O conhaque de Amorphophallus certamente será de interesse para os cultivadores de flores que apreciam plantas exóticas incomuns. Com despretensiosidade comparativa nos cuidados, a flor é altamente decorativa, portanto, combina-se favoravelmente com uma ampla variedade de vegetação interna, o que pode ser observado através do estudo das seguintes informações.
Descrição botânica da planta
Essa planta pertence a tubérculos perenes e, em alguns países (por exemplo, Japão ou China), é cultivada para consumo. Sopas secas e tubérculos adequadamente cozidos realmente fazem sopas saborosas e acompanhamentos, mas na Rússia e nos países vizinhos, o conhaque amorphophallus continua sendo apenas uma planta ornamental, com uma única inflorescência na forma de uma espiga roxa escura na vertical, que geralmente tem cerca de 50 cm de comprimento.
Ao redor, o mesmo véu de pétala roxo-escuro, com 25 a 30 cm de comprimento, e no topo a inflorescência é completamente estéril e incapaz de formar flores. Portanto, todos eles (feminino e masculino) estão concentrados na parte inferior da espiga. O caule da flor é espesso e reto, atinge frequentemente uma altura de 60 cm e as folhas são verdes brilhantes, dissecadas transversalmente, com pequenos entalhes no final.
No ambiente natural de crescimento, o diâmetro das folhas costuma atingir 1,3 m, mas quando cultivadas em ambientes fechados, não excedem 1 m. O diâmetro do pecíolo foliar é de cerca de 8 cm e em altura cresce para 1 m. Petíolo e pedúnculo são do mesmo tamanho e do mesmo tamanho a mesma cor: manchas escuras e claras estão espalhadas por toda a superfície mais do que uma sombra verde-oliva, lembrando a cor da pele de cobra.
No final da temporada, as folhas começam a morrer gradualmente e, no ano seguinte, parecem um pouco mais altas e são caracterizadas por uma maior dissecção. O tubérculo subterrâneo se assemelha a uma bola achatada e bastante grande, com um diâmetro de 20 a 30 cm, e na parte superior cresce muitas raízes e crianças individuais, com a ajuda da qual a planta se reproduz.
Você sabe As primeiras plantas do gênero amorphophallus foram descritas em 1692 e, em 1834, receberam o nome moderno, formado por várias palavras gregas antigas: "amorfo" - sem forma; "Falo" é o órgão genital masculino. Muito provavelmente, essa designação está associada às características externas da flor.
O florescimento do conhaque amorphophallus dura 14 dias e começa em março ou abril. Todas as etapas do seu desenvolvimento exot ocorrem dentro de seis meses e já em setembro entram em estado de repouso (imediatamente após a morte da folha).
Condições ideais para crescer em casa
Dada a invulgaridade exótica do conhaque amorphophallus, não é de surpreender que, com o cultivo em casa, ele precise criar as condições mais adequadas, proporcionando a seleção correta do local de cultivo e o subsequente cuidado competente das flores.
Localização e iluminação
Depois de comprar o amorphophallus, o conhaque pode se adaptar por muito tempo às novas condições de cultivo; portanto, para ajudar a planta nisso, é aconselhável colocar a panela em um parapeito da janela bem iluminado, mas sem exposição direta à luz solar. Uma excelente solução para a flor será uma área semi-sombreada perto da varanda ou das janelas e até no lado norte da casa.
Modo de temperatura
O Amorphophallus não possui requisitos especiais para a temperatura ambiente e é bastante confortável a + 17 ... + 25 ° C, com uma diminuição desses valores para + 10 ... + 12 ° C durante o descanso. No verão, a planta pode tolerar valores mais altos de temperatura, mas na estação fria os tubérculos não devem estar frios; caso contrário, isso é causado pela morte de toda a flor.
Características do atendimento domiciliar
O atendimento exótico é bastante padrão e fornece rega oportuna, fertilização regular do solo e transplante de flores, quando necessário. Cada uma dessas ações tem suas próprias características, das quais você definitivamente deve conhecer para não destruir o amorphophallus.
Rega
Basicamente, a planta descrita precisa de aplicação moderada de fluidos, com regularidade de uma vez a cada 2-3 dias. Ao mesmo tempo, vale a pena focar no estado da camada superior do solo, permitindo que seque apenas um pouco durante o período de vegetação ativa da flor. Quando uma inflorescência ou folha aparece, a quantidade de fluido de irrigação deve ser aumentada, enquanto observa o topo do tubérculo com raízes pequenas: elas não devem ser expostas e, se isso acontecer, você terá que adicionar solo.
Para a irrigação, somente água macia à temperatura ambiente pode ser usada; portanto, vale a pena pré-filtrar ou ferver o líquido da torneira, acomodando-se adicionalmente na sala pelos próximos 2 dias. Alguns jardineiros adicionam algumas gotas de ácido cítrico ou vinagre de maçã a 10 litros de líquido.
Importante! Uma das características do brandy amorphophallus é a baixa transmitância de umidade de suas folhas; portanto, para manter um nível ideal de umidade, é útil pulverizá-las periodicamente do frasco de spray (pelo menos uma vez a cada dois dias).
Ao regar, não derramar líquidos diretamente no tubérculo da flor, pois isso só contribuirá para o desenvolvimento de processos putrefativos. É mais prudente derramar água em pequenas porções ao longo da borda da panela, esperando até que ela comece a infiltrar-se na panela. Nesse caso, a rega pode ser considerada concluída e resta apenas drenar o excesso de água após 45-60 minutos. Para fins higiênicos, é possível limpar as folhas do amorphophallus com um pano úmido, removendo todo o excesso de poeira da planta, o que complica apenas a tarefa de absorção de umidade.
Humidade do ar
A planta descrita não aceita umidade reduzida do ar em apartamentos urbanos; portanto, por sua boa saúde, você precisará manter esse valor entre 70 e 80%. Para fazer isso, pulverizar regularmente a flor com água morna e colocá-la ao lado de recipientes abertos com líquido limpo ajudará.
Top vestir
A fertilização do conhaque amorphophallus é especialmente importante para a planta durante a estação de crescimento, de modo que a primeira cobertura é realizada já um mês após o aparecimento de brotos jovens. No futuro, a frequência de ingestão de nutrientes é de 1 vez em 15 a 20 dias e composições minerais complexas nas quais um alto teor de fósforo é observado como uma composição adequada (é consumido ativamente pelos tubérculos durante o ganho de peso). A proporção ideal de fósforo, potássio e nitrogênio neste caso será de 4: 1: 1 ou pelo menos 3: 2: 1.
Com uma preparação adequada, também é possível usar produtos orgânicos naturais na forma de estrume de vaca apodrecido ou excremento de pássaros diluídos em água na proporção de 1:20 ou 1:10, respectivamente. De qualquer forma, a fertilização deve ser feita 15 a 20 minutos após a próxima rega, caso contrário, há a chance de queimar as raízes.
Transplante
Um transplante de amorphophallus é realizado quase todos os anos, no início da primavera (com um aumento do ponto de crescimento). A nova panela deve ser 2-3 vezes maior que o próprio tubérculo, e sua altura pode corresponder ao diâmetro. Os produtos cerâmicos são os mais escolhidos porque são mais estáveis e absorvem mais umidade do que os plásticos.
Quanto à composição ideal da mistura do solo, suas principais qualidades devem ser a friabilidade e a nutrição. A opção final ideal para esse solo é um substrato para o aróide, embora seja possível que eles possam preparar independentemente o solo necessário.
Existem várias opções possíveis:
- uma mistura de partes iguais de relva fértil, solo foliar, lascas de turfa, húmus e areia grossa do rio;
- substrato de uma mistura universal pronta para o solo para plantas de interior, composto apodrecido (estrume seco moído), turfa e areia, na proporção de 1: 1: 1: 0,5;
- uma mistura de solo e areia do jardim (4: 1) com a adição de superfosfato útil (20 g por 3 l da mistura acabada do solo).
Importante! É aconselhável derramar a mistura do solo preparada com uma solução de permanganato de potássio ou calcina no forno, aliviando o solo de possíveis patógenos.
O processo de transplante de flores prevê as seguintes ações:
- Cobrindo os orifícios de drenagem do tanque de aterrissagem com um fragmento de cerâmica, encha 1/3 com areia grossa, tijolo ralado e argila expandida fina, que formarão a camada de drenagem necessária.
- Em seguida, despeje o substrato preparado de cima para que ele atinja metade do vaso.
- Remova cuidadosamente a planta do recipiente anterior, inspecione cuidadosamente e remova todas as raízes secas e podres. Os locais danificados no tubérculo também deverão ser cortados em tecidos saudáveis, e os locais dos cortes devem ser tratados com iodo, verde brilhante ou carvão moído. Nas próximas duas horas, a planta deve ser deixada para secar as áreas tratadas.
- Após o tempo especificado, organize uma pequena depressão no solo e, enchendo-a de areia, mergulhe o terço inferior do tubérculo dentro.
- Adicione o solo ao redor das bordas, agitando periodicamente a panela levemente. O ponto de crescimento da flor deve permanecer acima da superfície da terra.
- Umedeça levemente a planta e leve a panela para onde a luz solar espalhada cairá sobre ela.
No futuro, durante a estação, você precisará adicionar gradualmente a terra ao vaso, pois as partes filhas e novas raízes se formarão mais perto do topo da planta mãe.
Você sabe Tubérculos poderosos da flor descrita são usados ativamente para fins médicos, mas principalmente para a preparação de medicamentos antidiabéticos. Além disso, a substância semelhante à gelatina presente neles é a principal parte constituinte do queijo tofu.
Métodos de propagação de plantas
Quando cultivado em casa, o amorphophallus não produz sementes adequadas para propagação adicional da planta, portanto, a única chance de obter novas cópias é enraizar as crianças (tubérculos-filha) que apareceram na planta. Em caso de emergência, você pode dividir o tubérculo pai em si, mas apenas se houver vários pontos de crescimento nele.
Neste último caso, existe uma alta probabilidade de desenvolvimento de processos putrefativos; portanto, se possível, é melhor aguardar a formação de processos. A reprodução do amorphophallus pela prole é realizada no outono, quando a flor começa um período inativo.
Ele fornece as seguintes ações:
- Remova cuidadosamente o tubérculo do chão e peneire o substrato em busca de prole.
- Seque as peças encontradas e guarde-as. Os irmãos das filhas podem ser armazenados durante todo o inverno, mas apenas em uma sala seca e relativamente quente, com valores de temperatura variando de + 10 ... + 15 ° C.
- Com o advento da primavera, prepare tanques de plantio adequados, encha-os com uma das opções acima para o substrato e solte o delenki. Cuidar deles é baseado nas mesmas ações que no cultivo de plantas adultas.
Se nenhum irmão for encontrado durante a inspeção do tubérculo, o tubérculo em si terá que ser cortado, mas apenas para que pelo menos um ponto de crescimento permaneça em cada uma das peças recebidas. Para executar o procedimento, é usada uma faca afiada e desinfetada, e todos os locais das fatias são polvilhados com carvão em pó.
Importante! Às vezes, um novo tubérculo pequeno de conhaque amorphophallus é formado em locais onde a placa da folha é dividida em três partes, por isso é muito difícil perceber. Será possível cortar tal produto depois que a folha estiver completamente seca.
O material de plantio obtido dessa maneira deve ser deixado na sala por cerca de um dia e no dia seguinte deve ser plantado em vasos preparados. A rega das partes plantadas deve ser o mais moderada possível, e é melhor manter a temperatura na sala com novas plantas em + 22 ... + 24ºС. Não vale a pena cobrir os plantios com filme ou vidro, pois o efeito estufa muitas vezes causa a formação de processos putrefativos.
A floração de novas plantas terá que esperar pelo menos cinco anos e, se você considerar que durante a estação um amorphophallus adulto não forma mais de dois filhos, o processo de obtenção de um grande número de novas culturas decorativas pode ser adiado.
Vídeo: Conhaque de Amorphophallus no início do crescimento
Controle de Pragas e Doenças
Para maximizar a decoratividade do conhaque amorphophallus, é muito importante cumprir todos os requisitos de plantio e cuidado, especialmente porque isso costuma ser suficiente para impedir o desenvolvimento de várias doenças e pragas.
Entre os problemas mais comuns desta flor estão os seguintes:
- Podridão da raiz - caracterizado pelo estado caído das folhas, pelo aparecimento de manchas pretas no pecíolo e no tubérculo, bem como pelo aparecimento de um odor podre, fácil de notar nas imediações do vaso. Com o diagnóstico oportuno da doença, a pulverização quádrupla de Alirin-B, Maxim ou Diskor ajudará a salvar o amorphophallus, com um intervalo entre os tratamentos de 5-7 dias. Se você não tiver tempo para perceber a doença e a condição da planta estiver quase deplorável, poderá salvá-la apenas transplantando para solo limpo e estéril, com a remoção preliminar de todas as partes do tubérculo, mesmo que sejam minimamente danificadas. No futuro, essas amostras deverão ser polvilhadas com enxofre coloidal e regadas com Fitosporina-M, pelo menos uma vez a cada 10 dias.
- Ácaro aranha - uma praga frequente de culturas domésticas, cuja presença pode ser vista nos finos fios que entrançam a parte aérea do amorphophallus e seu pecíolo. Uma inspeção cuidadosa de todas as superfícies também mostra pontos de luz na parte externa da placa da folha e pequenos pontos pretos com o lado errado.Você pode se livrar da praga quartzizando (basta acender a lâmpada por 2-3 minutos) e limpando os lençóis com água e sabão com a organização adicional de um banho quente (dentro de 25 a 30 minutos). Das preparações químicas contra os ácaros, Vermitek, Apollo, Fitoverm são eficazes, e a dosagem e as regras para seu uso estão sempre marcadas na embalagem.
- Pulgões - insetos nocivos que se acumulam no interior da placa foliar e na base da espiga. Sua atividade vital leva à descoloração dos tecidos vegetais e à deformação de sua inflorescência, devido à qual o efeito decorativo geral sofre. Os pulgões podem ser lavados com uma solução de álcool e sabão (as folhas são limpas com um cotonete embebido em líquido) ou um banho quente, que geralmente conclui o procedimento de limpeza. Dos remédios populares, as ervas com cheiro acentuado podem ajudar: tabaco, cebola, alho, pimenta, que são pré-derramados em água fervente e deixados em infusão por 2-3 horas. As misturas prontas de plantas são pulverizadas com uma regularidade de 1 vez em 3-4 dias. Em casos avançados, apenas preparações especiais podem ajudar, das quais as mais populares são Inta-Vir, Iskra-Bio e Aktara.
- Mealybug - Outra praga desagradável que deixa para trás um revestimento esbranquiçado e pegajoso, semelhante a algodão sujo ou cotão. Na luta contra isso, geralmente são usados inseticidas à base de óleo de árvore de Neem ou qualquer mistura oleosa caseira (cerca de 50 ml de óleo devem cair por 1 litro de água). A composição final é aplicada à planta com uma camada fina e, após 10 a 15 minutos, lavada com água. Dos preparativos finalizados, os fundos Biotlin, Tanrek, Confidor serão efetivos nesse caso, cujo processamento deve ser realizado 3-4 vezes seguidas, com um intervalo de 10 a 12 dias.
- Nematóide das folhas - caracterizado pelo aparecimento de manchas amarelas gradualmente douradas que ocorrem nas folhas e no pedúnculo deformáveis e secantes. Para eliminar o problema, o vaso com a planta é colocado por meia hora em água quente (até + 45 ° C), para que o líquido cubra a superfície do solo. Após 3-5 dias, você também pode derramar o solo com uma solução preparada a partir de um comprimido "Dekaris" por 1 litro de água. Também serão eficazes os medicamentos "Fosfamida", "Bazamida", "Nemafos", "Vidat".
Às vezes, as folhas de amorphophallus secam sem motivo aparente. Se apenas a borda da chapa secar, a sala poderá ter ar muito seco e você precisará aumentar artificialmente a umidade. Caso contrário, o conhaque não deve causar problemas com o amorphophallus e, com os devidos cuidados com a planta, sempre o deliciará com sua aparência brilhante, basta fazer um pequeno esforço.