Um gramado verde requer manutenção regular. Um papel importante nesse processo é desempenhado pela alimentação, que deve não apenas corresponder ao seu objetivo, mas também ser introduzida no período apropriado. Além disso, serão consideradas as características do fertilizante para o outono, bem como recomendações para a preparação para o inverno.
Preciso fertilizar o gramado no outono
A reposição de grama é uma necessidade vital, pois a roçada regular priva as plantas do estoque de nutrientes adquiridos durante o crescimento. Se você não deixar que a grama preencha rapidamente esse déficit, ele piorará, começará a clarear, poderão aparecer manchas carecas. Em um gramado tão enfraquecido, observa-se um rápido crescimento de ervas daninhas e musgo.
A aplicação de fertilizantes no outono fornece o acúmulo de energia vital para as condições adversas do inverno subseqüente, melhora a resistência futura do gramado a pragas e doenças.
Você sabe O gramado entre a rua e a casa é uma proteção contra ruído e poeira. Um hectare de grama pode conter até 60 toneladas de partículas de poeira em média.
O que pode ser alimentado
A alimentação ideal para o outono será uma mistura complexa de fertilizantes minerais, incluindo compostos de fósforo e potássio. O fósforo fortalece o sistema radicular das plantas e estimula o crescimento de brotações laterais, que densificam a camada de relva para melhor invernar em temperaturas abaixo de zero.
O potássio melhora a resistência do inverno, mantendo um equilíbrio de água e sal.
A porcentagem recomendada de elementos fertilizantes é a seguinte:
- 30% de fósforo;
- 20% de potássio;
- 10% de nitrogênio.
As regras do vestuário de outono
Para uma cobertura eficaz, você precisa seguir algumas regras simples. É importante introduzir nutrientes no momento certo e na concentração certa. O jardineiro pode escolher o método de fertilização, concentrando-se em suas próprias preferências.
O momento
As misturas de nutrientes são introduzidas de setembro a meados de outubro. Acredita-se que a cobertura deve ser realizada 7 a 10 dias antes da chegada da geada na região. Além disso, é importante que 3-4 dias passem da hora de cortar a grama, e o clima é seco, calmo e nublado.
Importante! As gramíneas crescem melhor em solos férteis com uma reação neutra (pH 6-7). Se a parcela tiver solo ácido, cal, cinzas ou giz devem ser adicionados à camada superior e farinha de dolomita ou pó de enxofre serão aditivos necessários para o solo alcalino.
Taxas de fertilizantes
A farinha de osso é frequentemente usada como fonte de fósforo na taxa de 2-3 xícaras por 1 m². Você também pode usar o superfosfato duplo, que é caracterizado pela duração da assimilação e é aplicado a uma taxa de 50 a 70 g por 1 m². Uma vez a cada 3-4 anos, você pode alimentar o plantio com estrume, gastando 3-4 kg por 1 m².
Na variedade de lojas especializadas, você pode encontrar misturas prontas com a rotulagem sazonal apropriada. Geralmente eles contêm um conjunto adicional de oligoelementos necessários para as plantas. O consumo médio desse fertilizante é de 300 g por 10 m², no entanto, você deve seguir as instruções para cada medicamento específico.
Métodos de fertilizantes
A cobertura pode ser aplicada seca ou líquida. Neste último caso, o fertilizante é diluído em água e a solução resultante é usada para irrigação. Embora esse método exija mais tempo e esforço, ele fornece um suprimento rápido de alimentos para o sistema radicular da grama e é distribuído uniformemente pelo local. Os grânulos devem ser dissolvidos em um recipiente separado e a solução é vertida em um regador ou spray. A rega requer cuidados especiais para evitar o reprocessamento de qualquer local.
O método seco consiste em aspersão de fertilização (geralmente na forma de grânulos) no gramado. Em uma área pequena, isso é feito manualmente e, em grandes áreas, são utilizados distribuidores mecânicos. Fertilize o fertilizante também com cuidado para que ele se espalhe uniformemente, sem espaços vazios ou uma camada dupla.
Importante! É necessário trabalhar com misturas minerais de acordo com as precauções de segurança. Uso obrigatório de luvas e sapatos fechados.
Preparando o gramado para o inverno
No outono, as folhas caídas devem ser removidas do gramado. Fecha o caminho para a luz do sol e, com chuvas frequentes, ajuda a absorver a grama, desenvolver doenças e reduzir a resistência do inverno. Além da fertilização, a aeração é recomendada antes do início do inverno.
Esta operação é necessária para melhorar a drenagem e o acesso ao oxigênio no sistema radicular. A aeração é realizada com ferramentas especiais e garfos comuns, elevando ligeiramente a camada superior do solo. O trabalho é realizado em tempo seco a uma profundidade de 5-15 cm.
A última vez que a grama foi cortada em novembro. Deve-se observar que, antes de mergulhar na neve, sua altura deve ser de pelo menos 5 cm. Nas primeiras geadas, a carga no gramado deve ser reduzida. Atividades de inverno (trenó, jogos com animais e crianças) não devem ser permitidas com uma camada de neve inferior a 20 cm.
Observando as regras de cuidados no período de outono, você pode preparar as plantas para o frio do inverno e ajudar a grama a sobreviver a elas com a máxima segurança. Tendo recebido uma carga de nutrientes na proporção correta, na primavera o gramado se recuperará rapidamente e encantará os proprietários com uma cor brilhante e uma cobertura espessa.