Thuja, Miriam ocidental, é a mais moderna das variedades de coníferas criadas recentemente na Europa. O artigo fornece uma descrição da árvore, cuidando dela e da possibilidade de usá-la no projeto da paisagem.
Descrição da nota
Esta variedade foi cultivada a partir de Thuja occidentalis Danica e tirou dela o melhor em termos de forma e aparência. O thuja, que parece uma bola, possui agulhas verde-amarelas ricas que crescem. No inverno, sua sombra se parece mais com o bronze, mas na primavera a cor verde dá amarelo. A planta cresce menos de 0,8 m em altura e em largura. Cresce lentamente, cerca de 5 a 10 cm por ano.
O sistema radicular é muito sensível à compactação e está localizado próximo ao solo. A planta é muito fotófila, mas pode crescer em sombra parcial. Em um local sombreado, as agulhas perderão sua sombra brilhante e começarão a secar. Para este tipo de solo conífero com umidade moderada é adequado.
Você sabe Na medicina tradicional chinesa, as folhas e caules de East Thuja são usados para tratar distúrbios nervosos, insônia, palpitações cardíacas, além de parar o sangramento e a febre.
Em paisagismo
Thuja desta espécie é frequentemente usado no projeto da paisagem. Você pode usar uma árvore que cresce em uma panela ou plantá-la em campo aberto.
Em uma panela
Árvores plantadas em vasos são ótimas para decorar gramados. Muitas vezes você pode encontrar tanques com Miriam thuja em varandas, terraços e telhados de casas.
Em campo aberto
A planta, plantada em campo aberto, se encaixa perfeitamente no panorama da cidade, de modo que pode ser vista frequentemente em caminhos ao longo de ruas ou praças. Esse tipo de conífera se destaca em vários canteiros e é um ornamento de fronteiras. Também é usado para formar cercas vivas.
Músicas
Devido ao fato de o thuja Miriam crescer lentamente e permanecer inalterado por um longo período, os jardineiros costumam usá-lo para decorar jardins japoneses e colinas alpinas, bem como para composições que usam árvores e arbustos com diferentes estruturas e cores.
Aterragem
É necessário escolher uma muda para plantar em lojas ou viveiros especializados. É necessário prestar atenção para que não sejam visíveis na planta vestígios de pragas e podridão. As raízes estavam fortes e prontas para o transplante.É muito importante que a árvore cresça bem para escolher o local onde irá crescer. Para thuja Miriam, áreas mais claras com solo levemente ácido são mais adequadas.
Na panela
Para plantar uma muda em uma panela, recomenda-se:
- Ao escolher os recipientes em que a planta crescerá, você deve prestar atenção ao sistema radicular. Deve ocupar não mais que 1/3 do volume do pote.
- É necessário plantar uma muda com o solo que se acumulou nas raízes.
- O tanque deve ter uma boa drenagem para que a água não fique estagnada e não prejudique as raízes.
- Para a drenagem, você pode usar pedaços de poliestireno ou cascalho. Se cascalho for usado, o tanque será muito pesado.
- Coloque as mudas na panela. O colo das raízes deve permanecer no nível do solo.
- Para regar.
- Coloque em um local permanente de estadia.
Você sabe Em 2002, cientistas da Alemanha anunciaram que a infusão à base de agulhas de thuja, álcool e água reduz a propagação do vírus da influenza tipo A.
Em campo aberto
Para plantar em campo aberto, recomenda-se:
- Cavar um buraco no qual o sistema radicular das mudas se encaixe com um pedaço de terra.
- Instale uma camada de drenagem. Para isso, você pode usar peças de tijolos quebrados.
- Coloque as mudas no poço.
- Prepare o solo com o qual a raiz da planta irá adormecer. Para fazer isso, você precisa de terra com folhas, areia e turfa. Combine os componentes na proporção 2: 1: 1.
- Depois de adormecer a raiz das mudas com o solo preparado para o colo da raiz, é necessário regá-la e cobrir com folhas de sabugueiro ou thuja. 3-5 litros de água são suficientes para irrigação.
Cuidado
Para que o thuja Miriam cresça saudável e não perca sua aparência, você precisa cuidar dele. Ela precisa da rega correta, cobertura e poda, além de preparação para o inverno.
Rega e alimentação
A planta precisa ser regada regularmente. Isso é especialmente verdadeiro para as mudas recém plantadas, que podem adoecer se o solo começar a secar.É necessário cerca de 10 litros de água por árvore plantada. Você precisa regar uma vez a cada três dias, mas não se esqueça de levar em consideração as condições climáticas. Em tempo seco, é adicionalmente recomendável ligar os pulverizadores de água automáticos. Ligue-os melhor depois que o sol se põe. Isso é feito para não provocar possíveis queimaduras solares nas agulhas.
Importante! Húmus, estrume e uréia não são utilizados para fertilizar a thuja ocidental Miriam.
Para alimentar uma árvore, comece em abril - maio. Para fazer isso, use composições nutricionais complexas, por exemplo, Kemira universal. Em 1 m² do círculo do tronco, são necessários 50 g do medicamento. No outono (final de setembro - outubro), produtos contendo potássio são adicionados ao solo.
Invernada
É necessário preparar uma árvore para as geadas de inverno entre outubro e novembro. Para fazer isso, você deve:
- amarre a coroa com uma corda ou fita feita de tecido;
- embrulhe com material especialmente projetado que desempenhará o papel de isolamento (agrospan, spanbond, lutrasil, papel kraft);
- para proteger as mudas dos bloqueios de neve, você pode fazer um toldo de um filme puxado sobre palitos de madeira ou outros materiais;
- fortalecer o dossel para que ele possa suportar ventos fortes;
- o solo ao redor do tronco deve ser isolado. Para isso, são usadas serragem e agulhas, colocando galhos de abeto por cima.
Prevenção de Doenças e Pragas
Pragas que podem danificar a planta e como lidar com elas:
- pulgões. Destrói parte dos galhos mais próximos do tronco. Para destruí-lo, você precisa pulverizar a planta com Karbofos;
- mariposa manchada. Esta espécie de borboletas destrói plantações inteiras de thuja. Ela é mais ativa no verão. Um sinal da aparência de uma mariposa é a parte superior marrom das agulhas e galhos secos. Você pode combatê-lo com a ajuda de substâncias que contêm piretróides. É necessário borrifar por 3 semanas com um intervalo de 7 dias;
- escudo falso. Para eliminar esse inseto, é necessário pulverizar a árvore com Karbofos e Aktellik;
- quebra-nozes. Suas larvas se desenvolvem em solos ácidos e na presença de uma grande quantidade de água. Eles danificam as raízes da planta, por causa da qual ela pode morrer. Na luta contra eles, substâncias à base de diazonina ajudarão.
Importante! Uma boa camada de drenagem e escavação no outono ajudam a se livrar das pragas.
Doenças que são características da planta e formas de lidar com elas:
- fungo. Um sinal de dano à doença é a cor marrom dos ramos. Os tiros que foram infectados são removidos com tesouras de podar e destruídos. O cal é adicionado à terra ao redor do tronco e pulverizado com uma solução de Fundazole a 0,2% uma vez a cada 14 dias. O procedimento é repetido 2-3 vezes;
- cogumelos no solo. Eles danificam o sistema radicular da árvore. Para a profilaxia, a planta é pulverizada com zircão, que desenvolve resistência à doença, e fungicidas Khom, Kartotsid. É necessário dissolver 40 g de um dos medicamentos em 10 l de água. Pulverize todos os meses de verão a cada 2 semanas;
- secando galhos. Para que os galhos não sequem, você precisa tratá-los com preparações que contenham cobre. Por exemplo, fungicidas.
Corte e modelagem
Para as agulhas serem lindas e macias, todo ano você precisa cortar os brotos para prevenir. No início de abril, são removidos galhos danificados ou com traços de congelamento e, ao mesmo tempo, a chamada poda de formação. Como regra, a coroa é cortada na forma de uma bola ou hemisfério. Mas, em qualquer caso, você mesmo escolhe o que gosta.
Plantar thuja no oeste de Miriam e cuidar dele não será difícil, mesmo para jardineiros amadores. Esta pequena árvore se encaixa perfeitamente em qualquer espaço e ajuda a enfatizar os aspectos benéficos das plantas que são plantadas nas proximidades.