De acordo com a previsão do Rabobank para as colheitas de inverno da Austrália para 2019 publicada hoje, 4 de junho, o clima seco no país continua a dificultar o plantio e outra safra de inverno deve ficar abaixo da média.
Apesar do fato de que no ano passado a Austrália Ocidental superou a tendência nacional, tendo crescido uma safra de 17,1 milhões de toneladas, esse não é o caso da safra 2019/20, dadas as condições de seca deste ano e as expectativas para um inverno seco.
De acordo com o Rabobank, em todas as regiões dos estados do leste onde as culturas são cultivadas, assim como no sul da Austrália, começou uma temporada com chuvas abaixo da média, registro de baixa umidade do solo e previsão menos favorável para chuvas.
A previsão diz que a Austrália "não tem chance" de retornar à produção média de grãos e oleaginosas em 2019/20.
Note-se também que as más condições de plantio não se limitam ao leste do país: em algumas partes do sul da Austrália, a estação mais seca começou em 150 anos, e quase todo o cinturão de colheita no oeste da Austrália ainda aguarda uma repetição do intervalo sazonal do ano passado para transformar poeira em dólares.
Segundo as previsões do Rabobank, a área total na Austrália será de 18,4 milhões de hectares, incluindo 7,9 milhões de hectares na Austrália Ocidental. Isso representa um por cento a mais que no ano passado, mas ainda caiu quase 13 por cento em média em cinco anos.
De acordo com dados oficiais da ABARES, no ano passado, a safra total de cereais da Austrália foi de 30 milhões de toneladas, 20% abaixo da média.
Isso ocorreu devido à seca severa no leste do país, embora no oeste tenha havido um aumento de 21% na produção para 17,1 milhões de toneladas, que é a segunda maior safra da história. O volume total de produção de trigo foi de 17,3 milhões de toneladas, a menor taxa em uma década.
O Rabobank prevê que a produção de trigo estará novamente abaixo de 20 milhões de toneladas em 2019/20, enquanto a previsão atual de chuvas suporta expectativas de cerca de 18 milhões de toneladas.