Em 28 de agosto de 2019, foram registrados 32 eventos em 29 regiões russas, o que provocou danos tangíveis à agricultura como resultado de situações de emergência e desastres naturais.
Segundo estimativas preliminares, os produtores agrícolas russos perderam 11 bilhões de rublos, de acordo com o relatório do Presidente da União Nacional de Seguradoras Agrícolas (NSA), Korney Bizhdov.
Várias regiões da Federação da Rússia ainda continuam avaliando os danos sofridos. Esta lista não inclui casos de morte em larga escala de abelhas, que, segundo especialistas, ocorreram devido a falhas humanas, disse Bizhdov. Ele observou que nem todos os desastres foram acompanhados pela introdução de uma emergência.
Em 2018, emergências foram declaradas em 28 regiões da Federação Russa. As perdas do setor agrícola foram estimadas em 11,3 bilhões de rublos. Mas apenas a quantia de 7,3 bilhões foi documentada e os agricultores pagaram 3,7 bilhões de rublos.
Segundo Bizhov, as perdas incorridas até o momento não podem ser comparadas com o ano passado, pois nem todas as regiões enviaram os dados ainda. Mas este ano, os desastres em larga escala ocorreram com maior frequência do que em 2018. Ao mesmo tempo, este ano, os agricultores estão relatando danos mais ativamente. Portanto, eles costumam relatar a morte das culturas de inverno e a perda das culturas da primavera.