Phalaenopsis é uma planta do gênero Orchid, representante da flora tropical, devido à sua beleza e variedade de cores únicas, que ganhou popularidade entre os cultivadores domésticos. A história do cultivo de orquídeas em casa em nossas latitudes começou relativamente recentemente, talvez por esse motivo alguns problemas quando o cultivo de plantas pode confundir jardineiros. Considere por que as folhas ficam amarelas em phalaenopsis e o que fazer sobre isso.
Características do cuidado e crescimento da phalaenopsis
Phelonopsis não pode ser chamada de planta caprichosa, mas deve-se ter em mente que sua terra natal é o Sudeste Asiático e as regiões norte da Austrália. Consequentemente, a flor precisa de certas condições de detenção, o mais próximo possível das condições naturais dessas regiões geográficas.
Rega adequada. Phelonopsis refere-se a epífitas, o que significa que a flor se desenvolve em outras plantas, e essa planta não é doadora, as epífitas recebem toda a umidade e nutrientes do ar através da fotossíntese.
Existem várias maneiras de regar adequadamente uma orquídea:Importante! Orquídea sofre muito com a umidade excessiva do solo. Salvar uma flor cuja condição é prejudicada por inundações severas é muito mais difícil do que trazer ao estado normal um pouco seco por falta de umidade.
- Estreito. O substrato é regado próximo aos lados da panela, a água flui através dos orifícios de drenagem de grande diâmetro para a panela. O método é usado principalmente após o plantio de uma flor em um novo local.
- Imersão. Um vaso de flores é baixado em uma bacia com água por 20 a 30 minutos, período durante o qual a água satura bem o substrato, de onde é puxada pelo sistema radicular. O método é aplicado a orquídeas fortes e saudáveis que crescem em um substrato absorvente de água.
- Molhar em um recipiente fechado. Aplicado a flores cultivadas em recipientes sem orifícios de drenagem. A água é despejada na panela até o nível do colo da raiz. Após meia hora, o líquido é drenado. Durante esse período, o substrato absorve uma quantidade suficiente de umidade para a vida normal da planta.
Absolutamente qualquer planta precisa de rega, sem exceção. No entanto, esse procedimento vital pode prejudicar a orquídea.
Para impedir que isso aconteça, ao umedecer a phalaenopsis, você precisa seguir algumas regras simples:
- não regue as folhas da orquídea, pois isso leva à murcha e à perda de brilho das flores;
- temperatura baixa ou alta dureza da água podem causar amarelecimento na folhagem, levar à necrose das raízes;
- quando umedecido por imersão para cada flor, é necessário realizar um procedimento individual com água limpa; caso contrário, com o uso repetido de água, uma planta saudável pode ser infectada pelo paciente.
Importante! Para a irrigação de phalaenopsis, é necessário usar água sedimentada misturada com destilada na proporção de 1: 1, com uma temperatura de +30 ... + 35 ° C.
Iluminação. Outro fator importante que deve receber atenção especial. A iluminação é um dos pré-requisitos para o curso normal do processo de fotossíntese. Especialistas dizem que horas diurnas suficientes estimulam o florescimento das orquídeas, enquanto a falta de luz leva ao aumento da massa verde.
Para o desenvolvimento e a floração normais, a planta precisa de uma quantidade suficiente de luz, se não solar (o que é bastante problemático em nossas latitudes), depois artificial. Além disso, deve-se ter em mente que a flor in vivo cresce principalmente na sombra, que ele precisa criar em casa.
É melhor colocar a planta em um peitoril da janela, localizado no lado sul ou leste. Uma janela voltada para o norte é a opção menos aceitável, embora usando phytolamps, você pode criar boas condições nessa situação.
Importante! Em média, a phalaenopsis deve estar à luz do dia por 12–15 horas diárias. Para orquídeas varietais, pacientes em recuperação da doença e plantas jovens, o horário de verão recomendado é de 17–19 horas
Temperatura O significado do regime de temperatura para a fotossíntese normal não é menor que o nível de iluminação. Para orquídeas que crescem no ambiente natural, a temperatura ideal é considerada na faixa de +18 ... + 30 ° C. O mesmo regime de temperatura é necessário para espécies varietais, que dificilmente poderão crescer normalmente a +18 ... + 20 ° C, em uma sala com aquecimento artificial e falta de iluminação por 4-6 meses (inverno típico da Rússia). Mas os híbridos percebem essas condições normalmente, eles estão bem adaptados a elas.
É melhor fornecer à flor uma temperatura média diária de +21 ... + 25 ° C e iluminação adequada. Se você criar essas condições, o restante do cuidado será expresso apenas na rega e na fertilização.
Uma queda de temperatura regular dentro de 3-5 graus estimula o processo de floração. No entanto, ao criar essas condições, deve-se lembrar que a temperatura não deve diminuir em mais de 5 graus. Caso contrário, a probabilidade de desenvolver doenças fúngicas é alta.
Humidade do ar. As orquídeas precisam de alta umidade (75 a 100%) durante os períodos normais do ciclo de vida e moderadas (50 a 65%) durante os períodos de descanso. O fornecimento de umidade na estação quente é bastante simples; surgem muito mais problemas com esse indicador na estação de aquecimento, especialmente nas plantas localizadas no peitoril da janela, nas quais existem radiadores de aquecimento.
É melhor comprar um umidificador elétrico para resolver o problema, mas essas despesas nem sempre são aceitáveis para produtores iniciantes. Os recipientes de água, embora não tão eficientemente, ajudarão. Os mais adequados para esses fins são recipientes de diâmetro largo que não têm garganta (tigelas, panelas rasas, recipientes de plástico).Você sabe Pela primeira vez, no final do século XVII, phalaenopsis foi descoberta pelo viajante alemão G. Rumph na ilha de Ambon, que faz parte do arquipélago das Molucas. Em 1752, um sueco P. Osbek, em uma das ilhas do mesmo arquipélago, encontrou outra flor, que ele enviou ao fundador da moderna classificação de plantas, Karl Linnaeus, que descreveu Epidendrum amabile em seu trabalho "Espécies de plantas".
Top vestir. Para o crescimento, desenvolvimento e floração normais da phalaenopsis, ela deve ser alimentada regularmente.
Ao aplicar fertilizantes, algumas regras simples devem ser seguidas:
- fertilizantes são aplicados somente quando a planta é absolutamente saudável, possui raízes e vegetação fortes;
- durante o período de floração, é indesejável a fertilização da phalaenopsis, pois a cobertura estimula os processos metabólicos, respectivamente, a orquídea floresce mais rapidamente;
- durante o crescimento ativo, os fertilizantes são aplicados toda semana, a menos que seja indicado um cronograma específico nas instruções do produto e em repouso seja suficiente alimentar a phalaenopsis duas vezes por mês;
- orquídeas transplantadas não devem ser alimentadas por 1 mês;
- observe a dosagem e concentração corretas das soluções de fertilizantes.
Por que as folhas de phalaenopsis secam e ficam amarelas e o que devo fazer
O estado de saúde de qualquer planta é influenciado por vários fatores, de modo que as causas de murcha e amarelecimento das folhas de phalaenopsis podem ser completamente diferentes. Embora a grande maioria dessas causas, de uma maneira ou de outra, esteja relacionada a um ou mais dos seguintes fatores.
Violação de fertilizantes e regras de rega
Rega incorreta ou cobertura superior são algumas das causas mais comuns de amarelecimento nas folhas. Isso pode ocorrer devido à falta de umidade, excesso de umidade e água inadequada.
Acontece que os novatos cultivam a planta. Como resultado, o substrato absorve muita umidade, o que impede a respiração do sistema radicular. Esta circunstância leva, por sua vez, à formação de podridão radicular. Além disso, um ambiente muito úmido é um fator favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Produtores de flores com experiência insuficiente podem tirar conclusões sobre a necessidade de irrigação em casca seca, localizada na superfície do substrato. No entanto, essas peças localizadas na superfície secam rapidamente, enquanto o interior do substrato ainda está bem umedecido.
Sinais de rega excessiva por phalaenopsis:
- quase todas as folhas ficaram amarelas na orquídea, não apenas as mais baixas;
- a superfície das folhas é constantemente umedecida, a própria folhagem adquire uma estrutura macia;
- folhagem, com menos frequência - o tronco e o sistema radicular são cobertos por manchas escuras;
- os botões adquirem um tom enferrujado, após o que secam e desintegram-se;
- a planta rola livremente em uma panela, pode ser retirada sem fazer absolutamente nenhum esforço.
Importante! As orquídeas são melhor plantadas em vasos transparentes, pois isso permite determinar com bastante precisão o nível de umidade do substrato. «a olho».
Se você tiver certeza de que a causa do amarelo na folhagem é encher a planta com água, remova a flor da panela, remova as partes danificadas (enegrecidas e apodrecidas) da raiz e transplante em outro substrato.
O principal sinal de rega insuficiente são as folhas inferiores amareladas, enquanto a flor parece bastante saudável. A deficiência de umidade pode ocorrer devido ao método de irrigação selecionado incorretamente. Talvez a água, que a flor foi molhada do regador, saia rapidamente pelos orifícios de drenagem, sem ter tempo para nutrir as raízes. Como resultado, a folhagem jovem, mais necessitada de nutrientes, retira-as de folhas maduras.
Para eliminar as consequências de uma rega insuficiente é bastante simples: para isso, é necessário umedecer a planta por imersão. Após 10 a 15 dias de rega, a orquídea se recuperará.
Vídeo: Causas de phalaenopsis amareladas e como salvar a planta
Outro motivo para o amarelecimento associado à irrigação pode ser a dureza da água muito alta. Molhar com um alto teor de sal leva à salinização do substrato. Se o motivo do amarelecimento for precisamente esse, o substrato deve ser substituído e, para irrigação, usar a água da torneira tratada diluída com destilada na proporção de 1: 1.
A alimentação excessiva ou insuficiente também costuma ser a causa da formação de manchas amarelas. Ambos os extremos são perigosos.
No caso de o amarelecimento da folhagem estar associado à aplicação inadequada de fertilizantes, as seguintes medidas devem ser tomadas:
- Em caso de falta de fertilizantes, basta alimentar a planta com preparações especiais para orquídeas ("BonaForte", "Cameleon", "Kemira Lux" etc.). Leia atentamente as instruções e comece a alimentar a flor com metade da dose especificada.
- No caso de o aspecto amarelado ser o resultado de fertilização excessiva, a flor deve ser transplantada para outro substrato o mais rápido possível. Se alguma circunstância interferir com o procedimento imediatamente, será necessário fazer isso o mais rápido possível e enxaguar as raízes por 20 minutos com um fluxo fraco de água da torneira.
Importante! A phalaenopsis híbrida é muito menos exigente em condições de luz e temperatura, rega e umidade do ar do que em variedades. Se você está apenas começando a lidar com essas cores, opte por um híbrido.
Local inadequado
As folhas podem ficar amarelas devido ao local inadequado onde o vaso de flores está localizado. Como mencionado acima, a orquídea prefere lugares com sombreamento leve e não gosta do sol aberto. Em princípio, uma flor pode crescer normalmente à sombra, sob outras condições adequadas (temperatura, umidade, rega), apenas florescerá de maneira não tão intensa e por muito tempo.
Se você encontrar áreas amareladas nas folhas e tiver certeza de que a causa do problema está na iluminação de alta intensidade, remova a planta em um local sombreado. Você não precisa remover áreas amarelas das folhas; com um nível normal de luz, o amarelo desaparecerá em breve.
Afetar adversamente a condição da flor pode ser localizado perto de radiadores de aquecimento. O aquecimento adicional geralmente cria problemas de umidificação no inverno e, se a flor estiver no parapeito da janela acima da bateria, isso poderá afetar adversamente a planta. De qualquer forma, a solução é uma - reorganizar o vaso com a planta em outro local.
Recipiente inadequado para cultivo
Esta é uma razão bastante comum pela qual as folhas podem ficar amarelas. Com o crescimento e o desenvolvimento, uma flor precisa de um vaso maior, pois a primeira já está apertada para o seu sistema radicular. O problema é resolvido simplesmente: basta transplantar a orquídea em outro recipiente, de tamanho e diâmetro maiores.
Nesse caso, você deve escolher uma panela, cujo diâmetro do corte superior (pescoço) não seja mais de 2 cm maior que o diâmetro do anterior. Caso contrário, o solo poderá permanecer úmido por mais tempo e o excesso de umidade, por sua vez, poderá causar podridão das raízes.
Possíveis doenças e pragas
Folhas amareladas e outras partes da orquídea podem resultar de danos à planta por doenças e pragas:
- Fusarium As condições favoráveis para o aparecimento do fungo são umidade excessiva e baixa temperatura. A folhagem fica amarela, enrola em um canudo e depois fica escura. A infecção por Fusarium é contagiosa, portanto a flor afetada deve ser isolada de plantas saudáveis. As áreas afetadas são removidas, o tratamento anti-séptico é realizado (álcool, verde brilhante), o "Fundazol" é usado para o tratamento de acordo com as instruções (aproximadamente 1 vez em 5-7 dias).
- Infecções bacterianas e fúngicas. Rega excessiva ou flores infectadas podem ser a causa da ocorrência. Você pode descobrir que sua flor é afetada por uma infecção semelhante pelos seguintes sinais: as folhas amarelas começam a escurecer e se tornam macias ao toque, a superfície é coberta por úlceras. Remova da planta doente as áreas afetadas de vegetação e o sistema radicular. Trate os locais de corte com uma solução de iodo ou anti-sépticos especiais, após o que a flor deve ser movida para outro substrato.
- Carrapato raiz. A aparência da praga pode ser encontrada pelo estado insalubre do sistema radicular e brotos. A flor é transplantada para outro substrato, pré-tratamento da planta com Agrovertin ou Karbofos, conforme indicado nas instruções.
- Mosca branca O fato de o parasita ser escolhido pela sua phalaenopsis indica um revestimento branco nas folhas avermelhadas ou amareladas. Tente ajudar a flor da seguinte maneira: prepare uma solução de sabão em pó, trate-a com uma planta e use "Actellik".
Por que as folhas ficam amarelas em phalaenopsis após o transplante
O processo de transplante para outro recipiente é um grande estresse para a planta. Um enfraquecimento da planta, uma diminuição de sua imunidade se torna uma reação natural ao estresse; portanto, a condição dolorosa da flor após o procedimento não deve assustá-lo; é mais provável que isso seja uma regra do que uma exceção.
Você sabe As orquídeas Kinabalu Gold são as flores mais caras da família no planeta. A planta é originária da Malásia, é bastante rara e floresce pela primeira vez apenas no 15º ano de vida, de modo que o custo de suas sessões atinge até 5 mil dólares cada.
Pode haver várias razões para o amarelecimento das folhas após o transplante: o próprio estresse recebido ao se mover, adaptação a um novo local de residência, substituição do substrato, microtrauma recebido durante o transplante (é extremamente raro até mesmo para jardineiros experientes evitá-los).Sua tarefa é criar a planta o mais confortável possível, para que ela possa sobreviver com segurança ao estresse e se adaptar a um novo local de residência.
É melhor transplantar uma orquídea na primavera, quando a flor está cheia de vitalidade e energia. Você não pode executar o procedimento durante o período de floração - isso pode levar a uma redefinição das flores. O transplante é permitido neste momento apenas se a vida da flor estiver ameaçada.
Para que o procedimento de transplante ocorra de maneira mais indolor, as seguintes regras devem ser observadas:
- Após o procedimento, coloque a flor em uma sala sombreada por 1-2 semanas. Selecione um local com antecedência e não o altere dentro do tempo especificado. A opção mais adequada é uma janela voltada para o leste.
- Observe o regime de temperatura (+21 ... + 23 ° C).
- A primeira vez que você precisa regar a planta 5 dias após o transplante, novamente - após 2 semanas.
As condições confortáveis criadas por você ajudarão a planta a lidar com o estresse mais rapidamente e a se adaptar. Normalmente, esse tempo é suficiente para apertar todos os microdanos recebidos durante o transplante.
Você sabe Na virada dos séculos 20 e 21 A receita anual dos comerciantes atacadistas de orquídeas era de cerca de US $ 100 milhões, com 3/4 desse valor representado por Phalaenopsis.
Medidas preventivas
Para minimizar o risco de amarelecimento nas folhas da phalaenopsis (como, aliás, outras doenças), é necessário observar algumas medidas preventivas:
- Regue a planta corretamente. Para uma flor saudável, o método de imersão mais aceitável. Use água "correta" para hidratar. Tente não exagerar a flor, pois a planta tolera um déficit de umidade mais facilmente do que o excesso.
- Não regue as folhas da flor, não use água fria. Ao hidratar, não mergulhe plantas diferentes em um recipiente, pois isso pode levar a doenças em massa.
- Tente manter a umidade necessária, use qualquer meio improvisado para hidratar. Com alta secura ao ar, às vezes é possível pulverizar uma planta de um frasco de spray usando a melhor pistola de pintura.
- Adubar a planta somente se for completamente saudável. Durante a floração, a alimentação não é recomendada. Ao aplicar fertilizantes, observe a dosagem. Alimente de acordo com o cronograma. As orquídeas precisam de fertilização oportuna, não apenas para uma bela floração, mas também para criar condições próximas ao ambiente natural.
- Você não pode transplantar durante a floração e, após a floração, é necessário podar o pedúnculo. Isso é feito com uma ferramenta limpa e higienizada e o local aparado é tratado. Após o transplante, não se esqueça de regar imediatamente a Phalaenonopsis abundantemente.
- Mantenha as plantas jovens afastadas daqueles que estão com você há muito tempo.
Dicas úteis sobre cuidados
Algumas dicas úteis sobre cuidados com phelonopsis ajudarão você Evite os erros típicos dos cultivadores iniciantes:
- não regue a orquídea à noite, isso pode causar hipotermia das raízes e levar ao desenvolvimento do fungo;
- Não use água da torneira não declarada para irrigação, pois isso leva à salinização do sistema radicular, após o que não será capaz de absorver adequadamente a umidade;
- não coloque flores recém-adquiridas perto dos veteranos, pois isso pode levar à infecção de todas as plantas;
- siga as características básicas do microclima e observe-as (luz, água, temperatura e umidade, aplicação de fertilizantes).
Tendo o conhecimento teórico necessário, criar condições ideais para o crescimento e desenvolvimento normais de orquídeas é bastante simples, embora isso leve um pouco de trabalho. Mas, como compensação pelos esforços gastos, você pode cultivar uma flor bonita e saudável que irá deliciar você e seus entes queridos por um longo tempo.