Paisagismo é a arte de combinar elementos florais, arquitetônicos e decorativos, com regras e sutilezas próprias. A posição de liderança em popularidade é ocupada pelo estilo ecológico, que se originou na antiguidade. Esse projeto é bastante simples na execução, mas ao mesmo tempo possui suas próprias nuances em relação ao projeto, seleção de plantas e elementos decorativos, bem como sua localização.
As principais características do estilo
O estilo considerado foi descrito pelo teórico e arquiteto da antiguidade - Vetrúvio. O design foi chamado "Jardim da Natureza".
Você sabe Uma das 10 paisagens mais incomuns do mundo criada pela natureza é a Chocolate Hills, nas Filipinas. No território de. Bohol está localizado a 1770 elevações da mesma forma, cor que lembra a confeitaria, em cuja honra são nomeadas.
Antes de iniciar o design do site, vale a pena se familiarizar com os principais recursos característicos do estilo ecológico com mais detalhes:
- naturalidade máxima;
- todos os fragmentos e relevos naturais não são modernizados, mas preservados;
- necessariamente existem reservatórios em que o peixe está presente;
- o zoneamento do território é realizado com materiais naturais (tábuas ou troncos de árvores, sebes);
- as linhas de transição entre os objetos são suaves, não intermitentes;
- apenas materiais naturais com processamento mínimo são usados para decoração;
- zonas podem ser qualquer número, todas elas têm um objetivo claro, mas estão inextricavelmente vinculadas.
Com base nas informações sobre as características do ecodesign, pode-se concluir que a característica do tópico é a preservação máxima do que já foi estabelecido pela própria natureza.
Regras de zoneamento
Para dar vida à idéia, você precisa entender claramente quantas zonas estarão no território e que significado prático cada uma delas terá.
Em qualquer site, independentemente do estilo, os seguintes departamentos funcionais devem ser apresentados:
- cerimonial - todo mundo que acabou de entrar no território o vê;
- para relaxar - um local onde os atributos serão localizados para recreação, reuniões de convidados;
- jardinagem - uma zona sem a qual não sairá incorporar a ideia de design floral;
- econômico - inclui edifícios para diversas necessidades (despensas, garagens, banheiros, saunas, etc.);
- jogo - área segura e bem equipada para crianças.
A regra básica da separação de partes funcionais no estilo ecológico é a transição suave. Sites não devem ser isolados. Eles fluem suavemente um para o outro. Conveniência e simplicidade - esses são os principais fatores que devem ser seguidos ao projetar.
Cores do design
Com a paleta de cores, tudo é simples. Ecostyle envolve o uso de detalhes naturais criados pela própria natureza.
Importante! Ao colocar os elementos da planta, os iniciantes podem usar um círculo de design especial, que reflete as combinações e transições ideais de cores. Isso ajudará a tornar a imagem o mais harmoniosa possível e a manter o estilo.
A paleta de cores desse jardim pode ser representada pelas seguintes cores:
- cinza
- branco
- todos os tons de verde e marrom;
- amarelo;
- em vermelho;
- azul e azul;
- roxo.
A base deve ser tons de verde. O branco é mais frequentemente usado como plano de fundo e em cantos escuros. Amarelo, vermelho, azul, ciano e violeta são usados como extras para contrastar com os verdes. Marrom e cinza estarão presentes nos detalhes florais, bem como nos elementos decorativos.
Gramados
Em relação ao gramado - o estilo de trenó não implica sua presença clara. Se já existe vegetação em forma de grama, ela é cortada cuidadosamente anualmente e mais sementes são semeadas. Em nenhum caso o site não está especialmente alinhado. Se houver pouca ou pouca vegetação gramada, você pode semear trevo, flores silvestres no gramado. Uma boa opção para o paisagismo da cobertura do solo, emprestada do design mourisco.
Para isso, ervas aromáticas e flores silvestres são misturadas:
- malmequeres;
- linho;
- febril;
- flores;
- camomila de campo;
- nemesia.
Para aumentar a germinação, todas as sementes são misturadas e, em seguida, areia é adicionada a elas (proporção de 1: 3). Tudo o que um jardineiro precisa fazer após o aparecimento das plantas é irrigar de acordo com o clima e cortar a queda a uma altura de 10 cm do solo no outono.
Você sabe A "Floresta de Pedra" no sul da China é reconhecida como o exemplo mais impressionante de paisagens cársticas subtropicais e tropicais. Esta instalação ocupa uma área de 500.000 km², capturando os territórios de três províncias.
Caminhos e pequenas formas arquitetônicas
Faixas e caminhos são feitos de cascalho, pedra de várias formas, corte de madeira. As fronteiras não se organizam ou se escondem com cuidado, se houver uma necessidade urgente de sua construção. Pequenas formas arquitetônicas são mandris, bancos, cercas, escadas etc. Todos esses elementos são necessariamente feitos de material natural, que praticamente não é processado.
Isso significa que, em vez de um mirante, uma cabana é instalada. Não precisa ser uma cabana minimalista e em ruínas. Com vigas de madeira, você pode criar um design bonito e forte.
Se houver necessidade de organizar uma escada, ela é feita de pedra. Em vez de bancos, você pode instalar tocos, processando-os previamente ou usar móveis de vime prontos com um plano semelhante. Braseiro para a área de lazer é construído de tijolo. Caberá perfeitamente em uma paisagem similar.
Lagoas
Idealmente, se o site já tiver um reservatório. Resta destacar detalhes florais e pedras. Se não houver reservatório, eles o fazem por conta própria e dão uma aparência natural. Por exemplo, você pode construir um pequeno pool. Ao longo do contorno desse objeto, plante plantas que geralmente se instalam perto da água. O material de construção pode ser polvilhado com o solo e colocar musgo nele.
Plantas para o jardim
O estilo natural no jardim envolve a colocação de plantas características de uma área específica.
Importante! Para obter uma bela imagem holística, o tempo de floração, frutificação e as condições de crescimento de todos os representantes da flora planejados para serem plantados no jardim é estudado preliminarmente. Eles devem ser selecionados de modo a garantir o florescimento contínuo na área.
As culturas mais adequadas para o design do site:
- as árvores - frutas (maçãs, peras, cerejas, cerejas, damascos, ameixas), carvalhos, pinheiros, bétulas, bordos, nozes, cinzas de montanha, viburno, tília;
- arbustos - madressilva, groselha, groselha, amoras, rosa mosqueta;
- para projeto vertical - uvas de menina, lúpulo;
- para adicionar naturalidade a um mini-jardim - morangos silvestres;
- perene - samambaias, botões de ouro, campainhas, margaridas, malmequeres, linho, flores, lírios do vale, margaridas, tremoços, capim, pervinca, tulipas da floresta.
Decoração e iluminação
Um jardim natural é geralmente organizado sem frescuras na forma de elementos decorativos. Mas se esses detalhes se encaixam bem no quadro geral, por que não? Como decoração, você pode usar senões de uma forma incomum, esculturas de madeira, pedras e pedras de diferentes texturas e tons. Os slides alpinos também terão uma boa aparência nesse design.
Como dispositivos de iluminação, você pode usar dispositivos especiais alimentados por painéis solares. Eles estão localizados nas árvores. Essa abordagem ajudará a adicionar mistério e romance à noite.
Criatura viva
Estilo natural implica a presença não apenas de representantes da flora no local, mas também da fauna. Na lagoa você pode correr peixe. Casas de pássaros devem ser colocadas nas árvores. Isso ajudará a atrair pássaros e talvez até esquilos. Um bom par de abelhas com abelhas se encaixará no design de um jardim assim. Ele também permitirá que você obtenha uma boa colheita de frutas.
Criar um jardim em estilo ecológico é uma ótima oportunidade para recriar, ou talvez renovar ou preservar um canto natural. Nesse ambiente, é muito agradável relaxar da vida cotidiana agitada. Além disso, essas abordagens para a organização da área local podem melhorar a situação ambiental como um todo.