em água. Segundo os cientistas, no futuro esse complexo não apenas ajudará a limpar rios de lama química, mas também será útil no processo de filtragem de águas residuais em grandes empresas industriais.