Variedades selecionadas de miosótis decorativos decoram harmoniosamente qualquer jardim de flores, no gramado, varanda ou peitoril da janela. Devido à sua despretensão ao cultivo e aos cuidados, esta planta herbácea de floração precoce é amada por muitos jardineiros. No entanto, uma vez em um ambiente desfavorável, ele pode morrer. Onde e como plantar uma planta perene, o que proteger e quais condições fornecer - isso será discutido mais adiante.
Descrição da flor
Os miosótis representam a família Burachnikov. Na natureza, existem mais de 50 espécies. Flores silvestres, como as de jardim, são encontradas em todos os continentes, incluindo regiões com climas rigorosos. Dependendo das condições climáticas e das características sazonais de uma área específica, podem-se desenvolver gramíneas anuais e perenes.
Externamente, são arbustos altamente ramificados com até 35 cm de altura, com hastes pubescentes, folhas verde-azuladas ovais e densas inflorescências que consistem em pequenas flores de cinco pétalas. Na área, botões azuis com um núcleo amarelo são mais comuns. E as variações de reprodução apresentam uma ampla seleção de variedades com pétalas de creme, escarlate, branca, roxa, roxa e azul.
A planta é caracterizada por alta resistência ao inverno. A grande maioria de suas espécies prefere solos férteis em locais sombreados e semi-sombreados. Algumas variedades de miosótis, como pantanoso Myosotis palustris, cresce bem apenas em solo úmido, portanto, recomendado para desembarque nas zonas costeiras dos reservatórios. A variedade alpina, ao contrário, destina-se ao cultivo em áreas rochosas bem iluminadas e é a melhor opção para decorar jardins de pedra.Você sabe As pessoas atribuem poder mágico às flores e raízes dos miosótis. Acredita-se que usado no pescoço de uma amada grinalda desta grama o amarre para sempre.
Nos jardins, mais frequentemente esses miosótis seletivos são semeados, como:
A cultura da floração começa no final da primavera e dura de 3 a 4 semanas. É característico que o tempo frio seja capaz de prolongar ligeiramente a fase de brotamento. No projeto paisagístico, os miosótis são universais. Eles são usados para criar arranjos florais que parecem espetaculares em combinação com grama verde, tulipas, lírios do vale, narcisos, margaridas, amores-perfeitos. Ao organizar os canteiros de flores, é importante levar em consideração o momento da floração dessa grama e colocá-la ao lado de arbustos luxuriantes de hospedeiros ou samambaias, que, na extensão de seu crescimento, cobrirão locais vazios após um miosótis desbotado.
Você sabe Os pedreiros usam um crachá Miosótis em uma casa de botão em memória dos pedreiros livres que morreram nos campos de concentração nazistas.
Métodos de criação
Criar miosótis não é difícil, mesmo para jardineiros iniciantes.
Você pode cultivar um arbusto decorativo em casa de várias maneiras:
- Semente. Para sua implementação, eles planejam plantar sementes no início de maio, seguido de um transplante para um canteiro de flores na última década de agosto. Períodos posteriores também são permitidos com o objetivo de enraizar ainda mais as mudas em campo aberto, na primavera de um ano. Primeiro, é necessário testar a germinação dos grãos mergulhando-os em água salgada. Promissores são considerados espécimes que se estabeleceram no fundo do tanque. Para o cultivo em ambiente interno, elas são aprofundadas no solo de um vaso de flores comum em 1-2 cm. É melhor fornecer um recipiente separado para cada semente. Mas a maioria dos jardineiros, dada a tendência da planta a se auto-semear, simplifica o processo de obtenção de novos filhos e, simplesmente, no início da primavera, transplanta jovens arbustos para o lugar certo. Se você precisar obter um grande número de mudas, poderá plantar as sementes em uma estufa ou imediatamente no jardim, sem plantá-las. O fato é que, com uma abundância de luz solar, a germinação dos grãos aumenta. O aparecimento de brotos jovens é esperado em uma semana e meia.
- Estacas. Esta opção de criação de miosótis é mais adequada para amostras varietais. Para obter um novo arbusto, é necessário, no pico da estação de cultivo, em junho, adquirir material de plantio de alta qualidade. As estacas apicais de até 5 cm de comprimento são adequadas para o plantio, são mergulhadas primeiro em qualquer estimulador de crescimento (Emistim, Kornevin) e depois são germinadas sob margens. As mudas resultantes são transplantadas para um local permanente no início do outono. Uma planta perene florescerá na próxima estação, mas sua floração será esparsa e passageira.
- Dividido. Como os miosótis tendem a crescer demais, será útil afinar periodicamente arbustos velhos dividindo-os. Este método de reprodução é adequado para todos os tipos de plantas e é mais frequentemente praticado no outono. Afinal, a cultura possui um sistema radicular poderoso e está bem adaptada a novas condições. Além disso, divisórias jovens podem ser cultivadas sem abrigo adicional na estação fria.1 - um arbusto destinado à divisão é desenterrado imediatamente após a floração; 2 - as raízes são completamente sacudidas do chão; 3 - depois de lavar o sistema radicular em um balde de água; 4 - encurtar brotos altos (para reduzir a evaporação da umidade); 5 - parte é rompida da área periférica do mato, tendo pelo menos um rim; 6 - também pode ser dividido com uma faca afiada.
Como cultivar uma flor de miosótis
Apesar das altas qualidades viáveis dos miosótis, sua criação só será bem-sucedida com a escolha competente de um assento e outros cuidados adequados.
Importante! Para evitar um forte espessamento no canteiro, controle o plantio de miosótis, não permitindo que eles cresçam muito e substituam outras culturas.
Como plantar
Observou-se que as espécies varietais florescem mais e mais abundantemente quando plantadas em tempo hábil; portanto, antes de cultivar essa cultura, o jardineiro precisa se familiarizar com suas características, datas de floração e cuidar de um ambiente favorável.
Termos e condições ideais
A chave para o florescimento das plantas perenes no início da primavera são as mudas cultivadas no outono. Nesse caso, é apropriado plantar sementes em outubro ou novembro para uma casa ou residência de verão, mas às vezes a grama é cultivada anualmente. Em particular, estamos falando sobre a produção industrial de efeito estufa e os objetivos de obter um grande número de arbustos floridos. Algumas fazendas atrasam deliberadamente as atividades de semeadura, para que as plantas floresçam no inverno. Em tais situações, você pode variar o tempo de pouso.
Muitos especialistas aconselham tradicionalmente plantar flores em campo aberto, do final de abril até maio. Então a fase de sua brotação ocorrerá no meio do verão.Você sabe Os ferreiros antigos temperavam as lâminas de damasco no suco de miosótis. Depois que a arma incandescente foi mergulhada no líquido obtido da grama, ela se tornou muito sólida e pode até cortar metal.
Independentemente da escala de cultivo, para um crescimento confortável, os miosótis do jardim precisam de condições especiais:
- sombra clara ou sombra parcial (aplica-se a todas as espécies, com exceção dos alpinos);
- alta umidade;
- boa drenagem e friabilidade do solo;
- substrato argiloso moderadamente nutritivo (com um excesso de componentes contendo nitrogênio, os arbustos aumentarão intensamente a biomassa e deixarão de florescer);
- condições de temperatura dentro de +10 ... + 20 ° C (a planta tolera indolormente geadas de primavera a curto prazo até -5 ° C);
- a distância até as plantas mais próximas é de pelo menos 20 cm.
Localização e seleção do solo
Você pode estender o florescimento dos miosótis colocando-os na área sombreada de um canteiro, perto de árvores ou estruturas altas. Caso contrário, sob o sol, as pétalas logo perderão o brilho e desaparecerão.
Você sabe A imagem estilizada do violeta Miosótis é um símbolo do centenário do genocídio armênio.
Como o perene é apaixonado pela água, uma área com uma ocorrência próxima de água subterrânea na superfície da terra é ideal para ele. Isto é especialmente verdade para todas as variedades de espécies de pântanos e florestas. No entanto, lembre-se de que o excesso de pântano levará a uma forte extensão dos caules e ao desenvolvimento de patógenos de doenças fúngicas; portanto, evite as planícies onde o derretimento e a água da chuva se acumulam. Além disso, a flor não se desenvolverá confortavelmente em rascunhos.
O solo no jardim de flores deve ter uma acidez neutra. É melhor escolher composições loamy-chernozem. Categoricamente para o cultivo desta grama não são arenitos adequados, bem como solos empobrecidos. Uma vez neste ambiente, o arbusto vai doer e murchar.
Importante! No outono, para evitar o congelamento, é necessário cobrir os miosótis jovens com uma camada de turfa com no máximo 5 cm de espessura.
Cuidado completo
Você precisa começar a cuidar dos miosótis cultivados a partir de sementes, 2 semanas após a semeadura. Em seguida, sob os brotos de polietileno aparecem que devem ser abertos e afinados, deixando uma distância de 10 cm entre os brotos adjacentes.
O tempo para transplantar os arbustos cultivados em um local permanente começa no final de agosto. Se você deseja obter um tapete denso, mantenha uma distância de 15 cm entre as mudas e plante 2-3 plantas em cada buraco. O crescimento adicional da colheita dependerá totalmente do regime de umidade no jardim da frente e da frequência de cobertura.
Regras de rega
A frequência dos procedimentos de hidratação para os arbustos não-esqueça-me-não depende muito das condições climáticas e das características climáticas de uma região específica. Por exemplo, na estação das chuvas, quando a umidade do ar aumenta, não há necessidade de regar os arbustos. Caso contrário, a umidade excessiva no canteiro se tornará um condutor invariável de infecção por fungos.
Flores que crescem na sombra e sombra parcial requerem rega moderada. É importante garantir que o solo abaixo deles seque periodicamente pelo menos até uma profundidade de 2-3 cm. A rega frequente é relevante apenas para o tipo alpino de miosótis, que, devido às suas características botânicas, podem se desenvolver totalmente apenas ao sol. É necessária uma grande quantidade de umidade para plantas perenes herbáceas, a fim de manter a frescura e a cor da massa verde.
Importante! Os miosótis não são usados como bordas vivas, porque têm caules baixos e borlas de flores pequenas. É melhor usar a cultura para projetar canteiros individuais e plantações em grupo.
Fertilizantes
Um excesso de nutrientes afetará adversamente o estado geral da flor, provocando sua engorda; portanto, recomenda-se que os miosótis do jardim, independentemente de crescerem em campo aberto ou em uma panela, sejam alimentados três vezes ao longo da vida.
O primeiro fertilizante é importante para os arbustos jovens antes da floração. É melhor planejar esse procedimento 14 dias após o plantio dos arbustos em um local permanente. Durante esse período, suas hastes requerem muitos minerais; portanto, será apropriado regar com uma solução de fertilizantes complexos universais.
Importante! O jardim do miosótis não precisa ser eliminado. As raízes grossas e fibrosas da cultura não permitem a vegetação desnecessária.
O segundo curativo de componentes orgânicos e minerais é realizado no final do outono. E o terceiro importa em um ano no início da primavera. Recomenda-se, então, cobrir o solo com uma camada de mistura de turfa e composto de até 5 cm de espessura.Além disso, para uma floração abundante, o solo sob os arbustos precisará ser afrouxado regularmente, melhorando a aeração das raízes.
Doenças, pragas e como lidar com eles
O assento escolhido adequadamente e os cuidados competentes da planta são os garantidores de seu desenvolvimento bem-sucedido. Os menores erros na regulação da composição do solo e do regime de umidade são preocupantes com o desenvolvimento de um ambiente patogênico, que leva ao aparecimento de insetos nocivos.Todos os tipos de miosótis mostram alta resistência a doenças e pragas.
No entanto, em condições adversas, eles podem sofrer de:
- oídio;
- diferentes tipos de podridão;
- pulgões (instala-se na parte inferior da folhagem);
- colher;
- pulga;
- lesmas.
Para resistir ao aparecimento de infecções e parasitas, basta observar a higiene do solo, impedindo o seu encharcamento e secagem, além de impedir a formação de crostas e rachaduras na superfície.É importante tomar medidas para detectar os primeiros sinais de doenças ou ataques de insetos. Para isso, é recomendável remover todas as peças danificadas dos arbustos e pulverize-os com soluções químicas.
No combate às doenças fúngicas e bacterianas, os fungicidas “Khom” (40 g por 10 litros de água) e “Skor” (2 ml por 10 litros de água) ajudam. Você pode se livrar das pragas com a ajuda dos inseticidas "Aktara", "Aktellik", cujas proporções dependem da intensidade da atividade vital dos parasitas.É fácil cultivar miosótis. Você pode preparar suas mudas em casa. O principal é observar as regras agrícolas básicas ao plantar e cuidar da colheita.