Neste ano, especialistas no Brasil prevêem um aumento na produção de etanol de milho para 1,4 a 1,5 bilhão de litros, quase o dobro do ano passado.
Confira
Além disso, o país continua aumentando sua capacidade de processar grãos em biocombustíveis, o que permitirá 4 anos a elevar o nível anual de produção de etanol para 4 bilhões de litros e, em 2028-2029, a produção de biocombustíveis será dobrada.
Atualmente, 4 usinas de etanol estão sendo construídas no Brasil e outras 6 na fase de projeto.
O etanol é um etanol líquido composto de oxigênio, hidrogênio e carbono. É obtido por fermentação de açúcar ou amido convertido de grãos ou outras matérias-primas agrícolas, principalmente de milho, trigo e batata.
O etanol tem sido amplamente utilizado como combustível, por isso é misturado à gasolina. Algumas montadoras já estão criando carros que podem operar com uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina. No entanto, enquanto a opção de combustível mais comum é uma mistura de 10% do padrão e 90% de gasolina.
Além disso, não se pode deixar de notar a vantagem ecológica dos biocombustíveis, que consiste em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.