O sol impiedoso e a alta temperatura do ar na França por muitas semanas tiveram o efeito mais prejudicial sobre o desenvolvimento das culturas agrícolas.
Como resultado, tanto a agricultura francesa quanto a indústria pecuária sofrem - como resultado da seca, não é possível fornecer ao gado local forragens e feno.
Segundo Didier Guillaume, que chefia o Ministério da Agricultura da França, hoje as autoridades do país estão pedindo aos agrários que mostrem máxima coerência e solidariedade durante os tempos difíceis para o Estado.
Por seu lado, o governo francês promete fornecer subsídios estatais aos criadores de Estado em um futuro muito próximo, cujo valor total será de um bilhão de euros. Esse dinheiro será alocado para que os criadores locais possam comprar palha para seus animais.
No momento, os especialistas estão calculando a quantidade total de danos que a seca causou ao complexo agroindustrial do país. Assim que o valor for anunciado, os agricultores que sofrerem como resultado do calor e perderem a colheita serão compensados pelos danos.
Sabe-se que o dinheiro para a alocação de compensação será retirado do fundo nacional sob o Escritório de Riscos Agrícolas.