A Administração de Alimentos e Medicamentos das Filipinas (FDA) expandiu sua lista de países que estão temporariamente proibidos de exportar carne de porco e derivados para o país.
Segundo relatos, o serviço de consultoria da FDA proibiu oficialmente a importação de carne de porco de várias regiões com casos confirmados de peste suína africana (ASF). A proibição veio de importações do Vietnã, Zâmbia, África do Sul, República Tcheca, Bulgária, Camboja, Mongólia, Moldávia e Bélgica.
Nas Filipinas, atualmente não há ASF e regras estritas de biossegurança se aplicam, mas a importação de produtos proibidos para o país continua.
Em setembro de 2018, o Ministério da Agricultura (DA) emitiu um memorando que exigia a proibição e a prevenção da importação de produtos processados da carne de porco de 14 países, incluindo China, Hungria, Letônia, Polônia, Romênia, Rússia e Ucrânia.
Desde então, a importação de produtos proibidos a partir de carne de porco continuou com a emissão de licenças, mas o Ministério da Agricultura instou o FDA a interromper as importações ilegais e a emitir licenças para a importação de produtos proibidos.
Foi realizada uma reunião de emergência neste mês, na qual participaram funcionários da alfândega da secretaria.
Segundo relatos, os produtores de carne suína pediram ao presidente Rodrigo Duterte que ordene imediatamente o estabelecimento de uma Força-Tarefa Interinstitucional para lidar com a ameaça de ASF à indústria suína com um orçamento de 200 bilhões de libras.