O sucesso na apicultura é amplamente influenciado pelas condições climáticas e pelo meio ambiente. Em alguns anos, os apicultores não conseguem obter uma grande quantidade de mel, como em 2019.
Nesta primavera, na região dos Cárpatos, ocorreram fortes precipitações, que causaram danos às parcelas domésticas. não haverá mel.
Segundo Roman Dyazhuk, representante da jovem geração de apicultores, este ano não será possível preparar o mel nem para a família, pois na primavera havia chuvas constantes, que também se mostravam no início do verão.
Quando choveu na primavera, as abelhas não voaram das colméias. Eles tinham pouco mel, mesmo para a própria comida, e não podiam trazer néctar. Atualmente, quando não há chuva, quase nada floresce, explica o apicultor. No ano passado, a família de apicultores conseguiu obter até 5 kg de mel de cada colméia, o que é uma grande colheita.
Roman Dyazhuk localizou seu apiário em um lugar que dificilmente pode ser chamado de planta de mel. Não há campos ao redor, mas apenas florestas e jardins. Isso é bom e ruim.
Por um lado, as abelhas não podem produzir uma grande quantidade de mel e, por outro lado, o mel não conterá produtos químicos com os quais os agricultores processam seus campos. Segundo o apicultor, seu mel é tão valorizado que é puro por impurezas nocivas.