O principal destaque do projeto da paisagem geralmente se torna um lago artificial ou natural, que não é apenas um sotaque visual, mas também uma fonte de paz. É tão bom sentar perto da água fria em um dia quente de verão, que, com seu zumbido medido, empurra todos os problemas e preocupações para o fundo. Mas, às vezes, a superfície da água pode provocar excitação. Isso acontece quando uma espuma verde aparece na superfície da lagoa. Por que esse fenômeno acontece e como eliminá-lo, continue lendo.
As razões para o aparecimento de espuma na superfície da lagoa
Se a camada superior de água do seu reservatório estiver coberta com bolhas brancas espumosas, não se preocupe, pois elas se dispersarão rapidamente. Isso provavelmente é desencadeado pelo trabalho de vários mecanismos (fontes, cachoeiras, aeradores).
Sinais de problemas podem incluir:
- cor verde-marrom da espuma e presença de partículas finas na água;
- densidade da camada de espuma;
- as bolhas verdes são estáveis, não se dissolvem por um longo período e ocupam cada vez mais a superfície da água.
Você sabe Mesmo a uma temperatura de -45 ° C, a água pode não congelar, mas deve ter pureza perfeita e não conter pequenas partículas ao redor das quais o gelo se forma.
As razões para a formação de espuma verde na água podem ser esses fatores:
- contaminação do filtro;
- uma superabundância de substâncias orgânicas que são dissolvidas na água e são o resultado da vida de uma população de peixes excessivamente aumentada. São os representantes da fauna que produzem orgânicos. Além disso, resíduos de natureza orgânica aparecem no processo de decomposição de plantas e folhagens que caíram na lagoa, são liberados dos alimentos, pólen;
- o líquido tem um alto teor de cloro e começa a espumar;
- o resultado da atividade das algas pode provocar espuma;
- reações químicas nas quais substâncias antibacterianas entram para limpar a lagoa.
Vídeo: Razões e luta contra o aparecimento de espuma na lagoa
Métodos de solução de problemas
A formação de espuma verde na superfície da lagoa é fácil de eliminar e até prevenir. Vale a pena alguns procedimentos simples e as bolhas deixarão de aparecer:
- limpe o equipamento do filtro. Pode até valer a pena substituir. O fato é que uma grande população de peixes, entupindo um reservatório por detritos de plantas e produtos residuais, produz uma quantidade excessivamente grande de substâncias orgânicas, das quais os equipamentos de tratamento de água simplesmente não conseguem lidar. Para garantir que o motivo da formação de espuma do líquido esteja em excesso de matéria orgânica, é necessário coletar amostras de água e verificá-las em um laboratório especial quanto ao teor de amônia, nitratos e nitritos;
- no caso de água com cloro, é necessário tratar a lagoa com preparações que neutralizam o cloro;
- lave periodicamente a água, limpe o reservatório da contaminação e trate-o com desinfetantes especiais. Troque o fluido semanalmente, pelo menos 20% de sua quantidade total;
- compre um skimmer para limpar a superfície da água.
Antes de realizar qualquer tratamento, colete a espuma usando uma malha ou rede fina.
Você não pode equipar uma lagoa no território de seu próprio site e esquecer sua presença por um longo tempo. A lagoa precisa de cuidados constantes. Caso contrário, em vez de estético, ele adquirirá funções radicalmente opostas. Assim, uma espuma verde pode aparecer na água, o que deve alertá-lo imediatamente, porque indica que algo está errado com o seu lago. Porém, medidas oportunas ajudarão a eliminar o problema de maneira fácil, rápida e indolor.