A variedade violeta Windrose tem críticas positivas e negativas dos jardineiros. Esta planta, com os devidos cuidados, pode ter uma aparência bonita, mas seu mau humor repele os amantes de violetas - caracteres varietais são difíceis de manter. Saiba mais sobre isso para fazer sua escolha.
Descrição botânica da planta
Essas violetas com lindas flores de babados foram criadas pela criadora russa Elena Lebetskaya. As flores têm um diâmetro bastante grande - até 5 cm, enquanto formam uma inflorescência exuberante na forma de um chapéu, em forma semelhante a um botão de rosa desabrochado. Cada flor mostra diferentes estouros de cor rosa, que, em combinação com as pontas das pétalas (onduladas, onduladas e uniformes), conferem à inflorescência uma aparência fantástica.
A floração das rosas pode durar toda a primavera e o verão - depende do cuidado. As folhas dessa violeta também são especiais - são grandes e onduladas, da base da chapa à borda e têm uma cor verde escura. Rosa dos ventos tem uma tendência a perder sinais varietais de flores.
Você sabe O famoso poeta alemão Johann Goethe era um grande amante de violetas. Durante suas caminhadas, ele espalhou as sementes desta planta nas proximidades de Weimar. Perto desta cidade, você ainda pode ver campos de violetas, que os locais chamam de "violetas de Goethe".
No caso da propagação de folhas, tradicional para violetas, esse tipo de flor pode dar flores monofônicas - rosa, vermelha e framboesa. A violeta errada chama-se "esportiva", até as folhas podem ser retas. Mas nem todos os amantes de flores jogam essas plantas fora, pois alguns "esportes" não renderão em beleza aos espécimes clássicos.
Condições de cultivo da casa
Para manter esta espécie, é necessário aderir com cuidado a todas as condições de crescimento, pois a planta responde claramente às mudanças nos fatores ambientais. Temperatura, umidade e iluminação são graves.
Iluminação
Como a maioria das plantas de interior, esse tipo de violeta não aceita luz solar direta. A luz abafada pelas cortinas, mesmo no parapeito da janela do sul, combina com a Rosa dos Ventos. Com pouca luz do dia, a planta precisa fornecer iluminação artificial. O horário de verão para esse violeta deve durar até 14 horas.
Modo de temperatura
A temperatura normal para o arbusto é de +20 ... + 25 ° C. Este modo permite que a planta se desenvolva normalmente. No verão, você precisa garantir que a temperatura não suba acima de + 28 ° C. No inverno, as quedas de temperatura não devem cair abaixo de + 14 ° C. Calor excessivo e resfriados anormais são igualmente fatais para violetas delicadas.
Humidade do ar
A planta aceita umidade média. É importante não exagerar a atmosfera ao redor da panela - manchas ou podridão podem aparecer nas folhas. Em clima quente e seco, você pode umedecer o ar ao redor do arbusto. Nesse caso, vale a pena garantir que as gotas não caiam nas folhas. No inverno, especialmente com a proximidade de aparelhos de aquecimento, um umidificador de ar pode ser instalado próximo à fábrica.
Dicas de cuidados
Esta planta delicada é muito exigente em condições de cultivo. Especialmente com cuidado, você precisa observar as condições de irrigação e monitorar a umidade do solo.
Rega
Você precisa regar a planta sob a raiz, enquanto o líquido é distribuído uniformemente na superfície do solo.
Importante! Ao regar, o líquido não é permitido em folhas delicadas e flores violetas, portanto, você precisa usar um regador com nariz estreito.
As seguintes fontes de água são usadas:
- primavera;
- descongelado;
- abastecimento de água bem mantido.
Antes de usar qualquer tipo de água, ela precisa ser filtrada, e a água da torneira também deve ser protegida por 1-2 dias. A rega é realizada com água à temperatura ambiente - +23 ... + 25 ° C. No verão, a rega é realizada à medida que a camada superficial do solo seca 2-3 vezes por semana. No inverno, você pode limitar-se a uma rega por semana.Para violetas, um método interessante de regar é frequentemente usado - pavio. Nesse caso, a planta determina de forma independente a quantidade de água necessária para a vida. Isso é feito da seguinte maneira: um pavio é feito de uma corda com um diâmetro de até 0,2 cm, uma de suas bordas é colocada no chão e a outra é liberada através de orifícios de drenagem para uma bandeja de água. Assim, o violeta absorverá gradualmente a umidade.
Aplicação de fertilizantes
Você pode fertilizar esta flor com a fertilização mineral usual para plantas com flores. À venda, você pode encontrar fertilizantes especializados para violetas de interior.
O modo de alimentação é o seguinte:
- na primavera - a cada 14 dias;
- no verão - a cada 10-14 dias;
- no outono - a cada 30 dias;
- no inverno, o curativo não é realizado.
Poda
Não é necessário podar a Rosa dos ventos, basta remover as folhas perecíveis a tempo. As crianças também estão sujeitas a remoção - para a floração completa na panela, deve haver apenas uma roseta da planta. Na maioria das vezes, as crianças aparecem com uma alimentação excessiva ou um pote muito grande com uma grande quantidade de solo.
Você sabe Antes da Revolução Islâmica de 1979 no Irã, o vinho do Curdistão, popular na época, era produzido no Irã, cuja tecnologia de produção incluía a adição de violetas.
Transplante
O cronograma para um transplante planejado desse tipo de violeta depende da idade do mato. Uma planta jovem (1-2 anos) é transplantada duas vezes por ano - no outono e na primavera. Uma flor adulta deve ser transplantada uma vez por ano - na primavera. Transplantes urgentes também podem ser feitos se as raízes apodrecerem ou aparecer um revestimento branco na superfície do solo.
O transplante é realizado de acordo com o esquema usual para flores de interior:
- Um pote maior é selecionado.
- Argila expandida é apresentada na parte inferior.
- De cima, parte do substrato do solo para violetas.
- Uma flor é colocada na panela.
- Os restos da mistura do solo são reabastecidos.
- Terra ordenadamente compactada ao redor do arbusto.
- A rega está em andamento.
Importante! Antes de plantar violetas em uma panela nova, é necessário examinar cuidadosamente o sistema radicular e remover todas as raízes apodrecidas.
Como propagar em casa
Para preservar os traços varietais, é melhor fazer a reprodução separando os pontos de venda.
Isso geralmente é feito ao transplantar plantas na primavera ou no outono:
- A lâmina separa a tomada filha.
- Um broto é plantado em um briquete de turfa.
- Um mês depois, quando o arbusto está bem enraizado, é transplantado para uma panela.
Possíveis problemas crescentes
Com cuidados de baixa qualidade, Windrose pode ficar doente ou ser atacado por pragas.
Ela é suscetível a essas doenças:
- Oídio Manchas pálidas em forma de placa na folhagem. A planta doente é tratada com fungicida ("Fundazole") - folhas e caules são pulverizados. Para prevenção, uma solução do medicamento na água pode ser usada uma vez para irrigação.
- Podridão cinzenta. Manchas cinza e cinza escuras nas folhas. O método de tratamento é o mesmo do oídio.
- A ferrugem. As manchas são vermelhas, marrons e marrons na folhagem. O sulfato de cobre é diluído em água fervida em uma pequena concentração, as folhas são pulverizadas ou umedecidas com um cotonete.
- Praga tardia. Decadência do sistema radicular, manchas cinza e marrons nas folhas, fraqueza, murcha. A planta é tratada com fungicida, mas na maioria dos casos não sobrevive.
As principais pragas que afetam a flor são as seguintes:
- Ácaros. Esses insetos se manifestam como pequenas teias de aranha que aparecem nas folhas.
- Ácaros do ciclâmen. As folhas de uma planta adulta tornam-se excessivamente encaracoladas e peludas.
- Tripes. Pontos, manchas, deformações, zonas murchas aparecem nas pétalas das flores, as raízes começam a decair e pequenas manchas amarelas se formam nas folhas.
- Andaimes. As folhas ficam escorregadias, pegajosas e escuras.
Os métodos de controle de todas as pragas são os mesmos - lavar as folhas com água e sabão e tratar com um inseticida (Actellic ou similar). Tratamentos preventivos podem ser realizados a cada seis meses. Com os devidos cuidados, a Wind Rose violeta parece muito impressionante. Esta planta é capaz de decorar qualquer ambiente e trazer um verdadeiro prazer estético. No entanto, para isso, você precisa ser um verdadeiro fã da floricultura e dedicar muito tempo e esforço à flor.