Variedades anãs de plantas perenes coníferas são extremamente populares no campo do paisagismo. Eles não são caprichosos no cultivo, fáceis de cuidar e reter suas altas propriedades decorativas o ano todo. Um dos representantes mais interessantes e originais das variedades anãs é o pinheiro-da-montanha Ophir, cuja descrição e características dos cuidados você encontra no artigo.
Descrição da árvore botânica
Pine Ophir (Pinus mugo Ophir) - representante da montanha de coníferas perenes da família Pine. Uma variedade anã foi obtida através da mutação de plantas perenes desse gênero que crescem na natureza. Garantiu na Holanda. A cultura se propaga exclusivamente por vacinação.
Ophir é um arbusto de tamanho pequeno com uma coroa macia e densa de uma forma em forma de travesseiro. A planta é caracterizada por baixas taxas de crescimento e atinge uma altura de 80 cm aos 20 anos de idade, uma largura de 100 cm.O crescimento anual de coníferas raramente excede de 7 a 10 cm.
No processo de crescimento e desenvolvimento, as amostras adultas assumem a forma de um cone ou de um skittle. O sistema radicular é altamente ramificado, distribuído próximo à superfície do solo. Os rebentos são grossos, localizados para cima, e sua superfície é coberta por numerosas agulhas verticais bastante rígidas, com cerca de 3 cm de comprimento, que crescem em feixes de dois cada.
Uma característica da planta perene é a cor de suas agulhas, que podem mudar várias vezes durante a estação de crescimento:
- no verão, as agulhas têm um tom esmeralda;
- no outono, as agulhas se tornam limão;
- no inverno, a cor das agulhas muda para amarelo-bronze.
Propriedades semelhantes do pinheiro podem usá-lo com sucesso para criar várias composições decorativas da paisagem. Ophir também é muito popular no caule. Os frutos da planta são pequenos cones da forma redonda correta de cor marrom, nas escalas em que pequenas sementes amadurecem.
Aterragem
Para prender Ophir por um longo tempo satisfeito com uma aparência altamente decorativa, ao plantar uma muda, você deve seguir algumas regras simples. Deve-se lembrar que a árvore é fotofílica e não se desenvolve bem na sombra.Portanto, recomenda-se escolher um local luminoso, ensolarado e espaçoso, protegido de forma confiável contra correntes de ar e ventos frios, que tenham um impacto negativo no estado das árvores coníferas para o pouso.
Importante! A cultura reage extremamente negativamente à argila densa e às terras puramente turfosas, que impedem seu pleno desenvolvimento.
O pinho prefere solos leves, nutritivos e permeáveis ao ar e à umidade, com baixa ou média acidez. A melhor opção para a planta será solo arenoso ou barro.
As atividades de desembarque são realizadas no final de abril, quando a terra esquenta um pouco, e a probabilidade de retorno do gelo noturno diminuirá para zero, ou em meados de setembro, para que as mudas possam se enraizar antes do início do gelo. O desembarque é realizado no início da manhã ou à noite, ou escolha um dia nublado.
Você sabe O dono das agulhas mais longas entre as perenes coníferas é um pinheiro do pântano. O comprimento das agulhas da planta é de 40 a 45 cm.
Imediatamente antes de colocar as mudas em solo aberto, o local é desenterrado e umedecido. Como material de plantio, escolha uma planta de 2 a 3 anos de idade em um recipiente com sistema radicular fechado, com agulhas verdes saudáveis, sem sinais de doença ou amarelecimento.
As coníferas são plantadas de acordo com este algoritmo:
- cavar um recesso, cujo tamanho deve ser três vezes o volume do sistema radicular;
- no fundo do poço, encha uma camada de drenagem de 20 cm usando argila expandida, cascalho ou pedra britada;
- parte da terra removida do aprofundamento é misturada com relva e solo de jardim, turfa e areia na proporção de 2: 2: 1: 1;
- no topo da camada de drenagem, uma camada de solo fértil é coberta;
- uma muda é imersa em um poço e coberta de terra, de modo que o pescoço da raiz permaneça na superfície;
- o solo é levemente compactado com as mãos, regado abundantemente;
- o círculo do tronco é coberto com uma camada de turfa ou casca de 10 centímetros, que economiza umidade e impede o crescimento intensivo de ervas daninhas.
Ao desembarcar várias cópias ao mesmo tempo, a distância entre elas deve ser de 1 a 1,5 m.
Cuidado de pinho
O pinheiro-da-montanha Ophir é despretensioso ao sair, resistente ao gelo, possui excelente resistência a doenças e pragas; no entanto, reage mal à seca prolongada, é sensível à poluição dos gases.
Para manter a planta de uma forma saudável e esteticamente atraente, ela precisa fornecer cuidados regulares e de qualidade, em tempo hábil, que consiste na condução de práticas agrícolas tradicionais - rega, poda, cobertura, soltura do solo.
Rega e alimentação
Ophir é uma cultura que adora água e precisa de rega regular. É especialmente importante fornecer à planta umidade suficiente durante o verão quente. Neste momento, a árvore precisa ser regada uma vez por semana. Você também deve irrigar a coroa com água fria. Para não causar queimaduras nas agulhas, a aspersão é realizada à noite.
O pinheiro da variedade descrita não precisa de cobertura frequente. Na primavera, você pode nutrir o mato com preparações contendo nitrogênio destinadas a variedades de coníferas que ativam o crescimento da massa verde. No final do verão, é recomendável usar preparações minerais à base de fósforo e potássio, que fortalecem a imunidade da planta, aumentam sua resistência a doenças e parasitas.
Importante! Os especialistas não aconselham se envolver em meios orgânicos ao aplicar fertilizantes. A ninhada, formada na região do círculo próximo ao tronco a partir das agulhas que caem, contribuirá para o acúmulo de húmus e a nutrição do sistema radicular perene.
Afrouxamento e cobertura do solo
Um dos procedimentos agrícolas obrigatórios ao cuidar de Ophir é o afrouxamento e a cobertura do solo. O primeiro permite saturar o solo com oxigênio e substâncias valiosas vitais para o pleno desenvolvimento do mato, acelerando o crescimento dos processos radiculares.
A cobertura do solo é realizada durante o plantio. No plantio no verão, grama cortada, turfa ou composto são usados como cobertura morta. Se o plantio for realizado no outono, o círculo do tronco é coberto com ramos de abeto ou casca triturada.
Com um crescimento adicional, não há necessidade de cobrir adicionalmente o solo com uma camada de cobertura morta, pois as agulhas que partem dos galhos criarão um revestimento denso e espesso que ajuda a preservar a umidade e a manter condições confortáveis para o crescimento das raízes.
Poda
A forma de pinheiro anão não precisa de poda regular cardinal. No início da primavera, é realizada a circuncisão sanitária, durante a qual são removidos brotos secos, quebrados, muito fracos, danificados ou doentes.
Ophir tolera perfeitamente um corte de cabelo e modelagem, que são realizados conforme necessário. Ao formar, todos os brotos salientes que crescem para dentro, bem como os galhos que interferem na criação da forma correta, são encurtados.
Possíveis doenças e pragas
A planta possui excelente imunidade, raramente é exposta aos efeitos nocivos de pragas ou doenças. Com excesso de umidade e condições climáticas adversas, pode ser afetada por doenças fúngicas, vários tipos de podridão.
Como principal terapia para doenças, são utilizadas preparações fungicidas, por exemplo, “Skor”, “Chorus”, “Quadris”, que são pulverizadas com o mato várias vezes por temporada.
Das pragas, o maior perigo para o pinheiro é:
Altamente eficaz na destruição de parasitas possui inseticidas de amplo espectro de ação - "Aktara", "Actellik", "Imidor".
Os melhores métodos de controle de pragas e doenças são medidas preventivas:
- controle de umidade do solo;
- adesão a regimes posológicos e dosagens;
- afrouxamento do solo;
- controle de ervas daninhas;
- limpeza do local da vegetação, galhos secos.
Você sabe A madeira de pinho é usada na fabricação de substitutos de couro e na produção de seda artificial.
O uso da madeira no paisagismo
O pinheiro-da-montanha Ophir é uma "ferramenta" viva maravilhosa para criar composições decorativas originais no projeto da paisagem.
É ótimo para:
- criando fronteiras;
- a formação de jardins ornamentais, depósitos rochosos;
- paisagismo de terraços, parques, praças, muros de contenção;
- fixação de encostas e encostas;
- criando composições em simbiose com gramíneas ou coníferas.
Ophir é usado como plantio solitário ou para plantio em grupo. Mas deve-se lembrar que a fábrica não tolera ar demasiado gaseado, portanto, não é recomendável plantá-la em rodovias com tráfego intenso.
O pinheiro-da-montanha Ophir é um incrível representante das coníferas perenes, apreciado pelos jardineiros por sua alta decoratividade, cor original das agulhas e tamanho compacto e anão. Infelizmente, a planta não está incluída na gama constante de produtos de muitos viveiros, pois se propaga exclusivamente por vacinação. Mas se você conseguiu conhecer as mudas da cultura nos centros de jardinagem, os especialistas recomendam não perder esta oportunidade e reabastecer sua coleção de pinheiros com uma amostra rara.