Taiwan está "em alerta" por uma invasão maciça de um verme do exército, disse o primeiro-ministro Su Zeng-chan em 11 de junho, depois de relatar a primeira detecção de uma praga agressiva em um campo de milho.
No sábado, 8 de junho, um verme do exército foi descoberto na região de Miaoli, na costa noroeste da ilha, que se espalhou rapidamente por toda a Ásia nos últimos meses. Isto é afirmado em uma declaração do Departamento de Inspeção e Quarentena de Sanidade Animal e Vegetal (BAPHIQ).
A Repartição também verifica os relatórios de que a praga pode ter chegado aos condados de Yilan e Chiayi, no nordeste e sudoeste da ilha, respectivamente.
Falando a repórteres na terça-feira, 11 de junho, o premier Su disse que o governo criou uma equipe de resposta a emergências para controlar pragas, mas também pediu ao público que ajude a identificar e notificar as autoridades sobre casos suspeitos.
“Por favor, ajude-nos a evitar isso. A ameaça é maior que a peste suína africana ”, solicitou o primeiro-ministro.
Os vermes do exército, que bebem grandes quantidades de sucos dos caules e folhas de muitas espécies de plantas, podem danificar centenas de hectares de plantações em uma noite.
Segundo o chefe do BAPHIQ, Feng Hai-dong, a praga pode reduzir o rendimento de trigo, milho, sorgo e arroz em Taiwan em 20 a 30% e afetar 45% da área semeada.