De acordo com uma análise preliminar do estado das culturas e das condições climáticas deste ano, são tiradas conclusões sobre o desenvolvimento acelerado das culturas de inverno. Atualmente, eles estão crescendo e se desenvolvendo à frente da curva em comparação com os anos anteriores.
Espera-se que as colheitas de cereais de inverno sejam colhidas mais cedo do que o habitual. O rendimento será afetado pela presença ou ausência de um suprimento suficiente de umidade no solo durante a fase de enchimento dos grãos, relata o NAAS em sua revisão agrometeorológica.
Especialistas observam que o estado das culturas de grãos de primavera e leguminosas é avaliado como bom. Os indicadores de temperatura e a quantidade de precipitação estão em equilíbrio, o que é favorável ao crescimento das plantas e à formação de sua alta produtividade.
Em algumas áreas semeadas com variedades altas, após fortes ventos com chuvas, observa-se alojamento de espigas.
Os parâmetros biométricos e morfológicos do girassol e do milho mostram que este ano a condição geral das plantas acima excede 15-20% no ano passado e repete os números de 2016.
Devido ao longo período de semeadura, desde os primeiros dias de abril até meados de maio, as plantas cultivadas formaram 6 a 10 folhas. Um efeito positivo em sua condição terá o cultivo inter-fileiras de culturas e o seu corte, o que destruirá a onda final de ervas daninhas e removerá a crosta na superfície da terra após as chuvas.