A mancha amarela ou pirenoforose, em comparação com outras doenças do trigo de inverno, é uma doença nova e extremamente perigosa, com altas taxas de crescimento. Em 2019, os especialistas esperam um nível médio de desenvolvimento de doenças nos campos da Ucrânia.
O maior perigo é a pirrenorose nas fazendas onde o cultivo mínimo do solo é praticado.
O desenvolvimento intensivo da pirenoforose começa durante o período de floração do trigo de inverno. Porém, em condições favoráveis, a doença pode se manifestar muito mais cedo, ou seja, no início da saída para o tubo, quando o clima é quente e quente com pelo menos + 20 ° C de temperatura do ar e alterna com dias chuvosos. O orvalho noturno abundante também favorece o desenvolvimento desta doença do trigo.Manchas amarelas são espalhadas por esporos. A liberação e disseminação máxima de bagósporos dos detritos vegetais afetados ocorre em fevereiro-março. Considerando os estoques da infecção do outono, que sobreviveram com sucesso ao inverno em detritos vegetais, com seu umedecimento prolongado, em 2019, os especialistas prevêem o desenvolvimento da doença de níveis insignificantes a médios. A derrota das manchas amarelas de trigo é possível em todas as zonas climáticas do solo da Ucrânia.
Para obter informações, a pirrenorose afeta mais de 60 espécies de cereais cultivados e silvestres.A doença se manifesta na aparência de manchas redondas ou ovais de cor amarela ou marrom clara nas folhas e bainhas das culturas de cereais. No centro do local, você pode ver uma área mais clara. Se a doença se desenvolver, as manchas se fundem e as folhas secam. Em dias chuvosos e chuvosos, um leve revestimento de cogumelo pode ser visto nos pontos, que desaparecem rapidamente.