O aglaonema mutável entre os conhecedores de plantas ornamentais é muito popular porque é caracterizado por excelentes qualidades estéticas, despretensiosidade no cultivo e facilidade de cuidados. Com ele, você pode decorar as áreas sombreadas do apartamento, bem como projetar estufas domésticas de forma criativa. Quais são as peculiaridades de cultivar uma cultura e como propagá-la em um ambiente de apartamento, vamos entender.
Descrição da planta interna aglaonema mutável
Aglaonema é uma cultura herbácea perene perene da família Aroid, cujo habitat natural é considerado as regiões tropicais do sudeste da Ásia. No total, existem cerca de cinquenta variedades da flor, enquanto várias dezenas são cultivadas sob as condições de um apartamento, entre as quais o aglaonema é variável. A flor pertence à categoria de tamanho médio, cuja altura raramente ultrapassa os 100 cm.Em condições naturais, a planta perene pode crescer até 1,5 m e cresce nas Filipinas.
A planta possui hastes eretas nas quais folhas lanceoladas de cor verde escuro com uma borda prateada nas bordas de 25 a 30 cm de comprimento e até 10 cm de largura estão localizadas em pecíolos longos. São as folhas que são consideradas o principal orgulho da cultura. Folhas bonitas e brilhantes formam um arbusto denso e exuberante que, graças à sua aparência espetacular, é capaz de decorar qualquer sala ou apartamento de escritório.
A cultura da floração cai no período do verão, mas no apartamento isso não ocorre a cada estação. A planta produz um pedúnculo, no qual floresce uma inflorescência, semelhante a uma espiga de milho. Flores - cor pequena, indefinida, verde-amarela. Após a floração, pequenas frutas são formadas no aglaoneem - bagas vermelhas em forma redonda, no meio de cada uma das quais há uma semente.
Você sabe O suco da planta descrita é venenoso e, se entrar nas membranas mucosas, pode causar reações alérgicas graves e intoxicação do corpo. É por isso que é recomendável manter a flor longe de crianças e animais de estimação.
Condições para crescer em casa
A assistência domiciliar para plantas perenes não é particularmente difícil, pois não é exigente quanto às condições de vida e pode crescer bem em um local sombreado.
Localização e Iluminação
A cultura prefere iluminação difusa e fraca, também pode perfeitamente habitar em condições de sombra parcial. A localização ideal da flor será o peitoril da janela, no lado oeste e leste do apartamento. Deve-se lembrar que, para plantas com folhagem variada, é melhor não escolher locais muito sombreados, pois isso levará a uma perda de brilho da folha da folhagem. Ao mesmo tempo, a flor deve ser protegida da luz solar direta, pois pode provocar queimaduras nas folhas e protegê-la de correntes de ar, o que pode causar o desenvolvimento de doenças.
Modo de temperatura
O aglaonema variável pertence à categoria de amante do calor; portanto, no verão, recomenda-se manter a flor com a planta em indicadores de temperatura + 20 ... + 25 ° С; no inverno, é suficiente manter a temperatura em cerca de + 16 ° С, mas não mais baixa. Os indicadores ideais de temperatura a qualquer momento para as plantas perenes são considerados + 16 ... + 20 ° C.
É muito importante proteger a flor de saltos repentinos de temperatura, cujo impacto negativo pode provocar o desenvolvimento de várias doenças, até sua morte.
Humidade do ar
Como o aglaonema é nativo dos trópicos úmidos, para seu crescimento bem-sucedido, ele precisa de um nível adequado de umidade. É ideal para manter a planta dentro de casa com um alto nível constante de umidade. Com um déficit de umidade, uma cultura de pulverização regular deve ser organizada. Isto é especialmente verdade no verão, quando o ar seco prevalece.
Importante! A secura excessiva do ar causa o amarelecimento das chapas, sua torção e deformação.
Para manter o nível de umidade necessário, os especialistas aconselham a instalação de fontes de umidade adicionais próximas ao vaso de flores: umidificadores, fontes decorativas, recipientes com água, etc. Você também pode colocar o recipiente com a planta em um palete com turfa ou seixos molhados, mas de maneira que a parte inferior não tocou na umidade.
Home Care
Cuidar do aglaonema é bastante simples e consiste em realizar uma série de eventos clássicos: rega, alimentação, poda e transplante.
Vídeo: Como cuidar adequadamente do sinter
Técnica de rega
A planta precisa de umidade frequente e abundante, cuja necessidade pode ser facilmente determinada secando a camada superior do substrato. Sob condições naturais, a flor recebe uma parte da umidade diariamente, mas ao mesmo tempo cresce em solos permeáveis à luz, ao ar e à umidade, portanto, ao organizar a rega doméstica, é necessário garantir que a água não estagne no solo, pois isso pode levar ao apodrecimento do sistema radicular. Atenção especial deve ser dada à hidratação da flor durante a estação de crescimento.
O perene é derramado sob a raiz, após o que, após 30 minutos, o excesso de água é drenado da panela. Para hidratação, deve-se usar água macia e sedimentada à temperatura ambiente. Com uma diminuição dos indicadores de temperatura na sala, o número de irrigações deve ser reduzido.
Aconselhamo-lo a ler sobre uma variedade de plantas domésticas como a aglaonema Maria.
O esquema de hidratação ideal é: no verão - a cada 2-3 dias, no inverno - uma vez por semana. No entanto, recomenda-se regar a cultura, concentrando-se em fatores externos: temperatura, umidade, iluminação. A rega excessiva em um período frio de tempo, que pode levar à sua morte, é considerada prejudicial a uma planta perene.
Top vestir
Na estação de crescimento, que dura de março a agosto, a planta exige cobertura regular com fertilizantes minerais ou orgânicos. Recomenda-se a aplicação de nutrientes a cada duas semanas, combinando o procedimento com a rega. Como fertilizantes, você pode usar preparações minerais, que necessariamente incluem fósforo, potássio e nitrogênio. A cobertura foliar tem um efeito positivo no crescimento perene. É recomendado no verão pulverizar a folhagem da cultura a cada 2-3 dias com soluções leves e pouco concentradas.
Atenção especial deve ser dada ao processo de alimentação durante o período de intenso crescimento perene. Neste momento, é necessário aplicar fertilizantes líquidos, alternando a aplicação de preparações minerais e produtos orgânicos. No período inativo de inverno, a frequência de aplicação de fertilizantes deve ser reduzida para uma vez por mês. Também é permitida a interrupção completa da cobertura no inverno.
Poda
À medida que a planta perene se desenvolve, suas hastes são gradualmente expostas e estendidas em comprimento, o que leva à perda de uma aparência atraente. Para evitar isso, remova regularmente brotos velhos, muito alongados, secos ou danificados. Todos os locais de cortes devem ser processados com carvão moído.
Na primavera, especialistas recomendam poda radical, que envolve a remoção do topo do caule de flores velhas. Durante o procedimento, o topo deve ser cortado 15 cm abaixo das folhas que permaneceram no tronco. Recomenda-se que o ápice aparado esteja enraizado na água e, quando surgirem brotamentos, plantados em um novo recipiente. Fatias na parte inferior da planta perene precisam ser tratadas com carvão ativado ou ativado, e para a própria planta continuar os cuidados de acordo com o esquema tradicional. Algumas semanas depois, novos brotos aparecerão nos brotos do sono.
Você sabe Do aglaonem grego (aglaia) traduz como brilho. A flor recebeu esse nome devido às suas chapas de folhas brilhantes e coriáceas, cujo comprimento pode atingir até 30 cm. É estritamente proibido tratar as folhas da planta com sprays de cera projetados para dar brilho.
Transplante
O Aglaonema é caracterizado por taxas de crescimento lentas, portanto, precisa de transplantes regulares, que são realizados: para uma planta jovem - anualmente, para uma flor com mais de 3 anos - a cada 3-5 anos. A planta fornece um excelente crescimento do sistema radicular se seus processos radiculares forem limitados por um pequeno volume do vaso. Os especialistas aconselham a escolher um vaso não muito grande e profundo para um transplante, com apenas 2-3 cm de diâmetro maior que o anterior.
Atividades de transplante perene devem ser realizadas na primavera.
Para fazer isso:
- Uma camada de drenagem é derramada no recipiente preparado usando argila expandida ou seixos. A presença de uma camada de drenagem é um pré-requisito para o transplante de plantas, pois evita a estagnação da umidade no solo.
- Um substrato de nutrientes é derramado sobre a camada de drenagem, cujos principais componentes devem ser: terra de folha ou grama, turfa e areia de rio. Antes do uso, o substrato preparado em casa é desinfetado de qualquer maneira possível.
- A planta é muito cuidadosa, pelo método de transbordo, é removida do recipiente antigo, o sistema radicular é examinado quanto a processos danificados, secos ou apodrecidos, e as raízes são parcialmente liberadas do solo.
- Uma flor alongada é plantada em uma panela nova, polvilhada com o solo, bem hidratada.
A primeira alimentação após o transplante de uma planta perene é recomendada não antes do que após 4-6 meses.
Como propagar uma planta
Em um apartamento, os cultivadores de flores praticam vários métodos simples e eficazes de cultivar uma beleza tropical: dividir um arbusto, mudas e propagação por sementes.
Vídeo: Métodos de propagação de aglaonema
Divisão Bush. O método de reprodução mais fácil e menos demorado, que realizada de acordo com este algoritmo:
- A planta é removida da panela e o sistema radicular é limpo do solo.
- Com muito cuidado, usando uma faca ou tesoura desinfetada bem afiada, os brotos, juntamente com os processos radiculares da flor adulta, são separados.
- As mudas são plantadas em um recipiente separado com substrato nutritivo e cobertas com uma película plástica.
- Dentro de casa, a temperatura é mantida em + 22 ... + 25 ° C, proporcionando pouca iluminação, umedecimento e pulverização regulares.
Importante! O momento ideal para a propagação de aglaonemes pela divisão do mato é considerado os primeiros dias de maio.
Estacas. É considerado um dos métodos mais comuns para criação de exóticos. É o seguinte:
- Na flor adulta, o topo do caule é cortado, os locais dos cortes são tratados com carvão ativado.
- A parte superior é cortada em várias partes de 8 a 9 cm, para que cada uma delas tenha várias folhas inteiras.
- As estacas são plantadas a uma profundidade de 5 cm em um substrato úmido das mesmas partes de turfa e areia.
- O recipiente com mudas é coberto com um filme ou uma garrafa de plástico.
- Após 3-4 semanas, quando as mudas criam raízes, o abrigo é removido.
As sementes A criação de plantas perenes pelo método das sementes é considerada a mais demorada e menos eficaz, pois requer certas condições e tempo. O material de semente para plantio pode ser comprado em mercados especializados ou coletado independentemente de uma planta em casa. A germinação das sementes é bastante alta, mas elas perdem rapidamente a qualidade durante o armazenamento, razão pela qual os especialistas aconselham a semear sementes frescas o mais cedo possível.
Para fazer isso:
- Os grãos são bem lavados com água morna.
- As sementes são semeadas em uma mistura de turfa e areia misturada em proporções iguais, aprofundando cada grão em 2 cm.
- As sementes são cobertas com um substrato, a superfície é umedecida com um spray, coberta com vidro ou filme plástico.
- O recipiente com as culturas é colocado em um local quente com indicadores de temperatura estáveis + 25 ° C.
Quando os primeiros brotos aparecerem, o abrigo deve ser removido e as mudas devem receber cuidados tradicionais.
Dificuldades crescentes
Apesar da despretensão e cuidados pouco exigentes, ao cultivar uma planta perene, você pode encontrar uma série de dificuldades, que na maioria dos casos estão associadas a violações das regras da tecnologia agrícola da flor:
- folhagem amarelada - indica umidade excessiva do solo, falta de iluminação ou baixa temperatura ambiente;
- secagem de chapas - a razão é ar seco, falta de umidade no solo;
- perda de intensidade da cor das folhas - pode ocorrer com iluminação insuficiente ou falta de nutrientes no solo;
- manchas amarelas em placas de folhas - é evidência de intensa exposição à luz solar direta;
- crescimento lento das flores e folhas marrons nas bordas - O motivo pode ser o uso de água clorada muito dura durante a irrigação.
Importante! Para reduzir a dureza da água para hidratação, você pode adicionar um pouco de ácido cítrico.
Além disso, uma planta perene pode se tornar uma "vítima" de um ataque de praga:
- ácaro - come suco de planta, forma uma teia branca característica a partir do fundo da folha;
- tripes - manchas brancas e depois prateadas se formam nas folhas, as folhas morrem mais tarde;
- mosca branca - os parasitas vivem na parte inferior da folha, sugam o suco, o que leva ao amarelecimento e à secagem;
- pulgões - come suco de folhas e caules, provoca o desenvolvimento de fungos de fuligem;
- mealybug - manifesta-se na forma de caroços de algodão nos seios, afeta placas foliares que secam e morrem.
Dicas úteis para o cultivo
Para evitar muitos problemas ao cultivar cultivadores iniciantes mutáveis com aglaonema, ajudará simples recomendações de especialistas:
- a planta é pouco exigente quanto a indicadores de temperatura e iluminação, mas é extremamente negativa em relação à falta de umidade; portanto, é necessário garantir um nível confortável de umidade;
- a pulverização regular da folhagem das flores durante o período abafado criará condições próximas ao habitat natural da planta perene, bem como dará brilho, riqueza e brilho à coroa;
- a frequência dos fertilizantes das culturas será determinada em grande parte pelo tamanho do tanque: quanto menor o vaso, mais frequentemente os fertilizantes devem ser aplicados;
- É estritamente proibido permitir saltos acentuados de temperatura em uma sala com uma flor e a presença de correntes de ar frio;
- aglaonema é muito negativo em relação à fumaça do tabaco e reage instantaneamente a ela com folhas murchas.