Folhas trançadas em flores e arbustos ornamentais são um sinal de tratamento inadequado da planta, invasão de pragas ou doenças virais. Sobre isso mais.
Seca e polihidrâmnio
Flores (dália, áster, petúnia, gerânio, tulipa etc.) e arbustos ornamentais (fúcsia, rosa, lilás, peônia, hortênsia, rododendro etc.) também precisam de luz solar e umidade. Mas em tudo é importante observar a "média de ouro". A planta não pode ser seca demais e inundada.
As folhas da luz solar direta são queimadas, pela secagem da terra - não é suficiente para comer. O processo de secagem com deficiência de umidade sempre se move de cima para baixo. As raízes são as últimas a sofrer. O primeiro - seca, enrola e cai das folhas superiores.
A causa da queima de folhas de flores de interior pode ser o vidro quente, com o qual elas entram em contato por um longo tempo. O encolhimento das folhas é possível devido a choque térmico e a partir de uma janela fria.
Terra muito úmida na panela leva à compactação do solo e à falta de oxigênio nas raízes. As folhas enrolam em resposta a uma chamada de emergência.
Como devolver frescura de verduras:
- Mergulhe o solo seco em abundância com água. Arbustos grandes perdem 50 cm.
- A luz solar direta deve ser espalhada por galhos de outras plantas ou usando dispositivos especiais.
- Trate flores e arbustos com agentes anti-stress: zircão, Kendal, Epin-Extra, uréia (2 colheres de sopa por 10 litros de água) e permanganato de potássio (após 1-2 dias).
- Afaste as flores de interior do vidro ou pendure materiais leves na janela.
- No inverno, instale um umidificador de ar no apartamento ou cubra as baterias com toalhas molhadas.
- Durante a estação de aquecimento, pulverize plantas de interior com água todos os dias.
- Água quando o solo secar, solte regularmente o solo.
Pragas
Lagartas, um urso, uma mosca branca, um ácaro, uma mariposa, são amantes de plantas bem conhecidos. Os insetos não apenas se alimentam de tecidos e frutas das plantas, mas também equipam ninhos. Jardineiros encontram larvas de pragas em todos os lugares: dentro das raízes, nos ovários, nas folhas, nos brotos, nos frutos, etc. Os insetos se reproduzem ativamente e, como resultado, empobrecem as flores e os arbustos ornamentais. As folhas desbotam, enrolam, enrolam.
Como lidar com pragas:
- Os ácaros destroem os acaricidas.
- Insetos sugadores e roedores - inseticidas: Fitoverm, Actellik, etc. ou uma decocção de absinto com sabão.
- Armadilhas de cola para borboletas.
- Uma flor de uma panela com minhocas e larvas de portadores - transplantadas para uma terra saudável.
Vírus e fungos
As folhas são violadas por infecções virais: mosaico de pepino, verticilose, murcha de fusarium. O problema é que os próprios vírus não podem ser vistos - a infecção penetra nas células da planta. A infecção por vírus ocorre durante a estação de crescimento. Os insetos bebem suco e espalham a infecção. Ferramentas de jardim mal elaboradas também podem se tornar uma fonte da doença. O resultado são folhas murchas e retorcidas que secam e caem.
As doenças fúngicas e os arbustos ornamentais também são enrolados por doenças fúngicas: botritiose, oídio, etc.
Plantas infectadas com vírus não podem ser restauradas. Suas raízes são queimadas e jogadas fora. A solução para o problema é a prevenção.
Para combater vírus e fungos, você deve:
- Eliminar insetos nocivos.
- Apare as partes afetadas das flores imediatamente.
- Realize inspeções completas.
- Trate com uma solução antifúngica de Bordeaux líquido a 1%, uma solução de sabão de cobre (20 g de sulfato de cobre, 200 g de sabão, 10 litros de água).
- Use fungicidas para combater a septoria, a ferrugem.
Top vestir
O uso descontrolado de cobertura leva à deformação das folhas e, em seguida, à morte da cultura verde.
O potássio contribui para o acúmulo de nutrientes nas raízes (tubérculos, bulbos). Mas sua overdose destrói tecidos. O nitrogênio tem um efeito positivo no crescimento de flores e arbustos ornamentais. Mas em excesso provoca infecção com oídio. O zinco fornece um bom crescimento. Sua abundância - oprime a planta: as folhas se enrolam, voam ao redor, a cultura acaba sendo atrofiada.
Cada elemento é benéfico e prejudicial ao mesmo tempo.O que fazer:
- Siga rigorosamente as instruções de uso do medicamento.
- Evite desequilíbrio.
- Adubos orgânicos e minerais alternativos.
- Para aumentar a resistência das flores ao oídio, use fertilizantes de silicone e cálcio.
- Durante o período de redução do potássio, pulverize com nitrato de cálcio (1 colher de sopa por 10 litros de água), use o molho foliar de boro (2 g por 10 litros).
Agora você sabe por que as folhas de flores e arbustos ornamentais se enrolam. Além disso, você pode evitar esse fenômeno sem perda.