A apicultura é um setor agrícola lucrativo em muitos países. É praticado em todos os continentes, exceto na Antártica. Atingiu o maior desenvolvimento na América, Canadá e Austrália. Devido à boa demanda por produtos apícolas, essa atividade é rentável na Ucrânia e na Rússia. As características da apicultura industrial são dedicadas a este material.
Características da apicultura industrial
A apicultura é o ramo da agricultura que se dedica ao cultivo de abelhas, a fim de obter e vender vários produtos de suas atividades, além de alugar famílias de abelhas envolvidas na polinização de plantas. É dividido em amador (privado) e industrial.
Você sabe As pessoas mantinham abelhas domésticas de 5 a 6 mil anos atrás. Para eles, eles construíram colméias a partir de varas e tábuas ou colônias de abelhas instaladas em um vaso de barro.
Industrial - caracterizado por escala e alta padronização. É isso que possibilita, com menos recursos humanos e outros com o uso da automação, receber um grande número de produtos de alta qualidade. Por exemplo, na apicultura industrial, 500 a 1000 famílias de abelhas podem servir apenas 2 pessoas, cada uma das quais é capaz de receber de 5 a 15 toneladas de mel por estação.
Hoje, o negócio de mel é promissor e lucrativo para conduzir na Ucrânia e na Rússia. Existem condições favoráveis ao seu desenvolvimento - clima favorável, presença de um grande número de plantas de mel, territórios desocupados que podem ser usados para organizar apiários.
O desenvolvimento da tecnologia industrial da apicultura
Hoje, existem muitos desenvolvimentos e recomendações sobre como você pode iniciar e fazer um negócio bem-sucedido de abelhas.
A apicultura em escala industrial pode ser realizada em várias direções:
- Querida. Para obter mel e outros resíduos de insetos.
- Polinização de mel. Obtenção de produtos apícolas e uso de insetos para polinização de plantas.
- Polinizando. As abelhas são usadas exclusivamente para a polinização de hortaliças em estufas, jardins e hortas.
- Inteligência. É realizado com o objetivo de criar colônias de abelhas para venda.
- Integrado. Todas as direções no complexo são usadas.
Metodologia de Implementação
Para realizar a atividade, é necessário ter instalações (sob a propriedade central, fazendas de apicultura, armazéns celulares e outros edifícios), o equipamento e os meios necessários para mecanizar. Também é importante selecionar apenas famílias fortes que se alimentam continuamente. Todo o processo deve ser simplificado e padronizado.
Importante! A propriedade central deve estar localizada nas proximidades das principais plantas de mel.
Equipamento
Para apicultura em escala industrial, recomenda-se o uso dos seguintes tipos de colmeia:
- de várias camadas com armação de tamanho 435 × 230 mm;
- de um estojo com bastidor 435 × 300 mm, equipado com duas extensões com bastidor 435 × 145 mm;
- espreguiçadeiras.
Existem vários requisitos para colméias para apicultura industrial:
- Seus detalhes devem ser trocados.
- Deve ser conveniente trabalhar com eles.
- Eles podem ser facilmente transportados.
- É possível tratar famílias, se necessário.
Você também estará interessado em ler sobre as características de diferentes tipos de colmeias, a saber:
Simplificação do trabalho
Para economizar recursos humanos, tanto quanto possível, é necessário fazer uma divisão clara do trabalho e automatizar a maioria dos processos. Assim, por exemplo, os deveres de um trabalhador que transporta colméias não devem incluir processos como chocar o útero ou bombear mel.
Importante! É necessário que em um apiário de 3 a 4 mil famílias não haja mais do que 4 trabalhadores permanentes. Isso pode ser alcançado com a ajuda da organização correta do trabalho e com bom material e suporte técnico.
Em cada estágio da produção, é necessário usar vários dispositivos que funcionam automaticamente para simplificar o trabalho o máximo possível. As máquinas são usadas para carregar e descarregar (guindastes), para bombear mel, preparar e alimentar xarope de açúcar para as abelhas e processar cera (refinaria de cera, prensas, centrífugas). Certifique-se de ter pelo menos um carro ou trator para transportar colônias de abelhas.
Colônias de abelhas industriais
Para a apicultura industrial, é necessário selecionar determinadas raças de abelhas com alta produtividade, boa adaptação ao clima local e, em tempo hábil (todo outono), eliminar as mais fracas. Um erro de escolha pode levar à escassez de mel, comprometendo os lucros futuros e o bem-estar das colônias de abelhas.
Por exemplo, ficou provado que as abelhas caucasianas cinzentas não são adequadas para fazer negócios na Rússia central. Não é necessário comprar alguns cárpatos, italianos, russos centrais, krainka, algumas raças de criação inglesa para apicultura industrial.
Para obter as abelhas mais adequadas para o trabalho em uma determinada zona climática, é aconselhável se envolver na seleção e criação por conta própria. Portanto, é possível obter melhorias na qualidade e no desempenho da colônia de abelhas.
Técnicas anti-guerra
Os apicultores precisam lidar com um fenômeno tão natural como o enxame. Essa é uma maneira natural de propagar colônias de abelhas, o que leva a uma diminuição na coleta de mel.
Os principais métodos para evitar enxames incluem:
- a formação de camadas de primavera;
- expansão familiar;
- aumento no volume do ninho;
- projeto competente de favos de mel;
- remover drones desnecessários da família;
- organização da temperatura correta na colméia;
- errante sazonal.
Vídeo: Bee Swarming
Mudança completa do útero
A força de toda a família depende em grande parte de quão forte e prolífico o útero é. É habitual trocar a abelha a cada 2 anos no início da temporada, porque após esse período sua produtividade diminui e ela põe mais ovos não fertilizados, dos quais os zangões emergem.
Ao substituir o útero, será possível manter a capacidade de trabalho da família, e a mãe será removida artificialmente das larvas, colocando-as em um jardim de infância especial.
O uso de abelhas em outros setores da economia
Os insetos, suas propriedades e produtos benéficos, são utilizados não apenas na apicultura, mas também na medicina (mordidas para o tratamento de reumatismo, dor nas costas), agricultura (para polinização de culturas), indústria de alimentos, cosmetologia.
Outros produtos da apicultura
Além do mel, as abelhas produzem:
- pão de pêra;
- própolis;
- geléia real;
- veneno;
- zabrus;
- cera
- pedaços.
Você sabe Os restos de abelhas mais antigos foram escavados na Birmânia. Os cientistas estabeleceram que datam de 100 milhões de anos atrás. O inseto escavado é uma forma de transição de uma vespa carnívora para uma abelha polinizadora.
Perga é o pólen que é coletado pelas abelhas, depositado em um favo de mel e selado com mel. É necessário que as abelhas se alimentem. As pessoas o usam para comer, assim como na medicina tradicional, para melhorar a composição do sangue e aumentar os níveis de hemoglobina.
A própolis é produzida por insetos para selar rachaduras na colméia e higienizar o favo de mel. Tem efeitos antimicrobianos, antioxidantes, anti-inflamatórios, imunomoduladores e cardioprotetores que são usados por seres humanos para tratar gastrite, inflamação da mucosa oral, doença cardíaca, prevenção de câncer e cicatrização mais rápida de feridas.
Com geléia real, as abelhas alimentam os filhotes e a abelha rainha. As pessoas o extraem para adicionar a cosméticos, suplementos alimentares, medicina tradicional.
O veneno é secretado pelas abelhas que trabalham em glândulas especiais. Devido à presença de substâncias biologicamente ativas, é utilizado em apiterapia e no fabrico de preparações médicas. Contribui para um aumento da hemoglobina e uma diminuição do colesterol no sangue, afinamento do sangue, vasodilatação, alívio da dor, tônus e sono.
Zabrus são as tampas com as quais os insetos selam os favos de mel. É usado para eliminar problemas gastrointestinais e melhorar o peristaltismo.
A cera é uma substância sólida e é um material para a construção de favos de mel. Tem uma composição complexa. É utilizado para fins industriais (para fabricação de velas, modelos para fundição, polimento, mástiques protetores, peças de besta), alimentos (para revestimento de queijo) e para fins médicos, para fabricação de ceras, cosméticos.
O pólen é chamado pólen, que é colado com a secreção de insetos em grânulos. Tem várias propriedades úteis e é usado na medicina tradicional.
Assim, a produção industrial de mel e outros produtos é lucrativa e promissora para a Ucrânia e a Rússia. Isso ocorre devido à presença de um grande número de plantas de mel e territórios desocupados que podem ser ocupados por apiários. Você pode organizar um negócio bem-sucedido de mel com a ajuda do equipamento necessário, a distribuição correta da mão-de-obra e os processos cíclicos.