Orquídea de interior é uma planta exótica e delicada que pode surpreender muitos com a sua floração. No entanto, ela nem sempre pode lhe dar flores. Uma das razões mais comuns para isso são os graves erros nos cuidados, devido aos quais a planta não apenas floresce por um longo tempo, mas também morre com frequência. Vamos considerar em detalhes as principais razões para a falta de floração nas orquídeas, e também explicar como lidar com esse problema.
Requisitos básicos para orquídeas
Apenas algumas décadas atrás, o cultivo de orquídeas em peitoris de janelas era considerado o sonho da maioria dos jardineiros, e hoje essa planta está incluída na lista de algumas das plantas de interior mais populares. No entanto, cultivá-lo em casa não é tão simples - essa espécie é bastante exigente nas condições de detenção, inclusive durante a floração.
Os requisitos básicos da flor para as condições de detenção são apresentados na tabela:
Temperatura | No verão - cerca de +20 ° C, no inverno - não inferior a +17 ° C. Nesse caso, a diferença entre a temperatura diurna e noturna não deve exceder 2-3 ° C. |
Iluminação | A planta precisa de luz difusa e brilhante. O horário de verão deve estar entre 10 e 15 horas por dia. |
Rega | A flor requer solo bem úmido. No verão, a planta precisa ser regada diariamente em pequenas porções e no inverno - não mais que 1 vez em 2-3 dias. |
Humidade do ar | Na faixa de 80 a 90%. As folhas requerem pulverização periódica. |
Substrato | Deve ter alta porosidade e fertilidade. Uma mistura de casca de madeira, serragem, musgo seco ou raízes de samambaia, copra de coco e vermiculita (todos os componentes em partes iguais) é mais adequada para esses fins. |
Suporte adicional | A flor precisa de suporte artificial feito de arame ou espeto de madeira. Eles amarram a planta ao suporte com a ajuda de uma corda densa, levemente acima do centro do caule. |
Características do período de floração
O ciclo de vida de qualquer planta pode ser dividido em várias etapas, entre as quais a floração é a mais importante. Na natureza, esse processo surgiu para obter sementes das quais uma nova planta crescerá na próxima temporada. É por isso que as plantas são frequentemente preparadas para florescer durante todo o período vegetativo. E cada produtor deve conhecer exatamente as características dos ritmos biológicos de suas alas.
O erro mais comum cometido pelos jardineiros iniciantes é se preparar para o florescimento das orquídeas logo após a aquisição. Apesar de a planta se desenvolver rápido o suficiente, para que as flores apareçam em brotos jovens, levará pelo menos 2 anos após o enraizamento das mudas. Isto é devido ao crescimento bastante lento e às características fisiológicas das orquídeas.Você sabe Orquídea é uma das plantas mais antigas do planeta. Seus ancestrais apareceram na era mesozóica - cerca de 145 milhões de anos atrás.
A principal condição para o florescimento total de uma orquídea, como qualquer planta, é a correta formação de pedúnculos. E se, nesse momento, a flor estiver em estado deprimido ou com falta de nutrientes no solo, provavelmente caules de flores inferiores com várias patologias provavelmente crescerão nela. Portanto, se uma orquídea solta um caule de flor semelhante, isso pode levar a outros problemas na formação das flores.
Importante! Durante a formação de pedúnculos para uma floração bem sucedida a planta requer curativos minerais de alta qualidade com misturas à base de concentrado de potássio, fósforo e magnésio (Bona Forte, Zdraven, Florizel).
Um dos problemas mais comuns entre os jardineiros iniciantes é o período de floração. Sob condições ideais, a duração deste período é geralmente de cerca de 3 meses. No entanto, esse processo geralmente é afetado pelas condições de detenção, qualidade da água e frequência de cobertura. Além disso, a floração de uma orquídea depende intimamente de sua variedade. Atualmente, existem todos os tipos de plantas no mercado, capazes de produzir flores uma vez a cada 2 anos e várias vezes ao ano.
Por que a orquídea não floresce em casa
Os problemas de floração das orquídeas podem ocorrer por vários motivos. Esta espécie floresce apenas em condições ideais, com estrita observância de todos os requisitos. No entanto, muitas vezes, mesmo com um microclima ideal, uma orquídea não apenas se recusa a florescer, mas geralmente cresce mal. Nesse caso, a flor pode desaparecer lentamente e secar irremediavelmente após um ano.
Causas naturais
Muitas vezes, durante a ausência de flores por um longo tempo, acredita-se que a planta tenha sofrido qualquer doença ou patologia grave. No entanto, a situação com as orquídeas é diferente. Pode ser bastante saudável, mas ao mesmo tempo não dar pedúnculos e flores cheias. Esse comportamento da espécie é mais frequentemente associado às suas características fisiológicas, em relação às quais espécies individuais precisam de até 3 meses para se preparar totalmente para a floração.
Muitas vezes, nas zonas climáticas temperadas e do norte, as plantas com flores caem no início da primavera. Neste momento, há uma ativação do metabolismo, bem como a divisão celular. E, embora, neste momento, as orquídeas deixem cair novas folhas e aumentem significativamente de tamanho em um curto período, o desenvolvimento de brotos completos ainda não é observado. Isso se explica pelo fato de que, devido ao aumento do metabolismo, a planta não tem força para formar uma flor e, nesse caso, não é necessário falar sobre nenhuma patologia.
Importante! Se a falta de floração é uma conseqüência de causas naturais, então em intervenções adicionais orquídea não precisa.
Cuidados inadequados
Vários erros no conteúdo das orquídeas são considerados os motivos mais comuns para a falta de floração. A primeira coisa que você deve prestar atenção ao cultivar uma flor é a iluminação e o microclima. O vaso deve ser mantido no peitoril da janela, com luz moderada e difusa. A iluminação excessivamente intensa ou a sombra parcial inibe o crescimento da flor e, com isso - sua capacidade de dar brotos.
Além disso, a floração depende da temperatura: deve estar dentro de +20 ° C. Tanto o ar frio quanto o quente inibem a própria orquídea e sua capacidade reprodutiva. Muitas vezes, após 2-3 ciclos de floração bem-sucedidos, a planta se recusa a dar brotos jovens. Isso pode ser devido a um substrato antigo ou à violação do regime de transplante, como resultado da qual a flor pode cair em animação suspensa.
Irrigação
Entre os possíveis motivos para a falta de flores na orquídea, os principais motivos incluem o não cumprimento do regime de rega ideal. Isso se deve ao fato de que no habitat natural dessas plantas há períodos alternados de chuvas e secas torrenciais, às quais as flores se adaptaram e se acostumaram.
Chuvas longas impedem que a planta polinize por conta própria e, nesse momento, a orquídea não produz pedúnculos. Portanto, se o substrato é periodicamente saturado demais com a umidade, a flor desenvolve uma reação natural ao excesso de umidade, devido à qual o preenchimento das gemas é adiado até um período mais favorável.
Aplicação incorreta de fertilizante
Hoje, todos os fertilizantes para espécies vegetais cultivadas são divididos em 2 grupos principais: provocar a floração e afetar o aumento da massa acima do solo. O primeiro grupo de substâncias inclui todos os tipos de misturas à base de fósforo e magnésio e o segundo inclui compostos nitrogenados concentrados. Ambos os tipos de fertilizantes são importantes para as plantas, mas devem ser alternados em uma determinada sequência.
Com a alternância incorreta da cobertura no substrato, observa-se um excesso de compostos nitrogenados, devido ao qual as orquídeas direcionam todas as forças para a formação do caule e da folhagem. Nesse caso, o crescimento de botões e pedúnculos diminui. Portanto, a fertilização da flor com nitrogênio deve ser feita apenas entre os períodos de floração e, no restante do tempo, apenas misturas complexas de potássio-fosfato devem ser adicionadas ao substrato.
Importante! Durante a floração intensiva, é proibido alimentar uma orquídea: a alimentação durante esse período inibe o desenvolvimento de novas flores e também reduz a duração da floração.
Doenças e Pragas
Quando afetada por pragas ou várias infecções, a orquídea é exposta não apenas ao organismo parasitário, mas também a suas secreções tóxicas. Isso causa uma diminuição de sua imunidade, pois ela lança toda sua força para se proteger da doença. Se, no caso de um ataque de inseto, uma flor com a participação de uma pessoa conseguir superar a praga com segurança, as lesões fúngicas e bacterianas causam problemas bastante sérios que requerem tratamento a longo prazo.
Fungos e bactérias contribuem para a destruição dos tecidos das folhas e do caule, o que causa o aparecimento de lesões putrefativas nos tecidos locais, incluindo o sistema radicular. Isso geralmente requer um longo período de recuperação, mesmo após uma vitória completa sobre a infecção. Além disso, com a eliminação prematura da infecção, a flor pode desaparecer completamente e morrer.
O que fazer e como fazer uma flor de orquídea
Restaurar orquídeas com flores não é fácil. A primeira coisa a fazer é otimizar as condições do conteúdo da flor, incluindo o regime hídrico e a quantidade de fertilização, além de examinar cuidadosamente a planta em busca de todos os tipos de infecções e presença de parasitas. Se uma planta saudável ainda não produz flores, ela pode ser estimulada.
Vídeo: como fazer uma flor de orquídea
Para fazer isso, use os seguintes métodos:
- Alimente os vasos com ácido succínico: duas vezes, com uma frequência de 14 a 21 dias, regar os vasos com uma solução de ácido succínico, a uma taxa de 1 g por 5 l. Além disso, umedeça a folhagem e o caule com uma esponja úmida com uma solução.
- Adubar orquídea com Epin-Extra: Dilua à taxa de 1 ml por 5 litros de água e use-a uma vez por semana para molhar o substrato.
- Imite a estação das chuvas: por 3 dias, despeje a panela abundantemente com água morna e deixe a orquídea sem água bruscamente por 2 semanas. Isso dará um impulso à liberação de flechas, que logo aparecerão brotos jovens.
- Flor de sombra: Coloque o vaso em um local escuro por 5 dias e, após 3 semanas, provavelmente caules de flores crescerão na flor.
Você sabe As orquídeas são consideradas líderes na produtividade de sementes: durante a estação de crescimento, 4 milhões de sementes amadurecem em uma planta adulta.
Como evitar erros de cuidados
Evitar problemas com orquídeas com flores é bastante simples.
Para fazer isso, você só precisa seguir uma série de recomendações:
- fornecer à flor iluminação e luz do dia adequadas por pelo menos 10 horas por dia;
- Evite mudanças bruscas de temperatura no local da planta;
- criar um regime uniforme de umedecer o solo e o ar;
- Evite alimentar demais a planta com nitrogênio;
- inspecione periodicamente a flor em busca de pragas e lesões infecciosas;
- pelo menos 2-3 vezes ao ano, trate a orquídea com remédios ativos (Phytosporin, Quadrice, Apollo, Sunmayt, Vermitek, solução de sulfato de cobre).
Uma orquídea é uma flor bastante tenra e caprichosa, portanto, problemas com seu florescimento ocorrem com bastante frequência. As principais razões para a falta de gemas são a não conformidade com os princípios gerais de atendimento, bem como um microclima inadequado durante a manutenção. Portanto, todo cultivador que se preze deve dar à planta a devida atenção e cuidados, pois a negligência nos cuidados pode levar à opressão da orquídea e até à sua morte.