A hortênsia em panículas é um arbusto de jardim popular, a maioria das variedades bastante despretensiosa, resistente a geadas, doenças e pragas e, ao mesmo tempo, fica ótima em parcelas pessoais. Graças a essas qualidades, a planta ganhou popularidade considerável entre os jardineiros, mas longe de todos eles sabem se deve podar a planta.
A hortênsia é aparada
Hortênsia (o nome científico da planta) pode ficar sem poda, no entanto, o arbusto cresce melhor com procedimentos regulares. Em princípio, podemos dizer que a grande maioria das plantas dessa operação é absolutamente necessária ou a toleram normalmente, ou seja, não interferem.
Você sabe A hortênsia contém glicosídeos cianóforos - substâncias cuja ingestão pode causar intoxicação. Assim, esta é uma planta venenosa, embora, para prejudicar o corpo, você precise comer muito.
A limpeza da hortênsia é recomendada pelos seguintes motivos:
- Formação da coroa. Esse tipo de planta tem, em grande parte, uma finalidade decorativa e, portanto, deve ficar bonita. Algumas plantas, por exemplo, certas variedades de abeto, não cortam, porque a aparência natural é para o que são plantadas. A hortênsia não pertence a essas plantas - é grande e extensa, isso também tem um charme, mas a maioria dos jardineiros acredita que, quando usada no projeto da paisagem, a coroa formada fica melhor.
- Floração. A planta forma inflorescências apenas em brotos jovens, como lilases, ou seja, quanto mais profundamente os brotos antigos são removidos, mais abundante o arbusto florescerá na próxima temporada. De fato, em vez de um ramo velho cortado, aparecerão vários jovens que darão inflorescências magníficas.
- Prevenção de doenças, pragas e rejuvenescimento. A poda sanitária ajuda a livrar-se de galhos velhos, doentes, secos e picados pelo gelo e a tornar o arbusto mais jovem. Além disso, o espessamento excessivo contribui para o aparecimento de parasitas e doenças, o que, obviamente, é impedido pela remoção oportuna do excesso de crescimento.
Regras para aparar hortênsias de panículas
Embora diferentes tipos de remoção sejam diferentes em seus objetivos e mecanismo de execução, existem várias regras gerais específicas para qualquer tipo de procedimento:
- Durante a operação, use apenas tesouras de poda bem-amaciadas e higienizadas para evitar ferimentos nos arbustos.
- Depois de concluir o procedimento, trate as fatias com a var.
- Os galhos, mesmo os secos, sob nenhuma circunstância podem ser quebrados, apenas cortados.
- Para remover as inflorescências da última temporada, brotos congelados, secos e doentes devem estar em um bom tempo claro, mas antes do início do fluxo de seiva. Você pode fazer isso em março ou outubro, quando a hortênsia estiver dormindo.
- Corte a parte aérea não deve estar a menos de 2-3 cm do rim mais próximo.
- Não deixe seções não processadas e cânhamo, é imperativo usar variedades de jardim ou fungicidas após a cirurgia.
- Para remover galhos de grande diâmetro, é necessário usar uma serra e deixar cortes uniformes (para que não haja arestas com seções removidas da casca ou lascas salientes) e depois processá-las com var.
- Corte os galhos com tesouras de podar no plano diagonal, de modo que na seção seja formado um oval, não um círculo.
- Em arbustos grandes, a poda deve ser realizada gradualmente, durante 2-3 estações. Se você executar o procedimento de capital imediatamente, a probabilidade de morte da planta é alta.
Datas de poda de hortênsia
Acredita-se que a hortênsia seja mais favorável para a poda de primavera, o que deve ser feito o mais cedo possível antes do início do fluxo ativo de seiva. Um tempo mais preciso depende da região específica, mas é bem simples calculá-lo: assim que os rins começam a acordar, é hora de fazer as tesouras de podar. Na maioria das vezes, a operação é realizada desde a primeira década de março até o início de abril. Além disso, as condições climáticas devem ser levadas em consideração.
O procedimento não deve ser realizado se os rins começarem a inchar e, naquele momento, as geadas da noite retornassem. Você deve esperar até que uma temperatura do ar razoavelmente alta seja estabelecida e depois executar a operação. O fato é que a poda é um estresse para a planta; depois de enfraquecida, a hortênsia não deve ser exposta a um fator adicional desfavorável. No entanto, atrasar a operação também não é necessário. Na primavera, a planta sai do sono muito rapidamente e, se você realizar uma operação em um arbusto acordado, é provável que não seja esperado o florescimento nesta estação. Normalmente, o procedimento máximo para o final da primavera é a última década de abril, o mais tardar. Realize o evento no outono.Na maioria das vezes, esse é um procedimento sanitário, cujo objetivo é a remoção de brotos secos, velhos e doentes, ou seja, cortar os galhos que não dão mais inflorescências e com sua massa apenas sobrecarregam o mato. O tipo de operação formativa no período de outono pode ser realizado se, por algum motivo, for necessário, mas é melhor evitá-lo. Como você sabe, a poda estimula o crescimento, e existe o perigo de datas indevidamente selecionadas para o evento afetarem adversamente os brotos, e elas congelam. Deve-se ter em mente que esse tipo de procedimento não requer execução imediata, geralmente pode ser adiado com segurança até a próxima temporada.
Você sabe A hortênsia chegou à Europa do Japão em 1820, onde, no início do século 20, os criadores começaram a trabalhar com a planta. As primeiras variedades européias foram desenvolvidas pelos franceses Nancy, Muer, Lemoine, Wendom e, em meados do século, já havia cerca de cem variedades de plantas, originárias do Velho Mundo.
Primavera
Antes de tudo, algumas palavras devem ser ditas sobre os benefícios da poda de primavera:
- após a operação, os processos de restauração são iniciados na planta, a imunidade é fortalecida, a atividade vital e o fluxo de seiva são ativados;
- promove o rejuvenescimento do mato;
- forma uma coroa, contribui para o seu esplendor e densidade saudável;
- efeito benéfico no tamanho e número de inflorescências.
A operação é realizada não para reduzir o tamanho e o volume da planta, mas para atingir os objetivos acima. Se o arbusto foi plantado corretamente, deve haver espaço suficiente para ele, mesmo que não seja podado. Afinal, sabe-se que, ao plantar hortênsias, é necessário manter uma distância entre ela e outra vegetação ou um edifício de pelo menos 2,5 m. O momento do procedimento de primavera foi mencionado acima (março-início de abril), como principal objetivo da poda de primavera, esta é a remoção de congelados, danificado pela neve e pelo vento, galhos secos.
Brotos congelados são removidos para tecidos saudáveis. Embora esta espécie seja bastante resistente à geada, ocorrem casos de danos causados por brotações, especialmente jovens, nas geadas do inverno. Às vezes, isso pode acontecer como resultado da aplicação tardia de fertilizantes nitrogenados ou do período incorreto selecionado da poda de outono. Além disso, essa circunstância pode ocorrer em regiões com invernos severos sem neve ou em geadas atipicamente severas.Após o procedimento sanitário, a regulamentação é realizada. Sobre como a operação é realizada será descrito em mais detalhes abaixo. Finalmente, uma operação formativa é realizada. A regra básica (com mais detalhes sobre esse tipo de evento será descrita abaixo) do procedimento é a remoção de brotos pequenos, bem como galhos direcionados para dentro da planta. Ao mesmo tempo, em galhos saudáveis fortes, 2-3 dos brotos mais fortes com o maior número de brotos são selecionados e deixados, o restante dos brotos é removido.
Vídeo: hortênsia de panícula de poda para florescer na primavera
Outono
No outono, como já mencionado acima, a poda sanitária é realizada principalmente, independentemente de você fazer ou não abrigo de inverno para hortênsia. Os ramos esqueléticos durante esse evento não tocam, mas cortam as laterais, laterais, finas e as que crescem para dentro.
No caso em que a hortênsia é cultivada em uma banheira ou em um ambiente interno, você pode cortá-la antes do inverno, para que a planta floresça abundante e abundante no próximo ano. A planta possui inflorescências grandes e exuberantes, que em algumas variedades podem atingir um comprimento superior a 35 cm.Essas escovas maciças, combinadas com o peso da massa de neve, são capazes de romper os galhos do mato, de modo que esses cachos devem ser cortados antes do inverno.
Importante! É aconselhável levar em consideração a localização dos brotos que você deixa ao realizar a poda, para que a direção do crescimento dos galhos seja harmoniosamente combinada. Por exemplo, em um galho forte localizado horizontalmente, é possível deixar três brotos com um grande número de brotos, um dos quais cresce, os outros dois - levemente para baixo e em direções diferentes.
Alguns jardineiros acreditam que, se a hortênsia for cultivada nas latitudes setentrionais ou em regiões com invernos bastante severos, ela não deve ser podada com força. Eles argumentam sua posição pelo fato de que tal procedimento tem um efeito ruim na resistência do inverno da planta. Esse ponto de vista tem uma justificativa bastante séria: em invernos rigorosos, a poda sob a raiz pode causar congelamento excessivo de brotos jovens e até galhos suficientemente espessos. Além disso, as bactérias patogênicas podem entrar em fendas e cavidades que não têm tempo para se apertar após a cirurgia, causando doenças graves e até a morte do arbusto.Depois de realizar um procedimento suave nas latitudes do norte, é aconselhável cobrir as plantas no inverno. Para fazer isso, faça um abrigo seco: envolvem um arbusto com fibra não tecida como um fiado, e o círculo do tronco é coberto com uma camada de 10 a 12 cm. Em seguida, dentro de um raio de 30 a 35 cm do centro do círculo, é instalada uma estrutura de malha com altura de arbustos. A folhagem seca é derramada no espaço interior formado e um filme que protege da umidade e da neve é jogado por cima. Amarre as cargas nos cantos do filme ou fixe-o com um pacote para que o vento não sopre.
Tipos: hortênsia de panícula de poda no outono
Tipos de aparar
Existem vários tipos de corte, cada um com suas próprias características e realizado para uma finalidade diferente. Embora, por exemplo, na primavera, várias variedades do procedimento possam ser realizadas alternadamente, complementando-se.
Você sabe Hortênsia pode ter flores de vários tons de azul e lilás. Isto é explicado pela capacidade de assimilar o alumínio, que é rico em solos ácidos, tão amado por esta planta.
Anti-envelhecimento
É feito para tornar o mato mais jovem e saudável. Essa poda não é feita para uma planta jovem; não faz sentido rejuvenescer a hortênsia antes dos 6 a 7 anos de vida.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- Remova todos os galhos antigos que interferem no crescimento de brotos jovens.
- Todo o crescimento de 3-4 anos é cortado no chão.
- Após a operação, 8 a 10 dos brotos mais fortes e mais poderosos devem permanecer no mato.
Formativo
Este procedimento é realizado nos primeiros anos de vida da planta. É muito importante executar a operação corretamente durante as três primeiras temporadas após o plantio de um arbusto. É dada especial atenção aos ramos esqueléticos - a base do arbusto.
Na estação de plantio, eles não precisam ser formados, mas no futuro isso é feito de acordo com o seguinte esquema:
- No início da primavera, todas as sessões do ano passado são cortadas quase no chão. Essa operação é realizada para criar um suporte sólido para a planta, e ele precisará muito disso no futuro.
- No próximo ano, ao mesmo tempo (terceira temporada após o plantio), os galhos precisam ser cortados novamente, mas já deixando resíduos mais longos, cada um dos quais com 1-3 gomos.
- Os brotos que crescem no interior devem ser cortados, independentemente de haver brotos, pois esse broto torna a coroa excessivamente densa, evita a penetração da luz solar no interior e piora a aeração, criando condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças.
Sob a forma de uma árvore
Dependendo do conceito do seu jardim e da idéia geral de design decorativo, você pode formar hortênsias em panículas tradicionalmente, como um arbusto ou na forma de uma árvore (forma padrão). Para cultivar o caule, remova primeiro todos os brotos zero, deixando um, o mais forte. Este broto em forma de árvore deve ser amarrado e corrigido regularmente para alcançar o crescimento vertical.
No verão, todas as brotações anuais devem ser removidas da brotação principal (caule), para que todos os recursos vitais da hortênsia sejam direcionados ao desenvolvimento do tronco. Para a próxima temporada, na primavera, o cânhamo precisa ser cortado em um anel e a coroa também é formada. Faça isso a partir dos brotos do ano passado, cortando suas partes superiores quando a árvore atingir 60-100 cm de altura. Hortênsia, formada na forma de uma árvore, é bastante rara. Para obter uma planta mais ou menos parecida com uma árvore, você precisa de pelo menos 3-4 anos, e esse é um período bastante longo.
Sob a forma de um arbusto
No caso de você querer que sua hortênsia se desenvolva na forma de um arbusto, ao plantar, afunde um pouco o pescoço da raiz no chão. Então vários brotos começarão a crescer do chão de uma só vez, eles são chamados zero. Dê a eles um pouco mais forte, depois deixe o mais forte e mais poderoso, corte o resto debaixo da raiz. Em seguida, é necessário formar uma coroa, removendo galhos que impedem o crescimento de todo o arbusto. Além disso, é necessário cortar os rebentos da última temporada em um terço, deixando 1-3 brotos.
Sanitária
A hortênsia é curada no outono, antes de preparar a planta para o inverno. O esquema é o seguinte:
- Todos os ramos antigos, doentes e danificados são excluídos.
- Os brotos fracos que podem ficar mais fortes no futuro são cortados, deixando um toco de 6 a 8 cm de altura.
- No caso de a planta estar doente ou ter sido atacada por pragas, é realizada uma poda radical - todos os brotos são removidos, deixando apenas os restos de ramos esqueléticos com 50-60 cm de comprimento no chão.Próxima temporada, depois dessa “operação cirúrgica”, não há floração , naturalmente, não há dúvida, mas você salvará a planta. Sob circunstâncias favoráveis, ele eventualmente partirá, talvez até em um ano.
Regulatório
Este tipo de procedimento também é chamado de estimulante. O nome fala por si, seu objetivo é criar condições favoráveis para uma abundante floração longa.
A operação é muito simples, execute-a da seguinte maneira:
- Os rebentos anuais são reduzidos em cerca de um terço, embora mais possam ser, o principal é que eles ainda têm 2-3 botões, o que dará vida a rebentos jovens com uma nova cor.
- Os brotos secos e doentes são removidos.
- Brotos antigos que crescem do próprio chão são cortados no chão.
Cuidados após o corte
Após a poda de qualquer tipo de arbusto, deve-se tomar cuidado. Isso deve ser feito para uma rápida recuperação e restauração da hortênsia. Antes de tudo, deve-se fornecer rega abundante e regular e, depois dela, afrouxar o solo, a fim de evitar a formação de uma crosta na superfície do solo. Para a rápida restauração da hortênsia, o solo ao seu redor e, especialmente, o círculo do tronco, a primeira vez após a operação deve ser levemente umedecida constantemente. O próximo passo é a aplicação de fertilizantes. Vestir atempadamente contribui para uma recuperação rápida e indolor.
Importante! Antes do procedimento de outono, bem como depois dele, a hortênsia não deve ser fertilizada com nitrogênio. Este mineral estimula o crescimento de brotos, e brotos jovens podem congelar no inverno.
Na primavera, você deve adicionar esterco de vaca ou fezes de pássaros. Para isso, 1 kg de excremento é produzido em 1 balde de água e insistido por 2 semanas. Um litro da infusão obtida (um cheiro característico lhe dirá sua prontidão) é dissolvido em 10 litros de água e regado ao redor do tronco. Você pode usar nitrato de potássio ou cálcio (2 colheres de sopa. L. por 1 arbusto).No outono, é usado nitroammophoska (polvilhe 2 colheres de sopa. No círculo próximo ao tronco), cinza de madeira (dissolva 0,5 l em 1 balde de água / 1 planta).Se a planta é bem jovem, ou na sua região costuma haver geadas severas e invernos sem neve, você deve cuidar do aquecimento do círculo do tronco no inverno e talvez da criação de um abrigo. Na maioria das vezes, a cobertura correta é suficiente. Faça uma camada de 10 a 12 cm de espessura de serragem de pinho, agulhas e turfa, recolhida em partes aproximadamente iguais. Em resumo, deve-se dizer que o corte da hortênsia da panícula não é um procedimento obrigatório e vital, mas é melhor executá-lo. Ela, por muitas razões, mencionada acima, contribui para o crescimento, aparência bonita e forte imunidade da planta.