Hoje, cerca de 190 espécies culturais e selvagens de madressilva são conhecidas. A maioria deles é venenosa. Espécies e variedades comestíveis podem ser cultivadas em casas de veraneio e hortas, para produzir frutos saborosos e saudáveis. Falaremos sobre uma dessas variedades chamada Azure no material de hoje.
Descrição variedades madressilva Azure
Antes de decidir sobre o cultivo de madressilva em seu jardim, você precisa se familiarizar com a descrição da planta, descobrir suas preferências, especialmente plantar, cultivar e cuidar.
Você sabe A madeira madressilva é caracterizada por alta resistência. Pregos de sapato e dentes para ancinhos foram feitos com ele.
Histórico de seleção
A madressilva Lazurnaya foi obtida na NIISS, localizada em Barnaul, em 1965. Seus autores são Z. Zholobova, I. Kalinina e Z. Luchnik. A excreção ocorreu pela seleção de mudas que surgiram como resultado da polinização livre das variedades de madressilva Kamchatka Start. Apesar de a fábrica ter sido aprovada para testes em nível estadual, nunca entrou no Registro Estadual da Federação Russa.
Aspecto, características das bagas, tempo de maturação, rendimento
Na variedade de madressilvas Lazurnaya, crescem arbustos de altura média - não excedem 1,7 M. A coroa neles tem a forma de um cone inverso. Os arbustos são caracterizados por espalhamento médio. Os galhos são finos, de cor verde claro. As folhas são grandes, de forma oval. Há um leve pêlo nas placas das folhas. Bagas amadurecem em meados de junho.
A primeira frutificação ocorre no terceiro ou quarto ano após o plantio. Os frutos são grandes, pesam 0,9 a 1,4 g cada, atingem 1,5 a 2 cm de comprimento e são ovais, cônicos, de forma alongada. O topo das bagas é apontado. A pele é de densidade média. É pintado em azul escuro com um tom azulado. A polpa é caracterizada por ternura, sabor agridoce e aroma de mirtilo. O sabor é alto, avaliado pelos provadores em 4,5–4,6 pontos em 5 possíveis.
Importante! O sabor das bagas de madressilva depende da variedade, condições climáticas e disponibilidade de umidade durante a formação dos frutos.
Bagas de madressilva são úteis para o corpo humano, pois contêm açúcar (3% da ingestão diária para seres humanos), vitamina C (33%), B1 (200%), B2 (166%), K (66%). Frutas podem ser consumidas frescas, feitas com geleia, compotas, sucos, conservas, vinho. A produtividade de arbustos maduros da variedade siberiana Lazurnaya foi observada em 2,3 kg por arbusto ou 7 t / 1 ha. Espécimes jovens trazem até 1,5 kg de bagas. A variedade é caracterizada por um alto nível de resistência ao gelo, prefere a rega abundante e parcialmente autopoliniza. A vida útil e frutificação da madressilva é de cerca de 20 anos.
Vantagens e desvantagens da variedade
- De acordo com os jardineiros que têm experiência no cultivo de madressilva Lazurnaya, entre suas características positivas estão as seguintes:
- frutado grande;
- qualidades de alto sabor das bagas;
- resistência do inverno;
- imunidade forte;
- autonomia parcial;
- falta de vontade de bagas para derramamento.
As desvantagens incluem o baixo nível de produtividade em tenra idade.
Tecnologia agrícola
O sucesso do cultivo de madressilvas depende da seleção de um local adequado para o plantio, a escolha de uma muda de qualidade e a manutenção regular.
Seleção de assento
Madressilva prefere áreas bem iluminadas. Quando plantado na sombra, produz frutos ácidos e pequenos em pequenas quantidades. O local deve estar bem protegido de correntes de ar. A localização ideal dos arbustos de madressilva fica perto da cerca. A profundidade permitida das águas subterrâneas é de 1,5 M. É importante que a estagnação da umidade não seja observada no local, caso contrário, as plantas sofrerão danos e crescerão mal.
Importante! Os solos arenosos e pantanosos não são adequados para o cultivo de madressilvas.
Se não houver outra saída, como aterrissar no local onde a água estagna, é necessário organizar uma boa drenagem que remova o excesso de fluido. A madressilva cresce melhor e dá frutos em solos argilosos argilosos ou argilosos fertilizados com luz, com uma reação levemente ácida ou neutra.
Aterragem e cuidados
Além de uma escolha bem-sucedida do local, você também deve escolher material de plantio de alta qualidade. Depois dele, você deve ir a uma loja ou creche especializada. Geralmente são vendidas mudas anuais ou estacas enraizadas. Ao comprar, você deve dar preferência a amostras de tamanho não superior a 1,5 m, com um sistema radicular bem desenvolvido, um colo saudável, sem crescimentos e manchas. O plantio pode ser realizado na primavera - em meados de abril, antes do início da estação de crescimento e no outono - no dia 10 de outubro.No plantio da primavera, é recomendável preparar o local desde o outono. Ele deve ser limpo de detritos da planta, cavado profundamente, nivelado. As covas podem ser escavadas 1,5 a 2 semanas antes do plantio. O tamanho recomendado do orifício é de 40 × 40 × 40 cm.A distância entre eles é de 1,5 a 2 m, entre as fileiras - de 2 a 3 m. g) sulfato de potássio (30 g), cinza de madeira (300 g).
O plantio de uma muda deve ser realizado da seguinte forma:
- Encha a cova por 2/3 com solo fertilizado, formando uma pequena colina a partir dela.
- Coloque uma muda nela. O pescoço da raiz deve estar localizado 5 cm abaixo da borda do poço.
- Espalhe o sistema radicular, distribuindo-o uniformemente no chão.
- Encha o solo com vazios.
- Tamp up.
- Hidrate gastando 10 litros de água.
- Despeje uma camada de cobertura morta do chão, turfa, húmus.
Este procedimento evita a formação de uma crosta dura na superfície da terra, o que impede a penetração de umidade e oxigênio no rizoma. Deve ser realizado com cuidado, pois as raízes da madressilva estão localizadas próximas à superfície da terra. Capina regular também é necessária. Ervas daninhas devem ser removidas com a raiz. Reduzir o número de rega, afrouxamento e remoção de ervas daninhas permite a cobertura morta. Uma camada de palha, grama cortada, turfa, serragem e húmus (3-4 cm de altura) é colocada na zona do tronco próximo e nos corredores.
Importante! Ao contrário da maioria das outras árvores e arbustos, a madressilva não precisa de poda durante o plantio. Este procedimento leva ao crescimento e desenvolvimento atrofiados.
Graças a isso, o nível desejado de umidade no solo é preservado, o crescimento das ervas daninhas é mais lento. Madressilva precisa ser alimentada na primavera e no outono. Como primeira cobertura, fertilizantes contendo nitrogênio ou misturas complexas são usadas. No outono, a planta precisa de complexos de fósforo e potássio, além de cinzas de madeira. Para cavar, faça superfosfato (30 g / 1 m²) com sal de potássio (20 g / 1 m²). A cada 3-4 anos, é aconselhável fertilizar com fertilizantes orgânicos - húmus, composto apodrecido.
Recursos de Polinização
Grade Azure é auto-fértil em 27%. Para alcançar o nível máximo de produtividade, é necessário plantar 2-3 variedades nas imediações que possam polinizá-la. Bons polinizadores são as variedades Cinderela, Bluebird, frutos longos, Julia, fuso azul, Gerda.
Controle de Pragas e Doenças
A madressilva do Azure resiste bem a doenças e insetos prejudiciais. Com o plantio adequado e cuidados regulares, o risco de desenvolver doenças é reduzido significativamente. Se na rua por muito tempo condições climáticas adversas, em particular alta umidade, são observadas, o oídio pode afetar os arbustos.
Nesse caso, as folhas são cobertas com um revestimento branco, semelhante à farinha. Para a prevenção de doenças fúngicas, é necessário pulverizar com as preparações “Fitosporin”, “Alirin”, sulfato de cobre, solução de refrigerante e soro de leite.
Das pragas, um perigo para a planta pode ser:
- Leafloader. Este inseto leva ao acondicionamento de folhas. Para não deixá-lo entrar no jardim, é necessário realizar tratamentos preventivos com Biotlin, Bitoxibacilina, Aktara, Fufanon.
- Asa de madressilva. O próprio Fingerfly não prejudica a madressilva. O perigo para ela são as lagartas que estragam as frutas. As bagas ficam escuras, enrugadas e caem rapidamente. A produtividade dos arbustos é significativamente reduzida. A luta contra a asa do dedo é realizada por clorofos, infusões de topos de batata ou tomate e Inta-Vir.
- Pulgões. Esta praga se assenta sob o prato inferior da folha e bebe o suco da planta, enfraquecendo-a significativamente e até levando à morte. Os sintomas da infecção são folhas pálidas, pequenas manchas amarelas e marrons nelas. Os métodos populares são usados contra os pulgões - pulverização com uma solução de infusão de refrigerante, sabão, camomila, cinzas e calêndula. Com infecção grave, eles recorrem ao uso de "Entobacterina", "Biotlin", "Fitoverm", "Confidor", "Actellika", "Inta-vira".
- Shield. É um pequeno inseto, cujo corpo é coberto por uma concha. Suga o suco do tronco e atira no mato. Como resultado, as plantas param de crescer, murcham, suas folhas ficam amarelas, secam e caem. As frutas são cobertas com manchas amarelas e marrons. Se as crostas são poucas, são limpas mecanicamente, os brotos e o tronco são limpos com uma solução de álcool e sabão (20 ml de álcool desnaturado, 30 ml de sabão líquido, 2 l de água morna). No caso de uma derrota maciça, eles são tratados com o Almirante, Aktara e Aktellik.
- Carrapato madressilva. A praga bebe sucos das plantas. Como resultado de sua atividade prejudicial, as folhas se enrolam. Eles lutam com o carrapato "Actellik", "Omayt", "Confidor".
Cortar e moldar a coroa
A madressilva é cortada 2 vezes por ano - na primavera e no outono. Na primavera, isso deve ser feito antes do início da estação de crescimento. Nesse momento, são cortados galhos doentes, deformados, danificados, secos, que crescem dentro da coroa. No outono, corte galhos prolíficos com 5 anos de idade, bem como aqueles que levam ao espessamento da coroa.A poda é feita com uma ferramenta de jardim afiada, previamente desinfetada. A fim de evitar o desenvolvimento de doenças e o aparecimento de insetos nocivos, os locais dos cortes são tratados com sulfato de cobre e encobertos com var do jardim ou RanNet.
Invernada
A preparação para o inverno começa com a poda. Em seguida, a área é limpa de resíduos de plantas e alimentada com fertilizantes à base de potássio e fósforo. Como a madressilva do Azure tem um alto nível de resistência ao gelo, ela não precisa de um abrigo sério. Se necessário, você pode cobri-lo com galhos de pinheiro, agrofibra ou com neve.
Vídeo: preparando madressilva para o inverno
Colheita e transporte da colheita, prazo de validade das bagas
A duração da madressilva com frutificação é de 3-4 semanas. A colheita deve começar quando os frutos ganharam a massa declarada na descrição, adquiriram uma cor azul e se tornaram doces. Rasgue a madressilva manualmente, separando-o dos caules e colocando-o cuidadosamente em pequenos recipientes para evitar vincos. Alguns jardineiros preferem sacudi-lo em um tecido, estopa, pré-forrada sob um arbusto.
Você sabe O aroma da madressilva é usado ativamente para criar composições de perfume de elite. Os perfumes com um toque desta planta são apresentados nas coleções de marcas de culto como Givenchy (Organza), Chanel (Allure), Burberry (Londres), Britney Spears (Believe), Cartier (De Lune), Nina Ricci (L`Air), Estée Lauder (Muse moderno) e outros.
As bagas são armazenadas na geladeira por apenas 5 dias. Para salvá-los por mais tempo, é melhor recorrer ao congelamento. Em seguida, frutas saudáveis podem ser consumidas durante o inverno e a primavera. As frutas são mal transportadas. O transporte é possível se eles forem resfriados imediatamente após a coleta.Assim, a variedade comestível de madressilva Lazurnaya, no meio da temporada, pode ser cultivada em chalés de verão e terrenos domésticos. Não requer muito esforço e tempo para cuidar, raramente fica doente e, com cuidados regulares, dá frutos saborosos e saudáveis que podem ser usados para fins universais.
Comentários
Madressilva Azure é uma variedade da Sibéria. As frutas têm formato oval alongado, com uma ponta levemente alongada, de até 2 cm de comprimento e pesando até 0,7 gramas. O sabor é doce, a carne é macia. Produtividade de até 0,5 kg por arbusto. Derramamento não é. O arbusto é alto até 1,8 metros, espessado médio com uma coroa cônica reversa. As folhas são verdes claras, ovais alongadas. Para uso em sobremesas.