Os gladíolos são flores muito bonitas que podem decorar qualquer casa. Para seu cultivo, não é necessário comprar lâmpadas de qualidade duvidosa (estas são as mais frequentemente encontradas nos mercados e nas lojas). Você pode cultivar plantas bonitas em casa, e como fazer isso será descrito neste artigo.
Descrição das sementes de gladíolos
Frutos de gladíolo parecem uma teia. Sua parte superior está levemente rachada. Dentro da caixa sempre haverá sementes do tipo alado. Em média, o número chega a 250 unidades. O inóculo da flor do gladíolo não possui descanso fisiológico. Portanto, eles podem ser plantados imediatamente após a colheita. Como resultado, depois de algumas semanas, eles começarão a brotar.
Importante! É necessário armazenar as sementes de gladíolos em uma sala onde haja um alto nível de umidade. Em um ambiente seco, o material da semente pode perder a capacidade de germinar.
Muitos jardineiros, mesmo os mais experientes, não conseguem responder à questão de como podem ser as sementes dos gladíolos. Todo mundo sabe a descrição do bolbo da flor, mas existem algumas dificuldades com a aparência do material da semente.
As principais características das sementes incluem:
- a forma é plana;
- a cor é marrom;
- tamanho - cerca de 2 mm.
Como obter e coletar sementes de gladíolo
A formação de sementes de gladíolo é realizada em uma caixa somente após a polinização. Na natureza, a autopolinização dessas flores é muito difícil, porque o amadurecimento do pólen nos estames (flores masculinas) e a abertura do pilão (inflorescências femininas) são realizados em momentos diferentes.
De grande importância na polinização das flores são os insetos, que carregam o pólen entre as inflorescências.. Um vento forte também ajuda. A desvantagem do segundo método é que a pureza da polinização é prejudicada (o pólen de outras plantas pode ser transportado). Para obter sementes de alta qualidade e coletá-las, o jardineiro precisa polinizar as próprias plantas. Para fazer isso, escolha uma flor masculina e comece a sacudi-la sobre as inflorescências femininas.
É necessário coletar as sementes de gladíolos de plantas de cor uniforme. Isso aumenta a chance de cultivar flores da mesma cor. A coleta do material de plantio é realizada quando o processo de floração é concluído. Ou seja, quando as flores se transformam em caixas de sementes.
Um procedimento passo a passo para coletar material de plantio é o seguinte:
- Remova com cuidado a caixa. Para fazer isso, é melhor usar uma faca ou tesoura.
- Seque a caixa em temperatura ambiente por 3 semanas.
- Retire a semente.
Como cultivar gladíolo a partir de sementes em casa
Se você gosta de cultivar gladíolos, precisa conhecer as regras básicas de plantio e cuidadospara que durante a estação de crescimento não haja problemas com a planta. Primeiro, decida sobre recipientes de qualidade nos quais é derramado solo nutritivo e leve.
Organize vasos de flores em peitoris bem iluminados. O futuro crescimento e desenvolvimento das plantas depende da quantidade e qualidade da iluminação.
Importante! Se você deseja cultivar flores domésticas a partir de sementes, deve estar preparado para o fato de que as características varietais não são preservadas. Portanto, as chances são muito baixas de você obter o mesmo tipo de gladíolo da planta mãe.
Tempo de pouso
As sementes de gladíolo devem ser plantadas em março ou abril. Eles precisam ser plantados em caixas ou recipientes especiais.Veja o quanto o solo aquece após o congelamento. A temperatura ideal, a uma profundidade de 10 cm, deve estar em torno de + 9 ° C.
Regras de plantio
Antes de tudo, é necessário limpar as sementes da casca. Depois disso, o material de plantio é embebido em um estimulador de crescimento. Na maioria das vezes, os jardineiros usam "Kornevin" ou "Heteroauxin". Deixe de molho por 2-5 horas, dependendo do medicamento utilizado. A hetero-auxina, que tem um efeito positivo no desenvolvimento do sistema radicular, é mais eficaz em sementes.
Proporções para o uso de tais substâncias:
- "Heteroauxina": dilua 60 mg do medicamento em 1 litro de água e deixe de molho as sementes por 5 horas;
- "Kornevin": 100 mg por 1 litro de água. Deixe de molho por cerca de 2-3 horas.
Você sabe Na Idade Média, os bulbos de gladíolo eram usados na medicina popular. Decocções foram preparadas a partir deles, que são considerados eficazes na dor de dente e melhoram a lactação.
Preparar tanques e solo para plantio. Um substrato de alta qualidade pode ser preparado em casa, misturando solo do relvado, húmus e areia do rio. A proporção de componentes deve ser 1: 1: 1. Se necessário, você pode usar o solo pronto, vendido em lojas especializadas. É melhor usar "Violet" ou "Torfolin". Adicione areia do rio ao solo acabado para garantir a troca de ar de alta qualidade do sistema radicular.
Antes de plantar, brote as sementes até que os brotos apareçam, com 5 cm de altura. Para fazer isso, mergulhe-os em água morna limpa por 3-5 dias. Depois disso, transplante em recipientes com o solo. A profundidade do plantio deve ser de 1 cm e a distância entre as sementes de 2 cm.
Vídeo: germinação de gladíolos a partir de sementes
Rega e fertilizantes
Em maio, retire os recipientes de sementes. Todos os dias eles devem ser exibidos por 2-3 horas. Gradualmente, o tempo de permanência deve ser aumentado. No último estágio do endurecimento, os recipientes devem ser mantidos ao ar livre por cerca de 8 horas.
Um cuidado adicional com os gladíolos consiste em regar e alimentar. A primeira vez que você precisa regar as sementes 2-3 semanas após o plantio. A princípio, é melhor usar um spray para evitar o alagamento do solo. Desde maio, você pode regar o solo com um regador especial para jardins. Para 1 recipiente, que contém cerca de 10 a 20 sementes, você precisa usar 2 litros de água.
Os fertilizantes são aplicados 2 vezes durante o período de crescimento. Um mês após o plantio, use nitrato de potássio (50 mg por 4 litros de água) e despeje a solução preparada do recipiente com a semente. Em meados de maio, alimente os gladíolos com superfosfato (20 mg por 3 l de água) da mesma maneira.
Reprodução
Existem vários tipos de propagação de gladíolos:
- por sementes;
- dividindo as lâmpadas.
Todas as variedades preferem se reproduzir de maneira diferente. As características do cultivo de flores por sementes foram consideradas acima.
A divisão de lâmpadas consiste em várias etapas:
- Corte o material de plantio em 2 partes.
- Planta de cabeça para baixo ou para os lados.
Você sabe Os gladiadores da Roma antiga usavam um bulbo de gladíolo no peito como um amuleto. Eles acreditavam que esta planta lhes traz vitória.
Doenças e Pragas
As doenças mais comuns dos gladíolos incluem:
- fusarium. Manchas de cor vermelha aparecem nas sementes. O tratamento das sementes consiste no processamento, ou melhor, na imersão, com Tiazon (30 mg por 4 l de água);
- podridão cinza. Os sintomas são baseados no aparecimento de placas brancas nas sementes. Para o tratamento da doença usando bicarbonato de sódio (50 g por 10 litros de água). A solução deve ser processada antes do plantio;
- crosta. A semente é coberta com manchas amarelas, que eventualmente ficam marrons. A luta contra a doença consiste no tratamento da semente com a solução “Fundazol” (30 g por 5 l de água). Eles precisam pulverizar o solo antes de plantar.
Durante o cultivo de gladíolos, as flores podem ser afetadas por várias pragas, dentre as quais se destaca tripes, wireworms e raiz de carrapatos. O tratamento consiste no uso de inseticidas altamente eficazes. Contra tripes use "Karbofos" (75 g por 10 litros de água). Eles precisam pulverizar plantas.
O líquido de Bordeaux (40 g por 5 l de água) é usado contra vermes. O processamento é realizado 3 vezes, com intervalo de um mês. Na luta contra o carrapato da raiz, uma solução de Oxychoma (50 g por 10 litros de água) deve ser usada. Esta solução precisa ser regada no solo a cada 2 semanas.
A prevenção de doenças e pragas consiste em várias etapas:
- Limpe o material de plantio antes de armazená-lo.
- Remova todas as plantas secas do local antes do inverno.
- Polvilhe o solo com sulfato de cobre (10 g por 10 l de água) antes de cada plantio.
Então, agora você sabe como cultivar gladíolos em casa. Se você seguir as regras básicas para plantar e cuidar, as flores poderão crescer bonitas e simples.