As uvas da menina são usadas para decoração em paisagismo. Para obter uma planta forte na primavera, ela deve ser plantada no outono. Leia mais sobre os meandros de plantar essa variedade de tecer uvas e cuidar dela - mais adiante neste artigo.
Descrição e características das uvas da menina
Planta lenhosa da família das uvas. Crescendo, forma brotos flexíveis e longos, que, graças às antenas tenazes, cobrem qualquer suporte vertical. Dependendo da variedade, a liana cresce de 3 ma 20 m de comprimento.
A “virgem”, ou “hera virgem” (também chamada de planta), está se desenvolvendo rapidamente e aumentando sua massa foliar. O crescimento anual de brotos é de 2-3 m. Folhagem de estrutura complexa, com 3 e 5 dedos, com bordas serrilhadas.
A cor da folhagem pode ser:
- verde brilhante;
- amarelo dourado;
- vermelho carmesim;
- marrom.
Você sabe Na Europa, as uvas para meninas foram introduzidas no século XVII, onde as plantações eram plantadas sob as paredes de castelos de pedra, a fim de isolar as instalações do ruído externo e da umidade.
Frutas no final de setembro. As bagas são pequenas, azul escuro ou tinta, contêm muito ácido e, portanto, são consideradas não comestíveis.
Variedades populares:
- Hera de cinco folhas - uma liana de crescimento rápido, cresce até 18 m de altura. A casca dos brotos de um tom vermelho escurece à medida que o arbusto cresce. Folhas em forma de dedo de 5 segmentos em um pecíolo longo e grosso. Registros jovens - verde-claro, mais perto de cair cobertos de escarlate. Em julho, floresce em pequenas, coletadas em inflorescências soltas, flores brancas. Em setembro, forma pincéis soltos com bagas azuis escuras. Variedades populares: A parede amarela - a cor das folhas é amarelo limão, Don Juan - bordô escuro, Serenata - roxa.
- Triosten ivy - o comprimento de uma trepadeira adulta é de 15 m, a placa da folha é dividida em três partes. O lado superior da folha é brilhante. Existem três variedades de uvas em forma de hera que diferem na cor da folhagem: uvas Vicha - vermelho alaranjado, ciana dourada - folha verde com salpicos de amarelo brilhante, uvas roxas - folhas cor de vinho.
- Vinho de framboesa - desenvolve até 10 m de altura. Placas de folhas arredondadas na base do pecíolo são divididas em três lóbulos. A superfície é riscada de veias, a cor da folhagem jovem é verde; no outono, é pintada em cores diferentes - amarelo, vermelho-laranja e bordô escuro.
Plantando uvas da menina no outono
É recomendável plantar uma videira decorativa em setembro, antes do início do congelamento. Isso permitirá que o cipó se enraíze de maneira confiável antes do inverno e, na primavera, a uma temperatura favorável, a planta crescerá mais rapidamente.
Trabalho preparatório
Confira
A hera virgem é despretensiosa para a composição do solo e pode crescer em qualquer terra. A acidez do solo pode ser neutra e levemente elevada (5-7 pH). Mas, para o rápido crescimento e desenvolvimento da videira, você ainda precisa fornecer condições confortáveis.
No local do plantio futuro, o solo é desenterrado, misturando a camada superior com a camada inferior. Ao mesmo tempo, a área é limpa de detritos de plantas. Ao cavar, faça um balde de areia e composto, 300 g de superfosfato, 1 l de cinza de madeira por 1 m².
Métodos de pouso
No projeto paisagístico, uma videira rasteira é usada para decorar arcos, mandris, terraços. Eles plantam a planta em varandas abertas e sem vidro para criar sombra e frescor na estação quente. Sob a folhagem densa e brilhante, você pode esconder os defeitos de cercas de pedra ou paredes da casa.
Para decoração, as uvas das meninas são plantadas de duas maneiras:
Estacas
A colheita do material de plantio é realizada na primavera ou no verão. Você precisa saber como cortar adequadamente a videira, para não ter problemas com o enraizamento. Os brotos saudáveis são cortados até 30 cm de comprimento com a presença de vários botões elásticos. A casca deve ser uniformemente colorida, as estacas são flexíveis. Os brotos são colocados em um recipiente de água, que é trocado regularmente, até a formação das raízes.
Mudas de tecnologia de plantio:
No fundo de um buraco de tamanho adequado (60 × 60 cm), são colocados 20 cm de uma camada de drenagem (pedra britada, tijolo quebrado).
- As mudas são podadas, deixando 4 olhos.
- Coloque imediatamente um pino no orifício para suporte futuro.
- Um talo colocado em uma cova é preenchido, deixando 2 olhos acima da superfície do solo, 2 olhos embaixo dela.
- A terra é socada e regada abundantemente.
Você sabe As uvas das meninas não precisam de outros polinizadores, pois suas flores são bissexuais. Esse recurso deu à planta o nome "virgem".
Tiros
A cultura pode ser propagada por brotos laterais. Para fazer isso, corte um galho de até 2 m de comprimento da videira e goteje horizontalmente até uma profundidade não superior a 3-4 cm. Depois, regue abundantemente.
Após 10 a 12 dias, as raízes aparecerão. Desenterre a parte aérea, limpe-a do chão e corte-a em estacas. É possível plantar e enraizar mudas de acordo com a tecnologia descrita acima.
Sementes
A videira se propaga por sementes, mas esse processo é longo, portanto o método é usado com pouca frequência. A semeadura é realizada na primavera (março) ou no inverno (outubro). Para o procedimento de primavera, as sementes precisam ser estratificadas para não morrer em solo frio. Para fazer isso, 40 a 45 dias antes da semeadura, as sementes são colocadas em um recipiente com areia molhada e colocadas em uma geladeira em uma prateleira de vegetais.
No procedimento de outono, as sementes são limpas da pele protetora, embebidas por um dia em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio. As sementes são semeadas em sulcos a uma profundidade de 1,5 cm, a distância entre as sementes é de 30 cm e, posteriormente, culturas densas podem ser plantadas. Brotos após a semeadura de outono aparecerão na próxima primavera, a semeadura de primavera aumentará em um mês.
Após o pouso
A uva para meninas é uma cultura despretensiosa, que um jardineiro inexperiente também pode cultivar, oferecendo cuidados mínimos.
Condições necessárias para o cultivo
A videira exigirá atenção especial durante o período de crescimento ativo. As plantas jovens precisam de suporte de treliça com vários níveis de liga. Dado o rápido crescimento e o número de brotos, é aconselhável usar uma ferramenta especial, tapener, para a liga.
Tapener de uva selvagem
O dispositivo reduz o tempo do procedimento e não danifica os tiros. Obrigatórios estão se soltando para saturar as raízes com oxigênio e capina das ervas daninhas.
Importante! Para que os caules jovens expostos na superfície da Terra não superaqueçam, eles precisam ser regularmente aterrados, colhendo até 20 cm de terra.
Como alimentar e como regar?
Com chuvas normais, a vinha é regada 3-4 vezes por estação. Um balde de 10 litros de água é derramado sob a raiz de cada arbusto. A fertilização é realizada simultaneamente com a rega, uma série do complexo mineral Kemira é adequada para isso. Pela primeira vez na primavera, o “Kemira Combi” é usado, onde os oligoelementos necessários para o crescimento e o desenvolvimento são equilibrados.
A fertilização é recomendada em soluções líquidas (40 g de substância por 40 l de água). O segundo curativo é realizado durante a formação de ovários de flores com o medicamento "Kemira Lux" (20 g / 10 l). Durante a frutificação, a planta precisa de potássio (20 g de sulfato de potássio são dissolvidos em 10 l de água). No outono, após a colheita, as plantas são pulverizadas sobre uma folha de kalimagnésia 15 g / 10 l.
Datas e recursos de corte
A questão é se é necessário podar a videira, dada a taxa de desenvolvimento da massa verde, torna-se irrelevante. Sem um procedimento, o plantio cultural de uma planta ornamental se tornará matagal.
A poda é realizada anualmente, quase o ano todo:Importante! Corte os brotos 5 mm acima do rim para não deixar tocos desleixados.
- Na primavera - antes do início do fluxo de seiva, retire os galhos que não resistiram ao gelo, quebrados com sinais de danos. Inspecione o arbusto em busca de brotos que não queiram crescer na direção do suporte, pois eles também são removidos.
- No verão - remova os enteados recém-formados, engrossando a coroa. Remova brotos, cujas partes superiores mudaram a direção do crescimento.
- Outono - prepare-se para o abrigo para o inverno. Os galhos secos e danificados são removidos.
Vídeo: Poda de outono de uvas bravas
Transplante
Se você deseja ou precisa transplantar o mato coberto para um novo local, o procedimento é realizado no final da primavera ou no verão. Cavar a área selecionada na baioneta da pá, fazer compostagem (0,5 baldes por 1 m²).
Você precisa transplantar de acordo com este esquema:
- Eles cavam um buraco de 60 × 60 cm, colocam de 15 a 20 cm de tijolo quebrado no fundo e polvilham com o solo uma colina.
- Um arbusto é colocado na colina da terra, espalhando as raízes para que não dobrem, polvilhem a planta com o solo.
- O pescoço da raiz do arbusto deve permanecer acima da superfície.
- Após o mato abundantemente regado.
Preparações de inverno
A cultura aberta é reconhecida como uma variedade de uvas de cinco folhas. Enquanto as variedades restantes são recomendadas para serem preparadas para o inverno.
Para isso, o chicote da videira é removido do suporte, colocado em uma vala, cujo fundo é coberto com folhagem seca. De cima, a planta também é coberta com folhagem e coberta com patas de agulhas ou agrospan.
Controle de Pragas e Doenças
A cultura não é suscetível a doenças, mas pode ser atacada por pulgões. Se a praga foi notada imediatamente, uma solução de sabão com adição de álcool (1/3 do volume da solução) ajudará a lidar com ela. Se uma colônia de insetos for encontrada, você pode usar o medicamento Fitoverm. Para pulverizar as videiras, a preparação concentrada é diluída na proporção de 5 ml / 4 l de água. O re-tratamento é realizado após 3 semanas.
Uma videira plantada perto das paredes de edifícios agrícolas ou residenciais pode servir como entrada para pequenos roedores. Armadilhas para ratos e ratos ajudarão a proteger sua propriedade e comida. A planta em si tem uma casca resistente, que não é atraente para os roedores.
As dificuldades no cultivo de videiras podem surgir como resultado de cuidados inadequados:
- As folhas estão secas - falta de nutrição. Use medicamentos balanceados três vezes por temporada (pelo menos).
- Folhas desintegram-se, possivelmente raízes podres - excesso de umidade. Ajuste a frequência e a dose de rega. Verifique se não há água subterrânea próxima.
- As folhas perdem qualidades varietais: cor e tamanho brilhantes falta de luz. Uma sombra constante não permite que a planta se expresse em toda a sua glória. A luz precisa de sombra brilhante, difusa e parcial, é possível.
O encanto das uvas das meninas reside na sua despretensão e crescimento rápido. Por vários anos, a hera pode cobrir as paredes da casa, gazebo ou terraço com um cobertor denso, decorar a cerca antiga. Os designers amam a videira em um belo bairro com outras plantas trepadeiras e floridas. Só é necessário fornecer à planta cuidados adequados e regulares.