Para preservar uma aparência elegante e atraente do gramado, é importante cuidar cuidadosamente dele e se livrar das ervas daninhas a tempo. É importante o suficiente ao escolher um material para levar uma variedade que desloque a vegetação indesejada. Abaixo, você aprenderá como determinar as sementes apropriadas, bem como os meandros do plantio e cuidados adicionais, sobre doenças e pragas que podem prejudicar a aparência da sua área verde.
A escolha do gramado que desloca as ervas daninhas
Quando você começa a selecionar a semente, é importante considerar suas características. Primeiro, preste atenção na altura em que a planta crescerá. Porque a grama de alta qualidade está atrofiada. Isso simplificará mais cuidados. Deve ser resistente ao pisoteio, tolerar bem a seca e ter um sistema radicular denso. São rizomas abundantes que podem preencher uma grande parte da superfície do solo e criar plexos densos. Graças a esta cobertura, as ervas daninhas não conseguem brotar.
Importante! Você pode plantar grama, começando na primavera e até o outono. Não há prazos para a semeadura, mas é melhor escolher um clima seco e calmo.
Para se livrar das ervas daninhas no local, é recomendável plantar as seguintes plantas:
- Polevole. Esta grama é bastante baixa e é caracterizada pela capacidade de crescer rapidamente, o que contribui para a formação de uma espessa camada de raiz. A planta é considerada despretensiosa à composição do solo, mas é recomendável plantá-la em áreas iluminadas. Mais de 1 ano deve ser abundantemente regado e você precisa cortar cerca de 4 vezes por temporada.
- Ryegrass. Esta planta perene é preferencialmente plantada em um clima quente. Graças a esse material, o gramado pode ficar verde até novembro. A planta é caracterizada por um alto grau de resistência ao atropelamento e praticamente não é suscetível a doenças. No entanto, esta planta não sobrevive bem ao inverno e pode congelar completamente nessa época do ano.
- A microclover é caracterizada pela presença de folhas pequenas e a altura total da planta é de aproximadamente 5 cm. A microclover é considerada despretensiosa nos cuidados, no entanto, é importante organizar a rega abundante. Essas plantas estão muito bem adaptadas a todos os tipos de influências ambientais. Eles toleram facilmente várias condições climáticas. Microclover refere-se a plantas agressivas que têm a capacidade de preencher uma área vazia e impedir o surgimento de ervas daninhas.
- Festuca vermelha é especialmente despretensiosa para o solo e sua composição, e também tolera facilmente a seca e até geadas de inverno. Recomenda-se plantá-lo em áreas sombreadas. Os rizomas densos são capazes de formar uma relva forte, enquanto a profundidade do crescimento radicular pode ser de cerca de 20 cm, o que elimina quase completamente a probabilidade de ervas daninhas.
Tipos de misturas de gramado que destroem ervas daninhas
Para criar um gramado em sua área, recomenda-se o uso de misturas já preparadas com a capacidade de eliminar ervas daninhas, a saber:
- Canadá Verde. Recomenda-se que esta mistura de sementes seja plantada nas regiões norte. Inclui plantas capazes de sobreviver a uma queda de temperatura. Estes incluem azevém e várias espécies de festuca. O Canada Green é popular nas áreas urbanas devido à sua resistência a vários fatores ambientais agressivos.
- "Ornamentais". A mistura permite plantar uma cobertura de gramado adequada para áreas ensolaradas e sombreadas. Tal gramado tolera mudanças climáticas suficientes. É despretensioso para a composição do solo, por isso cresce e cresce rapidamente.
- Luz do sol. Este gramado é de preferência plantado em regiões com clima seco. As plantas incluídas em sua composição reduzem o grau de desgaste e podem ser bem preservadas no frio e na seca.
- Gnomo. Esta é uma cobertura bastante baixa. Inclui prado e festuca vermelha, bluegrass. Eles estão perfeitamente adaptados e podem ser plantados em uma zona climática severa. O gramado "Gnome" está crescendo lentamente.
- Liliput É também um tipo de gramado que não cresce alto. Nesta mistura, as plantas devem ser regadas 2 vezes por semana e devem ser tratadas para doenças.
- "Chalé". Ele é capaz de criar um tapete denso durante a germinação. E tolera cargas bem o suficiente e impede o crescimento de ervas daninhas. Devido ao crescimento lento, esse revestimento de gramado é bastante despretensioso em manutenção.
- Robustica é perfeito para criar revestimentos resistentes. É despretensioso para influências externas, bem como para mudanças no ambiente externo. Os brotos podem aparecer 1 semana após a mistura ter sido colocada no chão.
- A mistura de gramado "Country" tem a capacidade de substituir as ervas daninhas. Recomenda-se usá-lo para melhorar o playground, bem como fazer o paisagismo da cabana de verão. A cobertura é despretensiosa para o clima variável, de modo que as geadas do inverno não têm medo dele.
Recursos de desembarque
Uma das perguntas mais freqüentes dos jardineiros é: como plantar grama para o gramado e qual a espessura que deve ser feita. Primeiro, você deve escolher a mistura certa de ervas. O principal critério: se a grama selecionada corresponde ao clima da área. Nos pacotes de coleta de grama, o consumo de sementes por 1 m² é sempre escrito.
Se você plantar na estação quente, precisará adicionar metade da norma, porque durante o derretimento da neve na primavera, as sementes são parcialmente lavadas com água. No verão, eles acrescentam à norma uma despesa adicional devido ao fato de que a luz do sol pode destruir mudas jovens. A densidade do gramado também afeta a densidade. Se estiver localizado em um terreno irregular, é necessário adicionar sementes aos picos, pois elas podem ser lavadas nas terras baixas durante a chuva.
A próxima pergunta será a uniformidade da semeadura. Para fazer isso, use uma semeadora que espalhe uniformemente as sementes. Se esse equipamento não estiver disponível na fazenda, você poderá borrifá-lo. Nesse caso, as sementes são misturadas com areia na proporção de 1: 1 por conveniência.
Se a área do gramado for grande, uma mistura de areia e sementes deve ser preparada imediatamente para toda a área. O princípio é o seguinte: semeie primeiro ao longo do gramado e depois do outro lado. Depois disso, recomenda-se afrouxar o solo e depois mexer bem. As sementes de rake precisam de um rake de fã. Se não houver, a semeadura deve ser feita de uma maneira ligeiramente diferente: primeiro solte o solo, depois semeie a grama e aplique.
Quando plantar
O melhor momento de plantio é primavera e outono, quando a terra está molhada e não há calor. Temperatura acima de + 25 ° C não é adequada para a semeadura. É necessário esperar o tempo chuvoso.
Se não houver tempo para esperar por condições favoráveis e for necessário plantar um gramado no verão, siga as seguintes regras:
- Terra à noite.
- Encha o território do gramado com água para que a água entre na profundidade de não menos de meio metro.
- Aguarde a água de molho.
- Plante as sementes.
- Solte o solo.
- Tamp.
- Palha com turfa.
- Deixe passar a noite.
- Regue novamente de manhã.
Em vez de mulching, você pode usar material leve, que cobre toda a área do gramado e pressiona as bordas com materiais de pesagem. Esse tipo de abrigo repele os raios do sol e protege as sementes do ressecamento. Em seguida, o gramado é diariamente derramado diretamente através do revestimento, que passa facilmente a água. O material deve ser removido quando a grama crescer alguns centímetros ou quando o calor diminuir.
Preparação do local e do solo
A preparação do solo para a semeadura é realizada de acordo com as seguintes regras:
- Remova todos os desnecessários do território.
- Cave uma trama.
- Alinhar com um ancinho.
- Bata no solo.
- Fluff e nivelar com um ancinho.
Você sabe O gramado libera uma grande quantidade de oxigênio. Uma área de cerca de 25 acres é capaz de fornecer a eles uma família de 4 pessoas.
Depois de preparar o solo, você deve marcá-lo, para isso o território é dividido em quadrados 1 × 1 me marcado com estacas. Isso é feito para distribuir uniformemente as sementes. Então o solo deve ser fertilizado. Após dispersão na área de fertilizantes, eles devem ser distribuídos com um ancinho.
Após todas as manipulações, segue-se a semeadura das sementes. Para fazer isso, a grama em cada quadrado marcado deve ser semeada com tiras perpendiculares. Em seguida, distribua a semente com um ancinho em todo o território, enquanto a pressiona profundamente no chão. Molhe bem o gramado. A grama brota de uma semana a um mês.
Cuidado
Um gramado bonito e bem cuidado requer cuidados regulares e oportunos.
Para agradar o proprietário com um tapete verde denso, sem manchas carecas, são necessárias várias regras:
- Aparar regularmente.
- Água em tempo hábil.
- Às vezes capina.
- Alimentar várias vezes por temporada.
- Palha de outono.
- Se o solo estiver compactado - perfure.
- Se necessário, execute a sub-semente.
Pode parecer que cuidar da beleza do gramado leva todo o seu tempo livre. De fato, isso não é verdade. A única condição é uma abordagem competente para atendimento e pontualidade.
Rega
O momento mais adequado para regar é à noite ou de manhã cedo. À tarde, isso é impraticável, pois a água evapora rapidamente, impedindo que as plantas sejam alimentadas. Durante a noite, pelo contrário, a umidade absorve profundamente o solo e as plantas são bem saturadas. É desejável molhar a gota para evitar danos às hastes da planta por um poderoso jato de água.
A taxa de irrigação não pode ser calculada. É necessário focar nas condições do solo. A rega deve ser abundante, mas não permitindo a formação de poças. Na estação quente, a rega vale várias vezes por semana, no frio - uma vez por semana.
Você também deve considerar que tipo de dispositivo para irrigar o gramado.
Existem várias opções:
- com sua própria mão usando uma mangueira de spray. Ao escolher, você precisa prestar atenção ao número de camadas, sua durabilidade depende disso;
- irrigação automática usando sistemas de irrigação. São circulares e móveis não regulados;
- sistemas de irrigação subterrânea. Os pulverizadores nesses sistemas são subterrâneos e se estendem diretamente durante a irrigação.
Corte de cabelo
Para que a grama do gramado seja espessa e saudável, ela deve ser cortada regularmente. Mas esse processo tem suas próprias características. A principal condição para um corte de cabelo de qualidade é a presença de uma ferramenta afiada, independentemente do que seja feito o corte: oblíquo ou aparador. Uma lâmina opaca pode arrancar a grama ou danificar as hastes.
Importante! As propriedades e a aparência do gramado dependem da porcentagem de sementes. A predominância de bluegrass torna o gramado um tom escuro de verde. Uma quantidade maior de azevém pode criar uma camada mais densa e resistente ao atropelamento da raiz.
A altura de corte também será uma nuance importante. Tudo depende das condições climáticas da área. Se o clima não estiver quente e com chuvas frequentes, a grama poderá ser deixada a uma altura mínima de alguns centímetros. E se o clima for quente e árido, a altura da grama deve ser de pelo menos 3 cm, mas a grama alta demais é indesejável, pois pode contribuir para o aparecimento de ervas daninhas.
Para latitudes moderadas, uma altura de corte de cabelo de cerca de 5 cm é considerada aceitável. Mas se nesse clima caem dias quentes e secos, a altura durante esse período fica alguns centímetros mais alta. Se o corte é feito com um cortador de grama, é importante manter um ritmo igual. Se for irregular, existe a possibilidade de a grama do gramado ser cortada por ondas. Além disso, a cada novo corte de cabelo, é necessário alterar a direção do corte.
Doenças e Pragas
Infelizmente, as gramíneas são suscetíveis a ataques de doenças infecciosas e não transmissíveis, além de pragas.. Alguns deles comem folhas, outros comem sucos e outros danificam as raízes.
Você sabe Em 2018, um relógio de gramado exclusivo foi instalado em Moscou com luzes LED que podiam ser vistas do espaço. O mosaico na praça era decorado em forma de mostrador, no centro da qual havia uma fonte, lâmpadas LED de 60 segundos ao longo do perímetro e lâmpadas de 60 minutos e 12 horas estavam equipadas no gramado.
As pragas incluem:
- Pulgões de cereais. Esta é uma espécie de pulgão que causa amarelecimento e secagem do gramado. As medidas para combatê-lo serão a alimentação regular de capim e a irrigação oportuna, uma vez que esses pulgões preferem viver com plantas enfraquecidas.
- Insetos de cereais. Tipo de pragas sugando a seiva da planta, o que leva à secagem. Para destruir insetos, são usados inseticidas sistêmicos do tipo Aktara.
- Formigas de grama. Danifique as raízes, após o que a grama fica amarela e seca. Para evitar que as formigas destruam o gramado, elas precisam separar os montes de terra que derramam, derramar água fervente ou inseticidas neles.
- Khrushchev. As larvas deste inseto comem as hastes da grama nas raízes. Você pode se livrar com a ajuda de pássaros, pois eles podem se alimentar de larvas.
- Mosca sueca. Penetrando nas hastes, sugam os sucos da planta, após o que ela morre. Os fertilizantes oportunamente aplicados ajudarão a superar a mosca, destruindo a planta.
- Pulga folha pulga. Alimentam-se de folhagem e rizoma. Para a destruição, recomenda-se o uso de produtos químicos, além de regar e alimentar regularmente o gramado.
- O mosquito é uma centopéia. Ele come partes da planta e isso leva à sua morte. Em caso de danos graves, são usados inseticidas. Se houver danos em uma pequena área do gramado, ele é umedecido com água e coberto com polietileno preto por 1 dia, após o qual as larvas vêm à superfície e são facilmente coletadas.
- Minhocas. Em busca de comida durante o processamento do solo, eles jogam seus montões na superfície, o que estraga a aparência do gramado. Para impedir que os vermes causem uma aparência desagradável, é necessário remover a grama cortada após o corte.
- Moles. Como as toupeiras se alimentam de minhocas, elas se instalam na maioria dos casos em solos férteis. Montes de terra são jogados para a superfície, o que leva a uma aparência estética estragada do gramado. As toupeiras preferem a paz e não toleram ruídos e vibrações; portanto, para evitar sua aparência, é necessário cortar regularmente o cortador de grama.
- Cães. Suas fezes, em particular a urina, destrói a planta. Portanto, é necessário proibir o animal de lidar com o gramado. E se isso já aconteceu, a urina é imediatamente lavada com pressão da água, para que o gramado não se queime.
A beleza e a saúde da grama também são prejudicadas por várias doenças infecciosas:
- Spotting. As variedades são: fusarium esclerotinoso, marrom e manchado. Todas essas espécies se manifestam pelo aparecimento de manchas redondas de várias tonalidades no gramado. Como essas doenças geralmente aparecem em plantas enfraquecidas, sua aparência e cuidados regulares podem ser evitados.
- Mold. Existem também vários tipos: muco, tifulose, vermelho gelatinoso. Como a causa desta doença é falta de aeração do solo e deficiência de nitrogênio, a alimentação regular do gramado e a aeração aprimorada ajudarão a impedir que esse tipo de doença ocorra.
- Oídio. A placa aparece nas plantas com a formação de corpos frutíferos do fungo.As medidas de controle nesse caso serão: fertilização com compostos de potássio, pulverização com enxofre coloidal, a opção para o plantio de sementes imunes ao oídio.
- Círculos de bruxas. Devido ao aparecimento de formações em forma de anel no revestimento, esse tipo de doença recebeu esse nome. De fato, a doença é causada por cogumelos, que retiram os alimentos da grama. Para combater essa manifestação, são usados fungicidas. Um baixo corte regular e fertilização com nitrogênio também ajudarão.
As doenças não transmissíveis são um tipo separado de dano ao gramado.
Estes incluem:
- Congelamento. Para evitar isso, é necessário alimentar compostos de fósforo-potássio no outono.
- Secagem. Rega regular, cobertura e corte não muito curto ajudarão.
- Cervejaria. Aqui, a seleção de variedades resistentes de gramíneas, bem como a semeadura oportuna, virão em socorro.
- Musgos. Roçada pouco frequente e curativos regulares contribuem para a libertação.
- Abaulamento. A escolha correta do material das sementes, a preparação adequada do solo para a semeadura ajudará a evitar esse problema.
- Líquenes. Para evitar o aparecimento de líquenes, é necessário arejar e tratar a grama com fungicidas.
Agora você sabe que cuidar do gramado é fácil se você escolher a mistura certa para o plantio. A grama tem a capacidade de formar plexos radiculares apertados, de modo que as ervas daninhas não possam se romper ou cair no chão se trazidas pelo vento. A maioria das misturas de sementes usadas para formar cobertura de grama é relativamente despretensiosa no tratamento e resistente a fatores ambientais, e recomenda-se selecionar a adequada com base nas condições climáticas específicas.