Os ciprestes são bastante populares entre os jardineiros, pois possuem uma grande variedade de formas e cores. Eles são usados como uma decoração decorativa da paisagem. Um exemplo dessa planta é o cipreste da ervilha Filifera Aurea Nana, que será discutido no artigo.
Descrição botânica da planta
O cipreste da ervilha Filifera Aurea Nana não é um anão real, mas uma variedade que cresce lentamente, formando uma coroa perene compacta e oval. Essa incrível cultura antiga é cultivada na forma de uma árvore e na forma de um arbusto.
O nome botânico em latim é Chamaecyparis pisifera Filifera Aurea Nana. Outro nome comum é Cypress amarelo ervilha-amarelo sem fio. Pertence ao gênero Cypress (Chamaecyparis). Coníferas anãs tipo. Variedade - Filifera Aurea Nana.
Você sabe A madeira de cipreste contém óleos essenciais que evitam a deterioração das árvores, por isso foram utilizadas na fabricação de sarcófagos.
Descrição botânica:
- A casca é marrom avermelhada, com listras descascadas. Os principais ramos esqueléticos crescem horizontalmente e caem.
- As agulhas são escamosas, macias, amarelas douradas ou verde claro, não mudando de cor durante o ano, a intensidade da cor aparece em brotos jovens e no sol. A folhagem mais antiga assume uma tonalidade verde escura.
- Os rebentos são finos, em forma de cordão, densos, ramificados e curvos em arco (efeito cascata), redondos em seção transversal. O crescimento anual da coroa é de 3 a 6 cm.
- Os cones são pequenos (6 a 10 mm), verde-acinzentados no verão e depois ficam marrons. Aparecem apenas em plantas maduras, agrupadas nas pontas dos galhos. Para o tamanho pequeno dos cones, a variedade também é chamada de ervilha.
- A forma da coroa é chorosa, hemisférica (em forma de travesseiro). Inúmeros ramos fornecem uma estrutura densa.
- O sistema radicular é ramificado, as raízes são finas.
- A altura da planta após 10 anos é de até 1 m de altura e cerca de 1,2 a 2 m de largura da coroa.
A variedade é resistente ao gelo e pode suportar temperaturas de inverno de -20 ... -30 ° C. Isso torna possível cultivá-lo em regiões com clima frio, típico da maioria das latitudes russas. Ele tolera facilmente secas curtas, frio, calor.
Nome
Na natureza, o cipreste de ervilha cresce nas ilhas do Japão. É cultivado em muitos países do mundo. O Cypress Filifera Aurea Nana é uma forma anã da variedade Filifera Aurea, criada no final do século XIX. na Alemanha.
Cypress tem não apenas um nome científico longo, mas também confuso de entender, porque misturou idiomas e termos específicos:
- O nome Chamaecyparis significa um parente de cipreste ou cipreste subdimensionado.
- Pisifera - o epíteto latino significa ervilha, refere-se a pequenos cones (ervilhas falsas).
- Filifera - significa "folhagem filamentosa".
- Aurea (lat.) - ouro, fios de seda dourados.
- Nana - anã, baixa.
Aterragem
O plantio de um cipreste deve começar com a aquisição de uma muda. É aconselhável fazer isso em viveiros especiais ou jardineiros profissionais, que fornecerão recomendações apropriadas para o plantio e os cuidados.
Você deve conhecer os sinais de uma planta saudável para não cometer erros com a escolha:
- os galhos são flexíveis e as agulhas não se desfazem;
- não há sinais de doenças ou danos causados por pragas;
- nódulo de raiz em um estado holístico;
- o solo está bem derramado e as raízes não estão secas.
Assim, três características decorativas são notadas no nome da variedade de ciprestes - brotos semelhantes a fios, crescimento lento e agulhas douradas brilhantes.
Seleção de assento
Ao escolher um local de aterrissagem, é melhor parar em solos férteis e moderadamente úmidos, em áreas bem iluminadas pelo sol. Cypress é capaz de resistir ao sombreamento, mas a cor de suas agulhas em pleno sol assume uma cor particularmente intensa. Na sombra, suas folhas ficam verdes.
Mudas precisam de um local tranquilo, protegido de ventos e correntes de ar. No espaço aberto, com ventos gelados de inverno, a planta é facilmente danificada - descarta os ramos laterais e as agulhas ficam marrons. A presença de reservatórios abertos no bairro proporcionará umidade adicional, o que é favorável ao desenvolvimento do cipreste.
Os gases de escape e a poluição do ar das chaminés podem prejudicar as plantações.
Tratamento do solo
Ao plantar para adormecer, você pode usar o substrato adquirido para coníferas ou preparar o solo você mesmo. Para este propósito, o solo do jardim é misturado com turfa em uma proporção aproximada de 1: 1, de modo a reduzir o pH do solo para abaixo de 6. A reação pode ser verificada usando um medidor de ácido do solo. Outra versão da mistura do solo: solo frondoso, conífero (você pode coletá-lo na floresta no local de crescimento de abetos e pinheiros) e areia grossa.
Plantando uma muda
As mudas jovens são plantadas no início da primavera ou no outono em clima frio, quando as plantas estão em repouso. A éfedra plantada na primavera e no verão geralmente seca e requer uma rega cuidadosa. Ao plantar no outono antes do inverno, as plantas criam raízes bem e profundamente, o que é facilitado pela umidade do outono e temperaturas mais baixas.
Ao colocar as mudas em grupos, é necessário observar uma distância de pelo menos 1 m entre as amostras, uma vez que o sistema radicular do cipreste cresce, assim como os galhos na direção horizontal.
Para plantar corretamente uma muda jovem e garantir condições normais de desenvolvimento, siga as instruções:
- Cavar um poço de aterrissagem com 40 a 50 cm de profundidade e 60 a 90 cm de largura, que deve ser grande o suficiente (2-3 vezes o volume da raiz) para acomodar livremente o caroço da raiz e cobri-lo com terra ao redor. Entre as paredes do poço e a raiz, a palma de um adulto deve caber livremente.
- No fundo, havia uma drenagem - uma camada de tijolos quebrados, seixos e areia grossa.
- Solte o solo nas paredes e no fundo do poço a uma profundidade de 15 cm, o que ajudará a planta a crescer no solo e a enraizar-se mais profundamente.
- Mergulhe a bola de raiz por 15-30 minutos em água para saturar com a umidade. Não viole a integridade do coma radicular durante o plantio.
- Despeje uma mistura de terra e turfa no fundo do poço (10-15 cm), coloque uma bola de raiz no centro e preencha o espaço ao seu redor. Bata no solo periodicamente para garantir um melhor contato das raízes com o solo e remova as bolsas de ar.
- A profundidade de plantio é extremamente importante: não plante a planta muito profunda ou muito rasa. O colo da raiz (um fragmento de uma planta entre as raízes e o tronco) deve estar no nível do solo.
- No caso de plantar uma muda de recipiente, coloque-a na mesma profundidade em que cresceu em uma panela ou 3-5 cm abaixo da superfície da terra, levando em consideração o posterior encolhimento do solo após a irrigação. Vale a pena usar um graveto que precisa ser colocado para que fique apoiado nas bordas do furo, determinando assim a altura de aterrissagem apropriada.
- Forme uma depressão ao redor da planta na forma de uma ampla piscina que retém a água e facilita seu fluxo para as raízes.
- Regue bem o local de desembarque, especialmente se você plantar no meio da temporada, quando houver pouca chuva.
- Cobrir a superfície com uma camada de casca de 5 cm, para evitar a perda de umidade e, além disso, fornecer o nível correto de acidez do solo.
Vídeo: desembarque cipreste
Cuidado
Cuidar de um cipreste não implica dificuldades particulares, mas em alguns momentos você ainda deve parar - é a rega, a fertilização, o controle de pragas e o abrigo para o inverno.
Rega e alimentação
A rega deve ser especialmente cuidada durante os primeiros 2 anos de cultivo e durante longos períodos de seca, o que é muito perigoso para plantas jovens com um sistema radicular fraco e raso. Quanto à taxa de irrigação, é melhor regar uma vez e bem do que frequentemente e economicamente. A rega frequente e fraca leva ao fato de as plantas se tornarem rasas, porque encontram umidade nas partes superiores do solo.
Deve ser regada abundantemente para que a água atinja as camadas mais profundas do solo - então o cipreste se enraíza mais profundamente. Como resultado, a tolerância à seca é gerada e, nos anos posteriores, as plantas não precisam ser regadas fora dos períodos de seca e podem permanecer mais tempo sem água.
Os ciprestes adultos são regados apenas em períodos secos, quando o solo superficial seca a uma profundidade de 20 cm. A cultura responde bem à aspersão. Mas não apenas no clima quente, mas também na primavera, as plantas podem não ter água suficiente, especialmente quando crescem em solo leve ou em terreno rochoso. Nas regiões sul, com pouco inverno nevado e sem congelamento, o cipreste pode ser regado no inverno, pois a fotossíntese de culturas de coníferas continua nesses períodos, mas apenas mais lentamente.
Todos os anos é necessário alimentar o cipreste com nutrientes 2-3 vezes na primavera (preferencialmente um fertilizante universal para culturas de coníferas) e no outono com fertilizantes especiais de outono. Para plantas jovens, a cobertura com composto é suficiente.Importante! Evite fertilizar em dias quentes e imediatamente após o plantio. Para evitar queimaduras químicas nas raízes, observe os padrões de diluição e a uniformidade de aplicação das preparações na zona das raízes.
Afrouxamento e cobertura do solo
É necessário afrouxar os troncos das árvores para saturar as raízes com oxigênio e garantir a permeabilidade ao ar do solo. Este procedimento é especialmente necessário após a rega, a fim de evitar a formação de uma crosta na superfície do solo. A profundidade do cultivo depende da idade da planta e é de 10 a 20 cm.
A cobertura com uma camada de 5 a 10 cm elimina o afrouxamento após a rega, retém a umidade no solo, regula a temperatura do solo e inibe o crescimento de ervas daninhas. Como cobertura morta, turfa, palha, lascas de madeira, composto, serragem, agulhas de coníferas, casca de uma pequena fração, cones - qualquer material solto e permeável ao ar é adequado.
Poda
O cipreste tolera bem a poda de primavera até que novos brotos apareçam. Ao mesmo tempo, quebras, mal formadas e danificadas por galhos de geada são removidas, a planta é limpa de sementes secas. Nas sebes, a poda limita a altura e o tamanho dos arbustos.
Para criar as formas corretas (uma bola ou cúpula densa), é realizada a poda formativa de brotos jovens, removendo apenas um terço da massa verde de cada vez. Em plantas jovens, o condutor central é removido para garantir uma forma arredondada. Ramos grossos de madeira velha não devem ser encurtados, pois enfraquecem e desfiguram as plantas, destruindo sua aparência única.Você sabe O cipreste mais antigo conhecido tem cerca de 4000 anos. Tem seu próprio nome (Sarv-e-Abarku) e cresce no Irã.
Invernada
O Cypress Filifera Aurea Nana adora calor e umidade, portanto, em regiões com condições climáticas adversas, deve ser coberto durante o inverno. Os principais fatores que podem danificar a planta são o sol brilhante do inverno, ventos frios, cobertura de neve pesada e gelo.
Isso pode levar a queimaduras solares e queimaduras "frias", criando folhagem marrom-amarela pouco atraente para a maior parte do inverno, desidratação de agulhas, danos aos galhos e deformação do tronco. O degelo do inverno, seguido pela geada, pode causar rachaduras na casca, o que piora a aparência e abre a porta para a infecção.
Como material adequado para abrigo:
- lapnik;
- tecido de algodão;
- serapilheira;
- agrofibra;
- agrotérmico;
- lutrasil;
- spanbond;
- papel kraft.
É especialmente importante abrigar plantas jovens nos primeiros 3-4 anos - elas podem ser cobertas com caixas de madeira e isoladas com material de cima. Não apenas a parte superior da planta e as agulhas precisam de proteção contra o frio, mas o sistema radicular pode sofrer fortes geadas ao congelar o solo na base da árvore.Para evitar isso, o procedimento de cobertura com uma camada de 10 a 15 cm de círculos no tronco ajudará.
Possíveis doenças e pragas
O cipreste é resistente à maioria das doenças e não é afetado por pragas, mas sob condições climáticas adversas, violação das regras de atendimento, plantas enfraquecidas tornam-se suscetíveis a fungos que causam podridão radicular. Portanto, você deve cuidar disso e monitorar a umidade moderada do solo e evitar a estagnação da água na zona do sistema radicular.
As amostras de sebes podem ser afetadas pelo mofo cinza causado por patógenos. Se uma doença for detectada, todas as plantas infectadas devem ser pulverizadas com fungicidas duas vezes, a cada 10-14 dias. O rápido crescimento da doença é promovido por uma alta densidade de plantações e alta umidade a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C, portanto, ao regar, é necessário evitar o umedecimento dos galhos das árvores.
A poda sanitária das áreas afetadas ou a remoção de plantações vizinhas para garantir a permeabilidade do ar e da luz ajudará no combate às lesões, pois em plantas espessadas sem fluxo de ar adequado, as doenças podem se espalhar facilmente de árvore em árvore. Em casos extremos, a única solução é remover toda a planta.
Para fortalecer as árvores e aumentar a resistência a doenças, é necessário fertilizá-las com nitrato de amônio, sulfato de amônio ou fertilizante para coníferas.
Entre pragas, pulgões, ácaros e insetos que se alimentam de sucos de plantas, são especialmente perigosos. Isso leva a murcha, amarelecimento e queda das agulhas. Para a luta deve usar produtos químicos especiais projetados para essas lesões.Importante! O Ephedra exige taxas de aplicação de fertilizantes mais baixas (cerca de metade) do que as culturas de jardim, portanto verifique com seus especialistas a dose e a frequência da fertilização.
O uso da madeira no paisagismo
Quando a paisagem tem poucas tonalidades de cor, e após o outono cair e no inverno tudo fica cinza e mundano, os jardineiros apreciam plantas que dão uma pequena paleta de cores ao ambiente.
O Cypress Filifera Aurea Nana é plantado como planta ornamental para paisagismo e divisão de espaço, para proteger contra o vento e o ruído, como culturas de cobertura do solo. Devido ao seu tamanho pequeno, pode ser usado para bonsai e cultivo de contêineres para decorar hortas, terraços e varandas.
Com tons amarelados de agulhas e uma forma compacta, o cipreste fica bem ao criar composições coloridas em um jardim de pedras, jardins de pedras, canteiros de flores, em plantações em grupo e individuais em um gramado e serve como um verdadeiro farol na paisagem. Essas miniaturas são muito procuradas porque ocupam pouco espaço e as composições criadas a partir delas mantêm proporções por muitos anos.
Ao formar um projeto paisagístico, tente plantar coníferas longe das árvores de folha caduca, pois as folhas caídas podem ficar presas nos galhos e fazer com que as agulhas derretam.
Seguindo todas as recomendações estabelecidas, você pode facilmente decorar seu jardim com outro representante de culturas de coníferas - o cipreste de Philip Aurea Nana e adicionar fios amarelos dourados à paisagem circundante.