Calathea Lansifolia é um tipo de planta de casa que tem uma aparência exótica de folhas e flores. Sobre as características da cultura, os métodos de reprodução, as regras para cultivá-la e cuidá-la, leia abaixo.
Descrição botânica da planta
Calathea Lansifolia é um representante do gênero de culturas monocotiledôneas da família Marantov. As plantas perenes da terra natal são florestas tropicais da América do Sul.
Os rebentos da cultura subterrânea, formando um rizoma, a partir do qual se estendem as rosetas das folhas, contendo apenas uma folha. Os stolons são formados nas raízes - crescimentos arredondados que contêm um suprimento de água e nutrientes.
A cor da planta é colorida, exótica. No lado de fora da folha é verde, com manchas simétricas pretas, na parte de trás é de cor púrpura.
A cultura cresce para 75 cm, as folhas crescem apenas um ano e depois morrem e são substituídas por novas.
Com os devidos cuidados, a calathea floresce de maio a agosto. As flores são roxas, brancas, vermelhas - são formadas nas axilas das placas das folhas.
Vídeo: Calathea Lansifolia
O que fazer imediatamente após a compra de uma flor?
Depois de comprar uma planta de casa, a primeira coisa que você precisa fazer é transplantá-la para outra panela e mudar o solo, que pode não ser fertilizante suficiente para o crescimento da safra. Em seguida, escolha um local adequado para crescer. Os lados leste e oeste da sala são os mais adequados.
Importante! Ao cultivar calathea em uma janela com um arranjo do sul, suas folhas perdem a cor. Além disso, você não pode colocar a planta nos peitoris da janela, na parte norte da casa; caso contrário, devido à falta de calor e luz, seu crescimento será interrompido.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Para que o calathea se desenvolva bem e delicie-se com uma aparência bonita, é necessário fornecer iluminação suficiente, hidratar e observar o regime de temperatura, o que afetará favoravelmente o desenvolvimento desta planta interna.
Iluminação
A cultura não tolera luz solar direta: devido à sua influência, a tonalidade das placas das folhas diminui, mas o brilho da cor também se perde na tonalidade. Para a kalatea, a iluminação difusa é necessária; portanto, no local de cultivo, é necessário criar sombra parcial, criada pendurando a folha do álbum na janela - para que a luz seja filtrada através do papel.
Airing
A aeração deve ser diária, 10 a 15 minutos. No verão, as plantas podem ser levadas para a varanda ou varanda.
Modo de temperatura
A temperatura ideal para o cultivo é de + 20 ° C a + 27 ° C no verão e de + 16 ° C no inverno. A cultura não aceita mudanças bruscas de temperatura e rascunhos.
Home Care
O desenvolvimento e o crescimento da planta dependem dos cuidados adequados. É especialmente importante observar o momento da fertilização e da rega para que a calathea floresça na hora certa.
Rega
A rega da planta é realizada com água protegida por 48 horas, cuja temperatura varia de + 20 ° C a + 25 ° C. É utilizada uma técnica de rega das raízes para evitar umedecimento excessivo das placas foliares.
O procedimento é realizado à medida que o solo superficial seca. Em um período quente, a frequência de rega deve ser uma vez a cada 3 dias; no período frio, a rega é realizada a cada 7 dias.
Importante! Para evitar o alagamento, é necessário drenar a água acumulada da panela instalada sob a panela.
Pulverização
Na sala onde a cultura é cultivada, é necessário manter a umidade do ar em até 90%. Para fazer isso, coloque a planta em condições de aquário, o que é muito problemático ao crescer em casa, para que seja realizada a pulverização diária de água sobre a flor. Você precisa tentar executar o procedimento com um mínimo de acertos na superfície da flor, porque as folhas da kalatea não toleram um excesso de umidade.
Uma vez a cada 3-4 dias, você pode limpar a cultura com um pano úmido: o procedimento é realizado com movimentos suaves, movendo-se da base para a parte superior da placa da folha.
Top vestir
De março a outubro, é necessário alimentar a planta a cada duas semanas. De novembro a fevereiro, o fertilizante deve ser aplicado uma vez a cada 1,5 meses.
É necessário alternar fertilizantes orgânicos e minerais. O fertilizante orgânico é preparado a partir de verbasco - 100 g por 1 litro de água, 2 g de superfosfato podem ser adicionados durante a formação de gemas. Para fertilizantes minerais, é melhor comprar um medicamento pronto - o NPK Stimulus é ideal, usado na seguinte proporção: 1 tampa do medicamento por 1,5 litros de água.
Poda
Calathea Lansifolia não precisa de poda regular. Só é necessário realizar a remoção oportuna de folhas murchas ou danificadas.
Transplante
O transplante de cultura ocorre em fevereiro ou março. O procedimento é realizado anualmente por 4 anos após o plantio de um broto. Uma planta adulta requer um transplante a cada 3 anos.
Para que a cultura transplantada tenha espaço suficiente para o crescimento, é necessário levar um vaso 2 cm maior que o anterior. Geralmente eles tomam uma panela grande que parece uma tigela - isso contribuirá para o crescimento do sistema radicular e a reprodução da prole.Para o transplante, é preparado um substrato do solo, que consiste em:
- relva - 2 kg;
- turfa - 1 kg;
- carvão vegetal - 500 g;
- areia do rio - 500 g.
Antes do transplante, é necessário embeber o solo em uma panela com uma planta para removê-lo com segurança do tanque sem danificar o rizoma. Você pode limpar as raízes do solo em uma bacia de água, após o que elas são revisadas quanto à presença de podridão. Depois de cortar todas as partes danificadas e podres, as fatias são polvilhadas com cinzas de madeira.
Processo de transplante:
- No fundo da panela, despeje uma base de drenagem de seixos em uma camada, cerca de 1-2 cm.
- Despeje uma camada de substrato do solo 2 cm.
- Introduza a planta em uma panela e encha-a com substrato do solo até o topo, sem socar.
Reprodução
A reprodução de calanhea Lansifolia é realizada de três maneiras:
- estacas;
- divisão do rizoma;
- sementes.
Divisão raiz
A reprodução dividindo o rizoma se torna possível após a planta atingir os 3 anos de idade. Nesse momento, o próprio rizoma é dividido em várias partes, cada uma das quais forma seu próprio tronco, o que permite obter novas plantas.
Importante! A lâmina do cortador deve ser descontaminada — é limpo com um cotonete embebido em álcool.
Para dividir as raízes em partes, primeiro limpe-as do solo lavando-as com água corrente e depois seque-as completamente. As raízes fundidas devem ser cortadas com uma faca. O processo de corte deve ser rápido e claro; você deve garantir que a faca esteja bem afiada, pois uma ferramenta opaca pode causar ferimentos desnecessários durante o corte.
Depois de cortar o rizoma em partes, as partes das fatias são polvilhadas com cinza de madeira picada, para que a planta não fique doente com doenças infecciosas.
Cada raiz deve ser plantada separadamente em um vaso cheio de substrato do solo, composto por 2 partes de turfa e 1 parte de areia do rio.
Processo de plantio e cuidados adicionais para a raiz separada:
- é necessário introduzir a raiz na panela e polvilhar com uma mistura de turfa e areia;
- após o plantio, regue o recipiente com água em abundância a uma temperatura de + 20 ° C;
- rega adicional é realizada após a secagem completa do solo, uma vez a cada 4 dias;
- a raiz plantada deve ser coberta com película aderente, na qual vários pequenos orifícios devem ser feitos para o acesso do oxigênio;
- o filme deve ser removido após o aparecimento de um broto verde.
O transplante para outro recipiente deve ser realizado após o aparecimento de 1-2 folhas.
Estacas
As estacas são obtidas pela separação das cavidades das folhas da planta mãe. A complexidade desse método de reprodução é que as estacas separadas têm um ponto de crescimento e ele não possui um rizoma, portanto o processo é muito demorado.
A haste é plantada em areia molhada e colocada sob um capuz, que é removido diariamente por 20 minutos para ventilação. A rega é realizada à medida que a areia seca, geralmente a cada 3-4 dias. Ele pode ser transplantado para uma nova panela após 1-2 novas folhas aparecerem no cabo, o que testemunhará seu enraizamento.
Plantando sementes
As sementes são colhidas no final do outono, quando os caules das flores estão totalmente maduros. As sementes são amarelas, têm a forma de bolas. Após a coleta, elas são secas por várias horas na varanda.
A semeadura do material das sementes é realizada em um recipiente raso, cujas dimensões dependem do número de sementes para a semeadura. O solo para a semeadura é preparado a partir de relva (2 partes) e areia do rio (1 parte). A mistura do solo é derramada no topo do tanque e as sementes são semeadas, observando uma distância de 3 cm entre elas, as sementes devem ser pressionadas firmemente no chão e depois regadas abundantemente. As capacidades das culturas são colocadas em um local quente com uma temperatura de + 25 ° C. As primeiras mudas devem ocorrer em 2 a 3 semanas - quando duas folhas aparecem, as plantas podem ser transplantadas em ervilhas separadas.
Problemas que podem ocorrer durante o cultivo
Durante o cultivo de calanheum Lansifolia, podem ocorrer os seguintes problemas:
- falta de floração;
- a formação de manchas secas nas folhas;
- amarelecimento das placas das folhas;
- as folhas ficam finas.
Falta de floração
A falta de floração pode ser devida a um ambiente de manutenção ruim. É necessário transferir a panela para um local mais quente e úmido - então o calathea começará a florescer.
Para recriar as condições ideais de floração, você pode colocar o pote de calathea em uma bacia de água para que a água não encha o pote.
Folhas enroladas ou manchas secas
Se as placas foliares começassem a se enrolar em um tubo e surgissem manchas secas, que eventualmente vazam, transformando-se em buracos, a planta não possui umidade suficiente. Além disso, correntes de ar ou condições de crescimento muito frio podem ser as causas do enrolamento das folhas.
Métodos para controlar a ondulação das folhas:
- aumentando a frequência de rega até uma vez a cada dois dias;
- aumentar a umidade do ar pulverizando água sobre uma flor a partir de um frasco de spray 2 vezes ao dia, diariamente;
- aumento da temperatura do ar até + 20 ° C.
Folhagem amarela
Se a folhagem fica amarela na calanhe de Lansifolia, há falta de fertilizante ou, inversamente, uma superabundância. Eliminar esse fenômeno ajudará a aderir claramente ao cronograma de alimentação. A frequência dos fertilizantes não deve exceder 1 vez em duas semanas, da primavera ao outono, e 1 vez em 6 semanas, no inverno.
Se a programação da alimentação for observada, isso significa que as folhas ficam amarelas devido a uma superabundância de fertilização - nesse caso, é necessário diminuir pela metade a dose aplicada de fertilizante. Por exemplo, ao introduzir a preparação mineral “Stimulus NPK”, em vez de 1 tampa, você precisa tirar metade e também diluir com 1 litro de água.
As folhas adquiriram uma forma alongada fina
Se as folhas adquiriram uma forma alongada fina e se tornaram letárgicas, a planta apresenta uma deficiência de nitrogênio. Os sintomas aparecem principalmente nas folhas velhas, mas com o tempo, a falta de nitrogênio afeta toda a planta - não apenas no desbaste, mas também no aparecimento de uma tonalidade vermelha nas veias da folha.
Você pode resolver os problemas observando a programação de fertilizantes com a alternância obrigatória de fertilizantes minerais e orgânicos. Você pode aumentar o nível de nitrogênio adicionando fertilizante orgânico com base em fezes de pássaros - 100 g por 1 litro de água.
Você sabe Calathea é conhecida no mundo sob o nome "flor de oração" devido à sua capacidade de alterar a posição das folhas. De manhã, as placas das folhas estão na posição mais baixa e, à noite, elas se estendem para cima, mostrando seus lados errados.
Manchas amarelas
Manchas amarelas podem aparecer devido à propagação na camada do escutelo - trata-se de um inseto com até 2 mm de comprimento. A bainha come suco de folhas, o que leva à sua morte lenta. Devido aos efeitos do parasita, a planta para de se desenvolver.
Combatendo o escudo da balança:
- Remoção das lâminas danificadas e empobrecidas.
- Os adultos são removidos das folhas manualmente usando um algodão embebido em uma solução de sabão (20 g de sabão líquido em 200 ml de água). Com movimentos suaves, a planta é limpa da base para o topo.
- Pulverização com inseticida Aktara - 4 g por 5 l de água.
Manchas escuras
A manifestação de manchas escuras no meio da folha pode indicar o aparecimento de um fungo, que foi formado devido ao alagamento do solo.
Medidas de controle de fungos:
- Afrouxando o solo em uma panela para proporcionar ventilação do sistema radicular e melhor secagem do solo.
- Remoção de folhas afetadas.
- Durante a luta contra o fungo, forneça ventilação por 10 minutos de manhã e à noite.
Normalmente, o problema de alagamento do solo desaparece dentro de 2-3 semanas, sujeito às medidas acima para combater fungos.Calathea Lansifolia é uma planta bonita e bem cultivada em casa, sujeita às regras de tratamento. A beleza e a saúde da cultura dependem amplamente da localização na casa e da conformidade com a alta umidade.