As coníferas são muito populares entre os jardineiros, incluindo as domésticas. A variedade de espécies e variedades torna possível não apenas decorar o campo interno, mas também torná-lo ambientalmente mais limpo. É dada especial atenção aos zimbros. Sobre o brilhante representante dessa espécie de coníferas - a variedade Golden Carpet, leia mais no material.
Descrição botânica
Juniper Juniperus horizontalis Golden Carpet - arbusto perene da família Cypress. Seu habitat é o planalto do Hemisfério Norte. É uma variedade com sistema radicular superficial, de crescimento lento - crescimento anual não superior a 10 cm, com tamanho máximo de 15 a 25 cm de altura e 150 cm de largura. A forma do arbusto é espalhada horizontalmente. Os brotos são longos, espalhados pelo chão. Eles são fortes e resistentes, tendem a se enraizar.
As agulhas são pequenas e escamosas, com uma característica cor amarela dourada na parte superior e um fundo amarelo esverdeado. Torna-se bronze no outono.As frutas são bagas arredondadas, raramente formadas. Seu tamanho é de cerca de 6 mm de diâmetro, a cor é azulada com um tom branco-azulado.A planta é despretensiosa em manutenção, adapta-se facilmente a várias condições ambientais. A resistência ao gelo é alta, até –35 ° C.
Aterragem
Uma das etapas mais importantes no cultivo de zimbro no local é o plantio adequado. Embora o Golden Carpet (traduzido do inglês - "golden carpet") seja despretensioso, ainda assim existem nuances das quais depende o desenvolvimento bem-sucedido do zimbro.
Importante! Ao plantar na sombra, as agulhas perdem sua aparência decorativa especial e ficam verdes.
Preparação de mudas
O primeiro passo é comprar material de plantio. Vale a pena fazer isso em viveiros especiais no território da sua região, pois nessas fazendas as mudas são cultivadas no clima apropriado, criam raízes mais rapidamente e toleram o transplante com menos dor. Além disso, essa compra garante a afiliação varietal do material adquirido, e a equipe do viveiro poderá responder a todas as questões de interesse para o plantio e a agrotecnia do zimbro.Antes da aquisição, uma avaliação visual minuciosa das mudas vale a pena.
Uma cópia de qualidade é:
- a presença de crescimento no corrente ano;
- brotos flexíveis e elásticos;
- coloração uniforme das agulhas sem danos visíveis;
- sistema raiz fechado (contêiner).
Ao comprar, vale verificar com o vendedor como as mudas foram cultivadas. A melhor opção seria aquela que crescesse imediatamente no contêiner e não transplantasse de campo aberto ou estufa.
Importante! Todo o trabalho com zimbro deve ser realizado com luvas e roupas de proteção. Cada parte da planta contém substâncias tóxicas: o deles o contato com as mucosas deve ser lavado com água em abundância.
Seleção e preparação do local
Outro fator importante é a colocação de zimbro no site. Para o plantio, um local bem iluminado é selecionado, uma sombra parcial leve é aceitável. Recomenda-se o plantio em uma área elevada, pois o sistema radicular se deteriora devido à estagnação da umidade e a planta pode morrer.O solo deve ser levemente ácido, arenoso claro ou argiloso, bem drenado e permeável ao oxigênio.
O local é preparado pelo menos duas semanas antes do desembarque, mas melhor por alguns meses. Se, por exemplo, o plantio for planejado no outono, o local será enobrecido na primavera. Para começar, você precisa se livrar das ervas daninhas e de suas raízes, cavar 30-40 cm de profundidade com a derrubada da camada de terra. Recomenda-se areia grossa para solos argilosos pesados e turfa e lixo conífero em proporções iguais são adicionadas aos solos alcalinos.
Processo de pouso
Mudas com sistema de raízes fechadas podem ser plantadas a qualquer momento, mas abril - maio ou meados de outubro é mais adequado.
Etapas de desembarque:
- No local preparado, são feitos pontos de aterrissagem para pelo menos 3 baionetas de uma pá, 2-3 vezes maior que o tamanho de um coma de terra e a uma distância de 1 m um do outro.
- Prepare um substrato nutritivo - misture terra de coníferas (pode ser tomada na floresta sob as árvores apropriadas), turfa e areia em partes iguais. Primeiro, coloque uma camada de drenagem de 20 cm de altura - de seixos, pequenas pedras, fragmentos de tijolo, ardósia, etc.
- Um substrato nutritivo é derramado sobre ele, abundantemente regado com água morna.
- Depois de absorver a umidade, as raízes são suavemente liberadas do recipiente e, juntamente com um pedaço de terra, são transferidas para o centro do poço.
- Eles endireitam as raízes e polvilham com uma camada de solo fértil misturada com fertilizantes minerais complexos para coníferas (Pokon, Bona Forte, Fertika) de acordo com as instruções.
- Depois que as raízes estiverem cobertas com o solo, de modo que o colo da raiz esteja localizado no nível do solo, compactado.
- Faça um círculo próximo ao tronco, regado com água.
- Após a absorção, é aplicada uma camada de cobertura morta (10-15 cm) de serragem de coníferas ou madeira, folhas e turfa.
Ao plantar, vale a pena considerar a peculiaridade das mudas para enraizar-se, por isso é recomendável colocar até 3 cópias por 1 m² para o efeito de cobertura do solo.
Juniper Care
Para o Golden Carpet satisfeito com sua aparência decorativa, é necessário cuidar dele adequadamente. Como regra, a tecnologia agrícola é simples - rega, fertilização, corte. Sobre todas as etapas em mais detalhes abaixo.
Você sabe O tempo de vida do zimbro pode chegar a 500 anos.
Rega
Após o plantio, o crescimento jovem é umedecido regularmente durante os primeiros 7 a 10 dias. Eles mantêm a umidade do solo, evitando a estagnação da água nas raízes. As amostras adultas não precisam de rega frequente. No verão, 3-4 a irrigação é suficiente. A variedade descrita não tolera o ar seco; portanto, os galhos das plantas jovens precisam ser pulverizados a partir de um frasco de spray e os adultos devem ser aspergidos de um regador com água em temperatura ambiente. Isso é feito no início da manhã ou após o pôr do sol.
Top vestir
Este zimbro não precisa de muito fertilizante. O suficiente para cada arbusto (no círculo próximo do caule) uma vez em abril - maio ou agosto - setembro, adicione 30 a 40 g de nitroammophoski e regue cuidadosamente o plantio.
Você sabe Nos pratos de produtos de zimbro muito tempo não estrague mesmo em clima quente.
Afrouxamento e cobertura do solo
Solte o solo no círculo próximo ao tronco regularmente, pois as raízes precisam de acesso ao oxigênio. Dada a peculiaridade do sistema radicular - é bastante frágil, deve ser feito com cuidado, a uma profundidade não superior a 10 cm, e deve ser dada atenção especial ao afrouxar o solo sob arbustos jovens.
A cobertura do solo ajudará a evitar procedimentos tão freqüentes e a proteger o sistema radicular do ressecamento. Serragem, casca de coníferas ou lascas de madeira, turfa, folhas etc. são adequadas para a camada de cobertura morta, cuja espessura deve ser de pelo menos 5 cm.
Poda
Para o projeto paisagístico, a aparência decorativa do arbusto é importante. Para fazer isso, faça um corte de cabelo em meados de julho, usando tesouras ou podadoras de jardim bastante afiadas. Esse procedimento não é frequentemente utilizado, porque a variedade é lenta.O Golden Carpet também precisa de resíduos sanitários. Para isso, no início da primavera, antes do início da estação de crescimento (fluxo de seiva), seco, danificado pelo gelo ou quebrado pela cobertura de neve, os galhos podres são removidos. Assim, todos os brotos que não combinam com a aparência saudável da planta são cortados.
Preparações de inverno
Antes do inverno, vale a pena realizar uma avaliação visual dos arbustos e remover galhos danificados. Em seguida, é necessário remover a camada de cobertura morta antiga, afrouxar e molhar bem o círculo do tronco, após absorver a umidade, aplicar uma cobertura morta nova com pelo menos 12 cm de espessura. Galhos de turfa ou abeto são ideais para ela.A resistência ao gelo da variedade é excelente, por isso não requer abrigo adicional.
Possíveis doenças e pragas
Ocasionalmente, o zimbro horizontal Golden Carpet pode ser danificado por doenças e pragas.
Isso acontece por vários motivos:
- rega frequente;
- espessamento do patamar;
- material de plantio doente;
- condições climáticas adversas, etc.
Importante! Todas as soluções de trabalho devem ser diluídas de acordo com as instruções para um medicamento específico. O trabalho deve ser realizado em roupas de proteção, luvas e uma máscara.
Doença
- Ferrugem - manifesta-se com o advento da primavera. Protuberâncias marrom-amareladas de consistência arredondada de geléia em brotos de zimbro. Durante o desenvolvimento da doença, os galhos se tornam mais espessos, mudam de forma e aparecem rachaduras. No início de setembro, as formações se tornam mais escuras; uma forma invernal do fungo se forma nelas. Se forem detectados sintomas de ferrugem, vale a pena remover e queimar imediatamente as agulhas e galhos danificados e tratar os arbustos, o tronco das árvores e as plantas vizinhas com fungicidas (Fundazol, Topaz, Folikur, etc.). Para prevenção, a pulverização com líquido de Bordeaux (solução a 1%) ou vitríolo (cobre, ferro) é realizada no início e no final da temporada. No outono, as ervas daninhas e outros detritos de plantas (galhos, folhas, agulhas) são removidos do local.
- Fusarium - Outro tipo de doença fúngica do zimbro. A lesão ocorre através da casca danificada, espalhando e obstruindo o sistema vascular, enquanto as raízes do arbusto morrem. Sem nutrientes, as agulhas nos brotos superiores primeiro ficam amarelas, depois vermelhas e gradualmente caem. Com o tempo, o pouso morre completamente. Na maioria das vezes, espécimes jovens e fracos sofrem. Os fatores que provocam a doença são solo argiloso pesado, estagnação de umidade nas raízes, alta passagem das águas subterrâneas. No estágio inicial da doença, as plantas são tratadas com fungicidas - Bordeaux líquido (solução a 1%), "Alirin B", "Fundazol", "Fitosporin-reanimator", cloróxido de cobre, sulfato de cobre. Com uma lesão maciça, os arbustos doentes são removidos com raízes e descartados fora do local. Para a profilaxia, duas vezes por ano (na primavera e no outono), o plantio é tratado com sulfato de cobre ou solução a 1% do líquido de Bordeaux.
- Secar galhos - também infecção fúngica. A infecção ocorre, como no caso anterior, por danos à casca: ela morre e as agulhas secam e desintegram-se. No ramo afetado, no local da invasão, é visível a formação de corpos frutíferos de cor preta. Na maioria das vezes, as plantações espessadas são afetadas. Para o tratamento, brotos doentes são inicialmente cortados em tecidos saudáveis. As seções são tratadas com sulfato de cobre, mistura Bordeaux (solução a 1%) ou com preparações Abiga-Peak e HOM. Para prevenção, todos os danos mecânicos são lubrificados com verniz de jardim e a pulverização é realizada - como no caso anterior.
- Necrose da casca do ramo É uma doença cancerígena. As plantas são infectadas através da casca danificada. Corpos de frutas de cor vermelho-tijolo na fase inicial e pretos no processo de desenvolvimento são formados no local da invasão. O ramo doente fica amarelo, seca e desaparece. As medidas de controle e profilaxia são as mesmas da secagem dos galhos.
Pragas:
- Pulgão zimbro - pequenos insetos marrons (cerca de 2-3 mm) com uma leve poeira. Aparecem no início da estação de crescimento e até setembro sugam o suco das agulhas nos brotos, galhos e nas rachaduras do tronco. Para combater, arbustos danificados são pulverizados com Calypso, Confidor e outros inseticidas.
- Mealybug - fêmeas com cerca de 3 mm de comprimento, ovais, de cor marrom, com revestimento de cera em pó de um tom branco, machos com asas. Eles hibernam na forma de larvas na casca danificada. Com o advento da primavera, eles se mudam para brotos jovens, preferem se estabelecer nos seios coníferos, abaixo da coroa. Com danos graves, as agulhas mudam de cor e se desfazem. É difícil exterminar insetos: é necessário tratar plantas com pesticidas sistêmicos 3 vezes ou mais, com uma frequência de 10 dias. Nesse caso, os medicamentos devem ser alterados, escolhendo com uma composição e substância ativa diferentes. "Angio" recebeu boas recomendações de jardineiros na luta contra a cochonilha.
- Traça de zimbro - o parasita se instala no meio dos galhos. Borboletas com asas marrom-bronze, cuja extensão é de cerca de 10 mm. As lagartas são marrons, 3 tiras de cor vermelho-tijolo se projetam no corpo, a cabeça é brilhante. Espécimes jovens e adultos comem em períodos diferentes, e isso acontece de abril ao outono. Na primavera, eles causam o maior dano. Os galhos estão entrelaçados em grandes ninhos. Os jovens vivem nas agulhas de um novo crescimento. Com uma lesão maciça, cerca de 80% das agulhas estão danificadas. Para destruir a praga, é necessário pelo menos 2 vezes com um intervalo de 10 dias para tratar arbustos danificados com drogas sistêmicas ("Enzhio", "Confidor" etc.).
- Tick Oregon Flat - visível apenas sob um microscópio. Estabelece-se na casca e agulhas secas. Com a derrota, as agulhas perdem a cor habitual, geralmente atribuída a doenças fúngicas. Para combater pelo menos 3 vezes com um intervalo de 10 dias, os acaricidas são pulverizados - César, Nurel-D, etc.
Métodos de criação
A variedade em questão é propagada de três maneiras:
- por sementes;
- estacas;
- camadas de enraizamento.
Você sabe Como dizem os livros dos sonhos, se você sonhou com zimbro, espere mudanças na vida - riqueza e boa sorte em todos os seus empreendimentos.
O primeiro método é adequado para a produção em massa de mudas, mas não garante a preservação das características varietais.
Para sua aplicação é necessário:
- Colete cones azuis no outono. Se não forem abertas, devem ser dispostas em um local quente e, em seguida, o material da semente deve ser coletado.
- Em seguida, a semente é colocada em areia molhada ou perlita por cerca de 2-3 semanas.
- O plantio em recipientes é realizado a uma profundidade de 2 cm; é melhor comprar solo na loja especificamente para as coníferas.
- Na primavera, vasos com brotos podem ser levados para fora, deixando-os sob as árvores.
- À medida que as mudas crescem, elas são transplantadas para recipientes maiores.
- Em um local permanente de desembarque é feito não antes dos três anos de idade.
Para propagação por estacas:
- O material é colhido em clima úmido no final do verão (agosto). Ao mesmo tempo, a parte superior dos brotos é cortada em um terço.
- Os espaços em branco são limpos de agulhas e colocados na água com um agente de enraizamento, por exemplo, Kornevin, por 5-6 horas.
- Em seguida, prepare o substrato de plantio de areia, turfa e terra de coníferas (proporção 2: 1: 2).
- No fundo do recipiente, coloque uma camada de drenagem de 5 a 7 cm de espessura de seixos, fragmentos de tijolos, etc., preencha com uma mistura de nutrientes.
- O pouso é realizado a uma inclinação de 30 °.
- Em seguida, as mudas são colocadas em estufa com temperatura ideal de + 15 ° ... + 17 ° C. Após a brotação, a temperatura sobe para + 25 ° C, enquanto a umidade deve ser de pelo menos 70% (ar e solo).
- É possível transplantar em campo aberto para a próxima temporada.
O método de estratificação é adequado para aqueles que já têm zimbro rastejante crescendo na trama.
- Na primavera, solte o solo sob as camadas futuras, faça sulcos do tamanho da parte aérea, despeje turfa e areia em partes iguais, despeje-o. O ideal para esse método será um ramo forte e saudável, com idade superior a três anos.
- Durante todo o comprimento da filmagem, é necessário fazer incisões com uma faca afiada a uma distância de 10 a 12 cm - a partir delas as raízes aparecerão no processo.
- O galho é cuidadosamente colocado em uma vala, polvilhada com areia fina, fixada com grampos metálicos e regada.
- Durante o período de verão, o solo é mantido úmido e a areia é adicionada conforme necessário.
- Brotos com raízes separadas podem ser na próxima primavera.
Uso em paisagismo
Muitas vezes, Golden Carpet plantado perto de lagoas. Ao mesmo tempo, o último é coberto com duas fileiras de pedras decorativas e o zimbro é plantado entre eles. Você pode diluir o plantio com cores vivas para adicionar cores e esmagar um canteiro de flores.Para fazer isso, uma árvore conífera, um arbusto brilhante, por exemplo, uma spirea ou jasmim, são plantadas como tênia, e o zimbro é plantado em ordem aleatória. Para bordar as bordas dos canteiros, use pedras.
Também pode ser cultivada em recipientes para galerias paisagísticas, varandas e terraços.As variedades rastejantes são um excelente material de cobertura do solo que reforça a inclinação e livra a área das ervas daninhas. Em geral, o alcance da aplicação do zimbro pode ser limitado apenas pela imaginação do jardineiro.
Ao escolher o Golden Carpet para decorar o local, você terminará com um belo arbusto rastejante, despretensioso em manutenção. Ao mesmo tempo, o pouso não só agradará aos olhos, mas também limpará o ar ao redor. É importante aderir a técnicas agrícolas simples, para que a planta adorne seu jardim por um longo tempo.