Vitaliy Demchuk, da vila de Morochnoye, distrito de Zarechnnensky, região de Rivne, prepara uma linguiça curada por três anos usando as receitas do avô. O produto é muito semelhante ao tradicional Polesskiy matzik, mas amadurece mais rápido e tem algumas diferenças na culinária.
Na sala onde a salsicha de Vitaliy Demchuk amadurece, há um aroma único. O empresário prepara seu produto com especiarias e até conhaque. Ele marca uma linguiça com conhaque com um fio rosa. É esta bebida alcoólica que confere ao produto um aroma incomum e preserva a cor da carne.
A lingüiça é seca por um mês em uma sala especial equipada com um desumidificador. Durante o amadurecimento, o produto deve ser virado, superado pelo outro lado. A lingüiça acabada deve ter uma estrutura densa e brilhar no corte.A lingüiça Demchuk de cura seca difere da tradicional Polesskiy matsik pelo amadurecimento mais rápido, pela ausência de vazios internos e por uma pequena porcentagem de gordura. Normalmente, a gordura não é adicionada ao matzik.
Um empresário passa por todo o processo de fazer salsichas por conta própria. Primeiro, ele procura porcos saudáveis na região, abate-os, corta carcaças e prossegue com a produção do produto. Vitali não segura seus porcos. Parentes às vezes o ajudam em seu trabalho.
A delicadeza é perfeita para a mesa festiva. De boa vontade o compra e os jovens bebem com cerveja. Vitaliy Demchuk não vai melhorar a receita da linguiça, ele diz que protegerá o que é transmitido de seus ancestrais.Para informação, o matzik é um produto natural seco e cru da carne de porco com especiarias, que amadurece por vários meses.