Se você quer que sua casa de verão agrade a você e a seus convidados por muitos anos, você precisa cuidar constantemente dela. Às vezes acontece que a água está poluída ou floresce. Muitos estão interessados em saber por que a lagoa tem água barrenta. Você encontrará a resposta para esta pergunta no artigo, bem como aprenderá sobre métodos para limpar e prevenir a poluição de corpos d'água domésticos.
Por que a lagoa tem água barrenta
Os biólogos identificam vários grupos de ecossistemas artificiais. Se o volume de água não atingir 100 m³, então estamos falando de pequenos lagos, chamados poças. A pequena capacidade cúbica não permite que eles mantenham seu equilíbrio natural; portanto, eles tendem a nublar-se. Eles precisam de filtragem artificial constante.
Lagoas com uma área superior a 100 m² são classificadas como lagoas. Se você preencher peixes a tempo e seguir as regras de cuidados, é mais fácil manter a transparência da água. Os moradores do reservatório absorvem a vegetação aquática e conseguem limpar grandes áreas em pouco tempo.
Você sabe Muitos já ouviram falar da pureza dos lagos alpinos. Eles têm uma baixa concentração de nutrientes e algas, portanto a água nos reservatórios fica saturada de oxigênio.
Os motivos mais comuns pelos quais um lago fica sujo e lamacento:
- Há entupimento com lixo "natural". Podem ser folhas caídas, agulhas, partes de galhos, caules secos ou podres de plantas, algas, pólen, penas de penas, lixo doméstico. Por vários dias, tudo isso flutua na superfície da lagoa e só depois afunda no fundo, começa a apodrecer. É por isso que há um cheiro ruim nesse reservatório.
- Perda de diversidade de espécies, o objeto da paisagem é preenchido com vegetação de uma espécie. As algas deslocam todos os outros representantes da flora. Esses "agressores" incluem: tina, lentilha, algas de olhos azuis. Sua reprodução leva ao florescimento da água, que adquire uma cor verde e um odor desagradável.
- Vários produtos químicos caem: fertilizantes, meios para tratar plantas de doenças e pragas, combustível de um cortador de grama, etc.
- Pestilência de peixes na lagoa, alimentos podres.
- Habitantes muito ativos da lagoa. Por exemplo, carpas em movimento, lamacenta a água, levantando lodo e argila para a superfície.
- Fungos e bactérias excessivos se acumulam no fundo diminuindo o nível de oxigênio na água.
- Concentração excessiva de fósforo, compostos nitrogenados.
Como limpar
A água contaminada em uma lagoa pode ser limpa por métodos mecânicos, biológicos, químicos e por radiação UV. A limpeza mecânica removerá os detritos. A filtragem biológica normalizará os nutrientes. O ultravioleta elimina bactérias e algas minúsculas. O método químico neutraliza compostos sintéticos livres.
Um lago insignificante com peixes pode ser limpo de acordo com o seguinte plano:- Com uma rede, remova cuidadosamente todas as plantas.
- Escorra a lagoa pela metade e pegue todos os peixes.
- Coloque-o em um recipiente temporário.
- Drene e limpe o espaço do poço de sujeira e algas em excesso.
- Encha o reservatório, mas verifique se a pressão não é muito forte.
- Lançar o peixe.
Como posso resolver o problema?
A dissolução das algas, a saturação do ecossistema com oxigênio, a restauração do nível ótimo de acidez em um reservatório podem ser alcançadas com reagentes químicos. As empresas Tetra, Sera, Aquayer, Oase, Heisner produzem preparativos para o "tratamento" de lagoas.
Importante! Para entender melhor se é necessário trocar a água na lagoa ou não, você pode abaixar uma placa branca para uma profundidade de 10 a 15 cm. Se não estiver visível, o reservatório precisa de limpeza.
Todos os reagentes químicos devem ser utilizados rigorosamente, seguindo todas as instruções, respeitando claramente os padrões de consumo de produtos químicos. Se ocorrer uma overdose, isso levará à morte do peixe e se tornará perigoso, mesmo para os seres humanos. Basicamente, os produtos químicos no processo de decomposição formam adicionalmente água e dióxido de carbono.
Além da limpeza a seco, a sorção pode ser usada. É produzido com minerais zeólitos. Eles são colocados em filtros especiais e baixados em um lago em redes fortes. Zeólitos têm uma estrutura cristalina especial. Eles absorvem compostos de fósforo e amônio do ecossistema aquático. Para manter o equilíbrio químico da lagoa ao longo do ano, são necessários 0,5-1 kg de rocha mineral para um lago pequeno.
Você sabe Biei Blue Pond (Japão) é reconhecida como uma das mais belas do mundo. Em diferentes momentos do dia, a cor da água muda. — de azul brilhante a turquesa pálida.
Em alguns casos, você pode ficar sem produtos químicos. É o suficiente para povoar o lago com certas plantas:
- tilea;
- urutoy;
- fontinalis;
- pântano
- hornwort.
Aplicação de ferramenta
Você pode limpar mecanicamente a lagoa usando filtros especiais. Recipientes com material poroso, como cascalho, areia de quartzo e grânulos especiais, são incorporados a eles. Pequenos elementos orgânicos e algas não passam por uma barreira mecânica, mas são atrasados. Um exemplo desse filtro é um limpador mecânico Amiad cheio de areia. Um dispositivo entupido deve ser limpo colocando um novo material absorvente nele ou lavando o antigo. Os elementos são baixados para o fundo.
Outra ferramenta de limpeza é um aspirador de pó subaquático especial. Ele absorve não apenas a água, mas também várias suspensões - lodo, acúmulo de algas e restos de plantas. O aspirador é vendido com bicos sobressalentes para ajudar a limpar a vegetação desnecessária em locais de difícil acesso. O dispositivo em si é implantado na praia e uma mangueira é colocada no lago. Quando o contêiner transborda, a máquina desliga. Os detritos são removidos usando um mecanismo de drenagem especial.
Purificadores biológicos também estão à venda. As empresas mais famosas que os produzem: Bioforse, Ecocel, Hozelock.Outro método de limpeza é o uso de radiação UV. Destrói o DNA de vírus, bactérias, algas, o que leva à sua morte. O dispositivo consiste em uma caixa preta e uma lâmpada. Sem substituição, o elemento radiante pode funcionar até duas estações. O dispositivo pode ter tamanhos diferentes, a escolha depende do volume de água na lagoa. Às vezes, várias lâmpadas UV são necessárias.Importante! Em casos de poluição severa do reservatório, será necessária a substituição parcial ou completa da água. Além disso, a presença de um filtro não o salvará da limpeza manual.
Prevenção
Cuidar de um lago é uma tarefa demorada. Mas se você limpá-lo em tempo hábil, poderá evitar momentos desagradáveis.
As seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Não concreto o fundo, é melhor cobrir a superfície com um filme de impermeabilização.
- Habite a lagoa com representantes exclusivamente saudáveis da flora e fauna. De um peixe doente, todos os outros podem ser infectados, o que afetará o estado do ecossistema.
- Limpe regularmente a superfície da lagoa de folhas, detritos e algas mortas.
- Toda primavera, inspecione cuidadosamente o peixe, certifique-se de eliminar os indivíduos doentes da população.
- Para que a folhagem do outono não caia na água, você pode cobrir a lagoa com uma rede especial com pequenas células.
Se você tentar cumprir as recomendações descritas no artigo, a lagoa o deliciará com limpeza, vegetação saudável e seus habitantes. Lembre-se, é melhor prevenir um problema do que lidar com ele.