Cada vez mais, os paisagistas tendem a decorar hortas domésticas com hortênsias em forma de panícula. Essas flores incomuns encantam os olhos com enormes inflorescências não apenas durante o verão, mas às vezes até nos primeiros dois meses do outono. E essa situação não é surpreendente, porque a planta é despretensiosa e pode suportar os invernos frios do nosso país. Uma das variedades que os cultivadores de flores e os jardineiros gostam especialmente pode ser chamada Mega Mindy.
Descrição da nota
Muitos criadores estão trabalhando na criação de novas variedades de hortênsias de panículas em todo o mundo. Seu principal objetivo é desenvolver um que possa não apenas tolerar perfeitamente até as temperaturas mais baixas, mas também florescer por quase 9 meses por ano. Embora estejam longe de seu objetivo, eles ainda conseguiram criar uma boa variedade chamada Mega Mindy.
E, de fato, a hortênsia acabou sendo muito bonita. No momento da abertura dos botões, a flor tem uma cor branca com um tom azulado. Mas no momento do pleno florescimento das inflorescências, elas são pintadas em um tom característico de rosa e às vezes saturado em cerejeira.
O arbusto pode atingir uma altura de 1,7 m. Tem uma estrutura compacta. A coroa se assemelha a uma forma oval, tem uma ramificação densa de brotos. As hastes esticam verticalmente para cima. Eles diferem em força e são capazes de suportar inflorescências pesadas sem quebrar. As folhas são pintadas em um tom esmeralda escuro.. Eles têm uma forma oblonga. Seu comprimento pode variar de 9 a 11 cm. De cima, as folhas são levemente ásperas, ficando amarelas no outono.
Flores muito grandes pendem de inflorescências racemose. Os primeiros brotos abrem na segunda quinzena de julho e caem no início de outubro. Se o tempo estiver quente nos dias de outono, a floração pode continuar até o resfriado.
Muitos jardineiros coletam inflorescências de hortênsias secas.. Deles eles criam buquês. Com a ajuda deles, você pode decorar as salas antes da primavera. Se a panícula não for cortada e permanecer no mato durante o inverno inteiro, ela não mudará de cor. É esse recurso que torna o arbusto tão decorativo.É impossível não mencionar que a hortênsia Mega Mindy tolera geadas severas, razão pela qual essa variedade é ideal para o cultivo em nosso país.
Aplicação de desenho paisagístico
O arbusto de panícula é ideal para criar composições incomuns e originais no projeto da paisagem. Aqui, ele costuma desempenhar o papel de uma tênia. A descrição dos designers indica uma boa combinação com outras plantas. No entanto, o arbusto parece perfeito com um único plantio. Se houver muitas plantas, as que crescerem em solo acidificado devem ser selecionadas. A planta é idealmente combinada com coníferas e arbustos, outras plantações de folha caduca.Usando essa variedade, você pode criar uma cerca ou sebe artificial, um beco no jardim.
Aterragem
O Hyndrangea Panicula precisa escolher o local de pouso certo. Ela precisa de condições confortáveis para que o arbusto possa se desenvolver normalmente, para que você saiba com antecedência como criá-los.
Melhores prazos
Qualquer variedade de hortênsias, incluindo Mindy, deve ser plantada no início da primavera. Ao mesmo tempo, o processo em si não pode ser adiado, pois a planta começará a crescer. Para acelerar o desenvolvimento, jardineiros experientes recomendam cortar a muda para 2/3 da sua altura. Você pode usar apenas a ferramenta de jardim que sofreu desinfecção preliminar.
Seleção do local e preparação do solo
Ao contrário da crença popular, é necessário escolher um local seco. Sua umidade pode ser aumentada posteriormente adicionando água. A planta se desenvolve voluntariamente em uma área moderadamente úmida e bem iluminada. Mas o plantio sob luz solar direta pode levar à morte de arbustos, de modo que cada vez mais as pessoas escolhem o lado leste de edifícios, estruturas ou plantações de árvores. É nesse local que os suaves raios matinais do sol caem sobre as hortênsias, e o resto do dia permanece em sombra parcial.
Se a terra estiver muito úmida, isso pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas.Se, por algum motivo, você precisar mudar o local da hortênsia, o arbusto tolerará o transplante. O solo deve ser escolhido fértil e solto, saturado com substâncias orgânicas.
Para preencher o poço de aterrissagem preparado, você precisa criar um substrato especial. Inclui:
- 2 porções de terra de folha;
- 2 porções de turfa;
- 1 porção de areia.
Importante! A variedade não se sente bem em solos alcalinos, portanto, você deve escolher uma composição de solo levemente ácida.
Se a acidez do solo for inferior a 5 pH, será acidificada artificialmente. Para fazer isso, você pode criar uma camada de cobertura morta ou adicionar ácidos alimentares ou fertilizantes orgânicos. A cobertura morta é realizada por meio de resíduos do processamento de coníferas de árvores e arbustos - serragem, casca ou agulhas. Você também pode 1 colher de chá. diluir o ácido cítrico em 10 l de água. Esta composição é recomendada para regar o solo antes de plantar por 2 semanas. O estrume oxida perfeitamente a terra. Deve ser aplicado antes do plantio e na fase de tratamento dos arbustos.
Algoritmo de pouso
Todo o procedimento de pouso é condicionalmente dividido em várias etapas principais:
- Preparando o recesso de aterrissagem no chão. O diâmetro e a profundidade devem ser de aproximadamente 1 M. O poço é preenchido com 1 balde de serragem misturado com composto. Toda essa mistura é cheia de água. Para acelerar o desenvolvimento da planta, você pode adicionar duas colheres de sopa de superfosfato. Agora, o recesso está completamente pronto para o pouso, que pode ser realizado em dois dias.
- Criação de drenagem. Como a hortênsia adora umidade abundante, é recomendável criar uma camada de seixos finos ou tijolos quebrados na parte inferior do recesso. Isso impedirá a saída de água das raízes da planta.
- Preparação e instalação de uma muda. O material de plantio é cuidadosamente removido do recipiente. Um grande pedaço de terra deve permanecer nas raízes. Junto com ele, o arbusto é colocado na camada de drenagem, de modo que o sistema radicular fique no centro do poço.
- Adormecer e regar. Um substrato previamente preparado é derramado sobre o sistema radicular. O solo no topo é ligeiramente compactado. Certifique-se de executar o procedimento de irrigação. Acredita-se que, pela primeira vez, basta um balde de água.
Cuidado
A descrição do processo de cuidar de Mindy não é muito rigorosa. A única atenção deve ser dada à umidade. A terra sob o arbusto da hortênsia deve sempre permanecer úmida. No entanto, um excesso de umidade não é permitido. Se a água estagnar por um longo tempo, isso levará ao apodrecimento das raízes.
O restante do mato não é muito caprichoso, portanto, a descrição dos cuidados é bastante simples de implementar e não requer grandes gastos de tempo e energia por parte do produtor.
Rega
Este procedimento é realizado para hidratar o círculo do tronco e a superfície ao seu redor. Depois que esse processo é concluído pela primeira vez, uma camada de cobertura é criada. Graças a ele, a água evapora menos. Consequentemente, o procedimento de irrigação pode ser realizado com menos frequência, por exemplo, uma vez a cada 2 semanas.Para um arbusto, é considerada a norma cerca de 7 a 10 litros de água por 1 semana. Se o clima no verão estiver muito seco, a quantidade de líquido poderá ser aumentada até 2 vezes em 7 dias.
Top vestir
Como a variedade se desenvolve rapidamente e floresce profusamente, ela precisará criar nutrição adicional com substâncias úteis. A alimentação é realizada pelo menos 4 vezes durante um ano (estação). Essa saturação com nutrientes implica uma alternância de fertilizantes orgânicos e minerais.
Para o crescimento ativo, o arbusto precisará de uréia e sulfato de potássio. Em junho, quando as inflorescências começam a se formar, a hortênsia precisa de fertilização adicional com fertilizantes de potássio e fósforo. A solução preparada com base em "Kemira Flower" é ideal para a fase de floração. Esta introdução do medicamento é recomendada pelo menos 3 vezes durante o verão. No final da temporada, é recomendável fertilizar a planta com superfosfato ou sulfato de potássio.
Você sabe Os budistas apreciam o chá feito de flores de hortênsia. Eles consideram uma bebida ritual.
Poda
A poda é um dos procedimentos mais importantes que faz parte do processo de tratamento de arbustos. Na maioria dos casos, exceto em casos de emergência, é realizada duas vezes por ano. Para isso, um dia é selecionado no início da primavera e no final de outubro. No primeiro caso, é recomendável começar a aparar a hortênsia antes que os rins comecem a se formar. Se não for realizada, a floração não será tão magnífica.
No momento deste processo, deve ser guiado por três regras básicas, a saber:
- Os brotos danificados e congelados são removidos.
- Cortam-se galhos fracos que não contribuem para o crescimento de arbustos.
- As sessões que apareceram apenas no ano passado são cortadas com a presença de 4 botões.
No outono, o processo de poda é mais fácil e descontraído. Basta remover todas as inflorescências que floresceram. Isso é feito para evitar a ruptura dos brotos quando a neve cai.A poda antienvelhecimento é considerada distinta. Também é realizado no outono. A essência da técnica correta é deixar 3-5 dos brotos mais fortes e cortar o resto até a raiz. Os primeiros resultados visíveis podem ser vistos no segundo ano do desenvolvimento do mato.
Cuidados com a floração
Como já mencionado acima, para que as inflorescências sejam exuberantes e grandes, um fertilizante especial deve ser aplicado durante o período de floração. Esta é uma mistura preparada com base em água e na droga "Kemira Flower". Regado com esta composição 3 vezes durante todo o período de floração.
Em alguns casos, você precisará podar os galhos com as maiores inflorescências que puxam a broca para o chão. Isso evita rachaduras e se alguma doença ou praga foi notada durante a floração, elas também devem ser removidas. Brotos com doenças são cortados e queimados, e os insetos são combatidos pulverizando o mato com inseticidas.
Um dos fatores mais importantes de atendimento durante esse período é considerado irrigação. A umidade deve sempre permanecer sob o arbusto. Ao mesmo tempo, a água deve ser adicionada apenas no início da manhã ou à noite para evitar queimaduras nas folhas e flores dos arbustos.
Invernada adequada
Uma planta adulta não precisa de nenhuma ação preparatória por parte do jardineiro para preparar o inverno. É suficiente criar uma camada grossa de 10 cm de cobertura morta no outono. Mudas jovens, especialmente as plantadas nesta primavera, precisam de embalagem especial.
Você pode executar este procedimento das seguintes maneiras:
- Você precisará encontrar ou comprar tábuas de madeira. Seu comprimento deve ser de aproximadamente 0,5 M. Eles são colocados ao redor do arbusto diretamente no chão. Em ordem e forma aleatórias, os brotos restantes após a poda do outono são dobrados para eles. Eles podem ser fixados entre as placas. Depois disso, materiais de madeira de forma semelhante são colocados em cima. É estritamente proibido pressionar ramos de um arbusto. Agrofibra é colocada sobre esta estrutura. Toda essa construção pode ser isolada adicionalmente com galhos de abetos coníferos ou galhos de outras plantas. Além disso, serragem, qualquer fibra não tecida, sacos com folhas são usados para criar abrigo. Se o molde for encontrado nos brotos na primavera, ele poderá ser removido com um pano úmido.
- Um método alternativo é considerado um abrigo seco ao ar. Os brotos se unem para formar uma pilha uniforme. Eles são envolvidos com material de isolamento - spandbond ou lutrasil. Depois disso, uma grade de perímetro é definida ao redor do perímetro. Essa estrutura deve estar de 15 a 20 cm acima da própria bucha. Folhas secas são colocadas dentro da cerca. Essa estrutura é coberta com uma camada adicional de material de cobertura ou filme plástico comum.
Não se preocupe se a hortênsia estiver fria no inverno. Após a poda da primavera, o arbusto começará a crescer novamente. Mas inflorescências este ano não devem ser esperadas.
Reprodução
As cultivares de hortênsia Mega Mindi podem se propagar de quatro maneiras principais:
- por sementes;
- estacas;
- estratificação;
- divisão do arbusto mãe.
Cada um dos métodos se distingue pela complexidade do processo. Qual escolher, apenas o jardineiro decide.
Sementes
As sementes obtidas das plantas desta estação não precisam de processamento adicional. Em outras palavras, pode ser semeada imediatamente em um recipiente preparado. Ao mesmo tempo, não é recomendável aprofundar as sementes no solo.
Após a semeadura, a caixa é coberta com filme ou vidro. Se necessário, umedeça a terra antes deste processo. Nesta forma, o contêiner é colocado no peitoril da janela. É recomendável evitar a luz solar direta. Após 20 dias, você pode observar os primeiros brotos em miniatura.
Importante! Este método de reprodução é adequado apenas para espécies selvagens de hortênsias. Se você plantar sementes de uma variedade derivada artificialmente, a planta adulta perderá suas propriedades decorativas.
O cuidado com novos brotos é realizado por 2 anos. Somente quando completam 3 anos, são transferidos para um local permanente ao ar livre. Os jardineiros relatam que a essa altura devem atingir uma altura de pelo menos 30 cm.
Estacas
Este método de reprodução é bastante popular entre os jardineiros que cultivam hortênsias em seus campos. Estacas verdes são preparadas no momento em que os primeiros brotos aparecem nos brotos. É aproximadamente a segunda quinzena de julho. Eles são cortados apenas de arbustos jovens. Um excelente material de origem serão os ramos que apareceram na última temporada. Além disso, eles devem crescer ao lado da planta e ter pelo menos 5 botões grandes.
O melhor momento para cortar estacas é considerado de manhã cedo. Nesta hora do dia, a umidade ainda não teve tempo de fluir para o topo da sessão. O ramo cortado é imediatamente colocado na água. Eles também rapidamente começam a formar as estacas. Para fazer isso, é necessário aparar a parte superior da sessão, deixando no máximo 5 folhas verdes. Os inferiores são completamente removidos e os superiores são cortados pela metade. O caule pronto por 30 minutos é imerso na composição do estimulador de crescimento, um exemplo impressionante do qual é "Kornevin".
Depois disso, o broto é colocado no chão, feito antecipadamente a partir de turfa, terra de folha e areia. Um recipiente grande é adequado para o pouso. As mudas são regadas uma vez por semana, desde que a superfície do solo seja constantemente umedecida. A quantidade de aplicação de água depende deste indicador. Assim que a crosta da terra começa a secar, a rega é realizada.
Um mês depois, na maioria dos casos, as mudas já estão enraizadas. Você pode guardá-los em casa, mas com o início do outono, é melhor levá-los para o celeiro ou adega. Aqui eles serão afetados pela baixa temperatura, o que contribui para o desenvolvimento da imunidade das plantas ao gelo. Se necessário, você pode isolar os brotos com folhas.Camadas
O procedimento de melhoramento é realizado no início da primavera, quando o suco dentro da planta ainda não começou a circular. Nos dois lados do mato, é selecionada uma sessão de um ano, que é colocada em um recesso no chão. O poço não deve ter mais do que 2 cm. Escapa com cuidado para não danificar sua integridade, encaixa-se nele e o cava no chão.
Durante o verão, ele consegue criar raízes. Nesse caso, é necessário regar constantemente o local da postura. Quando os brotos são formados, cuja altura será de pelo menos 30 cm, eles são removidos do ramo mãe. O procedimento de plantio é semelhante ao plantio de mudas.
Você sabe Todas as partes da planta contêm glicosídeos cianogênicos tóxicos (ácido cianídrico); portanto, ao comer a planta, pode ocorrer envenenamento, causando fraqueza, náusea e dor no estômago.
Dividindo o mato
Para dividir o arbusto mãe em várias partes, ele deve primeiro ser removido da terra. Para isso, a planta é abundantemente regada. A água deve saturar completamente a terra. Usando um forcado ou pá, eles desenterram hortênsias. Em seguida, usando tesouras de podar ou tesouras, vários ramos são separados da raiz principal. Eles podem ser transplantados imediatamente para um novo local.
Você pode fazer sem cavar o arbusto inteiro. Para fazer isso, por um lado, é necessário fazer uma pequena mina com um forcado e cortar parte da raiz com brotos diretamente no chão.O procedimento de plantio é semelhante ao descrito no parágrafo "Plantio".
Doenças e Pragas
O Hydrangea Mega Mindy, como qualquer outro, pode sofrer de certas doenças e pragas. Se você tiver outros problemas com a hortênsia, precisará procurar ajuda de especialistas.
Entre os mais populares estão:
- Ácaro aranha. Os insetos podem ser encontrados na parte inferior do mato. A presença é determinada dobrando ou amarelando as folhas, a formação de uma teia. Um medicamento chamado Theophos ajudará a lidar com a praga.
- Míldio fofoQuase toda a planta é coberta com manchas amarelas específicas com secreções oleosas. O tamanho das neoplasias é pequeno. Se você não tomar medidas, esses pontos aumentam de tamanho e podem se conectar com os vizinhos. Para livrar a planta da doença, é recomendável borrifá-la com sulfato de cobre com a adição de sabão.
- CloroseÉ indicado por uma mudança acentuada na cor da folhagem dos arbustos. Geralmente aparece devido à falta de ferro, o que significa uma diminuição no nível de acidez do solo. Basta pulverizar com nitrato de potássio e adicionar sulfato de ferro ao solo.
- Pulgão da folha. Geralmente aparece nos brotos de um arbusto que cresce em estufas. Para erradicar a praga, a parte do solo da planta deve ser tratada com uma mistura de anabazina e sulfato.
Para que a variedade de hortênsias Mega Mindi cresça e se desenvolva com sucesso em uma trama pessoal, é necessário aderir a todas as regras e diretrizes acima. Somente desta maneira os resultados verdadeiramente grandiosos podem ser alcançados - um aumento no tamanho das flores, uma cor mais saturada das inflorescências e a resistência da planta ao gelo. Você não deve ter preguiça de trabalhar no jardim, porque o esplendor da hortênsia vale o custo, o esforço e o tempo.